Cumprindo determinação do Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, quando de sua visita ao Estado em 26 de janeiro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Regional de Santa Catarina, definiu com as empresas contratadas para a execução da obra de duplicação os trechos prioritários para aplicação dos recursos disponibilizados na LOA 2017, da ordem de R$ 116 milhões.
O superintendente regional substituto, Ronaldo Carioni Barbosa, fiscalizou neste mês as obras e na última semana esteve em Brasília quando o Ministro reiterou o objetivo de agilizar os gargalos. Com isso, a determinação é para que no lote 1 de responsabilidade do Consórcio Azza-Soggel/Prosul sejam concentrados esforços no trecho de 7 km do Porto de Navegantes a BR-101.
No lote 2 do consórcio Ivaí/Sotepa o ritmo das obras é intenso e o objetivo é finalizar cerca de 8 km em segmento contínuo na região de Gaspar, entre os km 36 e 44,87, e mais 4 km segmentados, totalizando 12 km de um total de 26 km, até o final de 2018.
Neste lote as empresas iniciaram esta semana a imprimar cerca de 6 segmentos espaçados. Esta etapa antecede a colocação da camada asfáltica prevista para o próximo mês de março.
Com relação aos lotes 3 e 4, ainda segundo a Superintendência Regional do Dnit/SC, o objetivo é juntamente com o Fórum Parlamentar Catarinense assegurar recursos para que novos mutirões de desapropriações de áreas sejam realizados este ano, tornando possível a abertura de frentes de obras.
No lote 3 a prioridade é o trecho entre o km 49,800 e o km 51,200, viaduto da Mafisa, e do km 57 ao 57,880, viaduto Baderfurt, acesso a Pomerode. Já no lote 4, será atacado o segmento entre o km 57,78 e o 59.
Fonte: Núcleo de Comunicação Dnit/SC