SETCOM reúne empresários para debater atual situação do TRC

  1. Início
  2. Notícias
  3. SETCOM reúne empresários para debater atual situação do TRC

SETCOM reúne empresários para debater atual situação do TRC

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste e Meio Oeste Catarinense (SETCOM) organizou na manhã do último sábado, 21, no Hotel Icaropê, em Concórdia (SC), um encontro de empresários do setor de transporte da região oeste de Santa Catarina. Como assuntos principais destacaram-se as ações que as entidades irão efetuar nos próximos dias referente ao atual cenário de reajuste do preço do óleo diesel e o reajuste das tarifas de fretes junto aos embarcadores.

O encontro foi liderado pelo presidente do SETCOM, Ederson Vendrame, e pelo vice-presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Dagnor Schneider. O vice-presidente do SETCOM e vice-presidente regional da Fetrancesc, Paulo Simioni, o segundo vice-presidente do SETCOM, Tarcísio Vizzotto, membros da diretoria do sindicato e o presidente do SITRAN de Chapecó Deneraci Perin, também participaram da reunião.

Vendrame apresentou a dificuldade que a entidade tem em organizar o segmento para um reajuste de fretes junto às agroindústrias: “Somente unidos; pequenos, médios e grandes transportadores vamos conseguir questionar as atuais tarifas de fretes e não somente aceitar as decisões dos embarcadores, temos que pensar num reajuste coletivo”, disse.

O vice-presidente da Fetrancesc apresentou um estudo efetuado pela Coopercarga, CONLOG e SETCOM que irá atualizar um comparativo dos valores de Óleo Diesel x Preço Petróleo x Preço Gasolina dos últimos anos. Ainda, foi debatido o projeto de lei 528/2015 que trata da tabela de frete mínimo que está sendo amplamente debatido principalmente pelo segmento Autônomo de Transporte de Cargas junto ao governo federal.

Após o encontro ficaram definidas algumas ações, veja abaixo:

Diesel: O SETCOM em conjunto com a Fetrancesc irá atualizar dados estatísticos e montar um estudo a ser apresentado e amplamente debatido com deputados, governo federal e representantes nacionais do transporte; buscando agenda junto a Petrobrás, com o intuito de diminuir significativamente os valores cobrados pelo óleo diesel;

Tarifa de Frete: O Sindicato irá segmentar junto às empresas associados por ramo de atuação de transporte, apresentar índices de defasagens nacionais e sugerir planilhas de custos, fortalecer a relação com as demais entidades, sindicatos SC, PR e RS, buscando união e em grupo levar até os embarcadores os percentuais de reajuste necessários para o setor.

Ainda, junto à Fetrancesc o SETCOM buscará reunir os maiores embarcadores via SINDICARNES (representante das agroindústrias) para debater atual cenário econômico e a histórica defasagem dos fretes.

Tabela Mínima de Frete: Os associados presentes foram unânimes em apoiar o projeto de Lei 528/2015 desde que se altere a redação, incluindo benefícios para as empresas de transporte e um valor adequado como mínimo a ser praticado pelos empresários do setor.

Compartilhe este post