Motoristas da empresa Expresso São Miguel, na modalidade caminhão e carreta e da empresa Dalamar Turismo, na modalidade ônibus, foram os primeiros a concluírem o curso piloto de aperfeiçoamento de motoristas com o uso do simulador de direção no SEST SENAT de Chapecó. O curso de condução antecipatória (segura e econômica), com carga horária de 28 horas/ aula, ocorreu entre 09 de janeiro e 09 de fevereiro.
Inaugurado no dia 13 de dezembro passado, o simulador de direção é uma estratégia do SEST SENAT para viabilizar o treinamento de motoristas profissionais por meio da prática de direção simulada.
O simulador de direção é um equipamento usado para capacitar motoristas de caminhão, carreta e ônibus. O instrumento, além de promover a proteção profissional, reduz consideravelmente os custos dos transportadores e impactos ambientais. No simulador os motoristas vivenciam situações de risco por meio da tecnologia. A infraestrutura utiliza recursos de alto padrão tecnológico e didático, com sistema de som e imagens.
Segundo a diretora do SEST SENAT Chapecó, Geila Beck, a formação é oferecida mensalmente aos trabalhadores e empresários do setor, de forma gratuita. Através da proposta pedagógica, são ofertados 05 cursos: condução antecipatória (Segura e Econômica); condução em situações de risco; tecnologias embarcadas no Veículo; transporte de Passageiros (caso de ônibus) e cargas especiais (caso de caminhão); e manobra do veículo.
Geila parabenizou a iniciativa das empresas Expresso São Miguel e Dalamar Turismo por serem pilotos no projeto, e se colocou à disposição para ampliar o trabalho com as demais empresas do setor. “Os empresários que desejarem saber mais sobre o projeto, poderão solicitar uma visita através do fone (49) 3319-6111 ou ainda, visitar a Unidade do SEST SENAT para conhecer in loco as instalações do simulador de direção”, disse.