Concórdia, 27.9.16 – Mais de cinquenta pessoas fizeram exames oftalmológicos oferecidos pelo SEST SENAT Concórdia na segunda-feira, 19 de setembro, durante uma Blitz Educativa da Semana Nacional do Trânsito. A ação aconteceu no Posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Iporã do Oeste e contou com a participação de funcionários do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste e Meio-Oeste Catarinense (Setcom) e do técnico do Programa Despoluir, Rafael Walter.
O balanço das avaliações apontou que a maioria deles tiveram resultados considerados dentro do normal, sem alterações exorbitantes. Uma minoria que apresentou descoberta de deficiência visual ou alterações no grau de visão foram conduzidos a um especialista, explicou a colaboradora do SEST SENAT Concórdia, Morgana Hungaro.
Durante a blitz, os caminhões que passaram pelo local fizeram aferições da fumaça emitida pelo veículo. De acordo com Rafael, das 21 análises, apenas duas foram reprovadas. “Eles foram orientados a procurarem por uma oficina mecânica e fazerem os reparos cabíveis”, explicou. Os aprovados no teste, por sua vez, receberam certificado e selo do Programa Despoluir.
O evento teve o propósito de conscientizar o cidadão, sobretudo o motorista, sobre suas responsabilidades no trânsito. As atividades foram voltadas a todos os integrantes do trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores. “Cada um é responsável por suas atitudes no dia-a-dia no trânsito e pode fazer a diferença”, avaliou Morgana.
Conscientizar as crianças – O encerramento da Semana Nacional do Trânsito em Concórdia teve uma atividade organizada especialmente para as crianças. Em parceria com a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), Prefeitura, Erva Mate Simioni e LEO Clube Vila São Miguel Renovação, o SEST SENAT realizou uma tarde diferenciada aos moradores da cidade. Teve cama elástica, pula-pula, escorredor inflável, pipoca, chimarrão e brindes. As crianças puderam, ainda, brincar na mini cidade, com motocas e patinetes. Com a experiência, aprenderam regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e interagiram com placas, semáforos e faixas de pedestres.
Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT