Joinville, 27.9.16 – Uma das preocupações da Aceville Transportes, além de conduzir cargas até o destino final com segurança, é o comprometimento com o meio ambiente. Por isso, o técnico do Programa Despoluir, Fábio Costa, visita a sede da empresa e suas filiais e afere a fumaça emitida pelos veículos que compõem a sua frota. Ao submete-los à avaliação, além de cuidar da qualidade do ar, a empresa reduz custos com a manutenção, disse o coordenador de frota da empresa, Paulo Cesar Schmidlin.
O último sábado, dia 24 de setembro, foi uma destas datas especiais para o cuidado dos veículos da Aceville. Costa avaliou a fumaça de todos os caminhões da sede, em Joinville. A atividade foi acompanhada por Schmidlin e pelo assistente comercial da empresa, Willy Aranha, que filmou o procedimento para mostrar aos colaboradores e clientes.
O resultado das aferições foi o de uma empresa ambientalmente responsável: todos os veículos foram aprovados na avaliação e receberam o selo do Despoluir. “Esse resultado se dá pela preocupação de controlar a emissão de poluentes”, avaliou o técnico.
“Todas as empresas, não apenas do ramo de transporte, mas as que tenham veículos, deveriam se preocupar com isso. É um diferencial que temos ao nos relacionarmos com o cliente e conquistar novos”, disse Schmidlin ao pontuar alguns dos aspectos positivos de aferir a fumaça emitida pelos caminhões da empresa regularmente.
Realizar aferições constantes da frota, garantiu o coordenador, “é dizer que não há problemas com motor e injeção, por exemplo”. A prática promove, ainda, um controle dos funcionários com os veículos com os quais trabalham, pois eles precisam estar atentos à mecânica e elétrica para assegurar, bem como a necessidade de manutenção.
Os veículos, segundo o proprietário da Aceville e presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, precisam estar em dia em todos os aspectos e “a natureza agradece se emitirem fumaças com o menor índice de poluentes”.
A preocupação da empresa com o meio ambiente foi evidenciada em 2011 com a entrega do Prêmio Melhor Ar, da Fetrancesc, cujo requisito estava relacionado à emissão de poluentes pela frota. Condição que interfere diretamente no cotidiano de trabalho e vida do indivíduo, avaliou Rabaiolli. “Nós precisamos viver em ambientes saudáveis, da mesma forma que o veículo deve estar em boas condições para fazer uma viagem segura. Cuidar do meio ambiente é mais do que uma obrigação nossa. É fundamental para que mantenhamos a saúde equilibrada, o que reflete na realização de atividades profissionais”, destacou o empresário.
Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/Despoluir