Blumenau, 28.9.16 – Diversas atividades marcaram a Semana Nacional do Trânsito em Blumenau. O Circuito SEST SENAT, realizado nos terminais de ônibus da cidade, foi uma delas. O objetivo da atividade foi de conscientizar os motoristas e cobradores da empresa Piracicabana para o cuidado que devem ter nas suas atividades, bem como receberam dicas para o atendimento de qualidade, sobretudo dos passageiros com limitações físicas.
Foram duas edições do Circuito ao longo da programação, ambas das 8h às 17 horas. A primeira foi no dia 19 de setembro, no Terminal do Aterro, enquanto a segunda foi no dia 23, no Terminal da Fonte.
Outra proposta da ação foi dar a oportunidade aos trabalhadores do transporte coletivo de “vivenciar as dificuldades enfrentadas por alguns passageiros”, explicou a coordenadora do SEST, Araci Cristina de Carvalho. “Ações como estas são importantes porque oferecem aos profissionais um momento diferente, em que podem pensar e vivenciar as situações do cotidiano, além de identificarem métodos para qualificar ainda mais o atendimento”, acrescentou.
O SEST SENAT Blumenau também promoveu um debate sobre Acidentalidade no Trânsito, em parceria com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Instituto Geral de Perícias (IGP) e Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb). O evento aconteceu na noite do dia 19 de setembro, no auditório da Escola Técnica Sistema Único de Saúde de Blumenau (ETSUS). A elaboração de um plano de ação para a educação e prevenção de acidentes de trânsito, além do fomento para a mudança comportamental, foram os assuntos levantados no debate.
No dia seguinte, 20 de setembro, houve uma Blitz Educativa entre às 9h e às 11 horas, no Posto da PMRv de Itoupava Central. A iniciativa foi conduzida pelos alunos da Escola Básica Municipal Duque de Caxias e promoveu a abordagem de aproximadamente 250 condutores.
A quantidade de participantes do último evento representou aproximadamente 35% do total de toda a programação, somada em 700 pessoas, de acordo com Araci. Isso foi o que proporcionou o trabalho de envio de “informação das questões relacionadas à segurança e prevenção no trânsito”, avaliou o coordenador do SENAT Blumenau, Sérgio Trindade.
Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT