Santa Catarina inicia os treinamentos de Legislação Aplicada ao Transporte Agrícola

Santa Catarina inicia os treinamentos de Legislação Aplicada ao Transporte Agrícola

Santa Catarina inicia os treinamentos de Legislação Aplicada ao Transporte Agrícola

Nesta segunda-feira, 7, terão início em todas as regiões de Santa Catarina os treinamentos de Legislação Aplicada ao Transporte Agrícola. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar, Fetrancesc e SEST SENAT, com o apoio dos Sindicatos Rurais, representa um grande avanço para o setor produtivo.

Com carga horária de 4 horas/aula, os treinamentos visam capacitar produtores rurais sobre a legislação vigente, o que contribui para aumentar a segurança nas estradas, prevenindo acidentes e infrações e promovendo a profissionalização do setor.

“Reforçamos o convite aos produtores que utilizam as rodovias para o transporte de máquinas e equipamentos agrícolas para que aproveitem essa oportunidade, que está sendo oferecida gratuitamente em todas as regiões do Estado”, destaca o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.

O dirigente ressalta ainda que a iniciativa é fruto de uma discussão iniciada em julho do ano passado, quando o deputado Altair Silva, presidente da Comissão de Agricultura da Alesc, abordou a questão do trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias catarinenses durante uma das reuniões do Cofem.

O presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, destaca que a parceria reforça o compromisso da entidade com a segurança e a qualificação no transporte.

“Este convênio representa um grande avanço para o setor produtivo catarinense. A capacitação não apenas garante mais segurança nas estradas, mas também contribui para a profissionalização do setor”, afirma.

A diretora de unidade do SEST SENAT de Florianópolis, Patrícia Ferreira, também comenta sobre a importância da qualificação dos produtores rurais para garantir que operem suas máquinas agrícolas de maneira segura e dentro da legislação vigente.

“Essa parceria visa capacitar mais de 2.000 produtores rurais, em 202 turmas, de 90 municípios de todo o estado. O objetivo é garantir que esses trabalhadores tenham pleno conhecimento da legislação específica do setor agrícola no transporte”.

Fonte e foto: Sistema Faesc/Senar

Compartilhe este post