Na manhã desta segunda-feira, 7, por volta das 5h20, a concessionária Arteris Litoral Sul liberou as pistas da BR-101 no km 233, na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça. A rodovia havia sido totalmente interditada após o tombamento e a explosão de um caminhão-tanque carregado com etanol, no início da tarde de domingo, 6. O incêndio atingiu mais de 24 veículos e deixou cinco pessoas feridas.
De acordo com a Arteris, o acidente ocorreu na pista Sul, sentido Porto Alegre, e provocou longas filas nos dois sentidos da rodovia. A interdição completa do trecho durou mais de 15 horas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a demora na liberação se deveu à presença de material inflamável no local, o que exigiu cuidados adicionais para garantir a segurança da operação.
O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Dagnor Schneider, comentou que é preciso apurar se houve problema técnico ou falha humana. Ele ainda destacou os perigos de circular naquele trecho da rodovia e a falta de terceiras faixas e acostamentos que permitam a rápida liberação da pista. “Santa Catarina para, e não temos rotas alternativas apropriadas. Outro problema é a alta ocupação de veículos por quilômetro. Por exemplo, nosso estado tem mais de 880 veículos por quilômetro pavimentado enquanto o vizinho Paraná tem cerca de 440 por quilômetro. Nossas rodovias estão saturadas, o que aumenta os riscos e a segurança de todos”, disse.
Ele também apontou para o grande do tráfego de veículos pesados, principalmente com produtos perigosos como combustíveis. “Temos cada vez mais caminhões movimentando combustíveis, seja etanol, diesel, gasolina ou biodiesel. Este trânsito, em uma malha pequena, é um grande problema”, afirmou.
Vídeo: reprodução Arteris
Soluções urgentes
A tragédia de domingo evidencia, mais uma vez, a necessidade urgente de soluções estruturais e operacionais para a BR-101. A Fetrancesc, em alinhamento com o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem), defende que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inclua a construção do Túnel do Morro dos Cavalos na concessão da CCR ViaCosteira, no trecho Sul da BR-101, durante a revisão quinquenal prevista para 2025.
Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação
Histórico de acidentes no Morro dos Cavalos
Este não é um caso isolado. O Morro dos Cavalos já foi palco de diversas interdições ao longo dos últimos anos. Em 2024, deslizamentos deixaram o trecho bloqueado por quase 48 horas. No início do ano, uma sequência de ocorrências causou transtornos significativos para motoristas e prejuízos ao setor de transporte rodoviário de cargas.
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Fonte: Fetrancesc