Florianópolis, 9.11.16 – A aproximação comercial com países latino-americanos é fundamental para o setor produtivo catarinense, defende o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli. “O alinhamento entre o Estado e países vizinhos é uma oportunidade para aquecer negociações que privilegiarão o Transporte Rodoviário de Cargas”, disse durante o lançamento da Câmara Empresarial de Comércio Argentina-SC nesta segunda-feira, 7 de novembro, em Florianópolis.
A nova fase de negócios bilaterais entre o Estado e o País vizinho foi formalizada durante cerimônia promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/SC). O acordo foi assinado pelo presidente da entidade, Bruno Breithaupt, o embaixador da República Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Magariñas, e o cônsul da República Argentina em SC, Gustavo Ricardo Coppa.
O órgão atuará na cooperação comercial, educacional e turística entre as duas economias, fomentando novos negócios e ampliando parcerias, além de ser uma plataforma de networking das empresas, câmaras setoriais, entidades empresariais e governo. Para impulsionar o desenvolvimento das pequenas e médias empresas no mercado internacional, a Câmara também fará a articulação na importação/exportação, com base de dados de empresas interessadas, informações estatísticas e indicadores econômicos, visto que a Argentina é um dos principais destinos dos produtos catarinenses e o estado é um grande comprador do país vizinho.
“Com a implantação da Câmara na Capital, a terceira no Brasil, vamos potencializar as oportunidades de abrir mercados e atrair investimentos”, pontuou Breithaupt.
Segundo Coppa, que intermediou a criação da Câmara, a integração econômica e o intercâmbio de informações serão peças-chaves da nova parceria. “As promissoras perspectivas na Argentina e em Santa Catarina são fruto do relacionamento comercial e da amizade entre os dois países, assim como a evolução nos campos institucional, político, comercial, turístico e cultural”, comentou.
Rabaiolli vê boas perspectivas com este acordo, o que gerará “fortalecimento das produções comerciais e turísticas no nosso estado, fortalecem o nosso setor, que é qualificado e busca movimentar a nossa economia”.
Entre as ações previstas para o próximo ano está o fortalecimento das relações governamentais, com produção legislativa que impulsione a relação bilateral; criação de Fórum Setoriais para discutir competitividade, oportunidades e propostas; organização de seminários sobre conjuntura e tendências dos negócios; pesquisas de mercado, que poderão balizar a tomada de decisão; missões empresariais e visitas de delegações.
Fonte: Assessoria de Imprensa Fetrancesc
Com informações: Portal Fecomércio/SC