Florianópolis, 22.9.16 – A falta de financiamento de longo prazo pode comprometer algumas rodovias leiloadas no Programa de Investimentos em Logística (PIL), segundo informou o diretor técnico da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Flávio Freitas.
Uma concessão importante arrematada pelo grupo Odebrecht, por exemplo, a da rodovia BR-163, em Mato Grosso, realizou até mais investimentos do que o previsto no contrato.
Porém, a falta do financiamento de longo prazo já ameaça a execução da meta deste ano, segundo informou a concessionária Rota do Oeste.
As concessões rodoviárias também foram afetadas pela retração econômica. Hoje, o fluxo de veículos está aproximadamente 20% abaixo do previsto durante os leilões do governo federal. Outro fator inesperado foi o reajuste de 87% no preço do asfalto de novembro de 2014 até agora.
Os custos das obras de duplicação ficaram acima do previsto, também, pela demora no licenciamento ambiental. Para não atrasar as obras, o governo acelerou a autorização para duplicar os trechos onde reconhecidamente não haveria impacto ambiental.
Mas, com isso, as obras são feitas de forma fracionada, o que as torna mais caras.
Há um grupo de concessões do governo Dilma que vai bem. O grupo Inframerica, que administra os aeroportos de Brasília e Natal, informa que realizou investimentos de R$ 2 bilhões nos dois terminais e, em ambos os casos, concluiu as obras antes do previsto.
A GRU Airport, do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, informa que realizou todas as obras previstas dentro dos prazos estabelecidos. A concessionária, porém, discute há dois anos o reequilíbrio econômico-financeiro de seu contrato, por causa de obras não realizadas pelo governo. (Fonte: Exame)
TCU fará varredura em concessões de rodovias
A sucessão de indícios de irregularidades graves encontrados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em aditivos de contrato e obras das concessões de rodovias levou a corte à decisão de promover uma varredura em todas as estradas repassadas para a iniciativa privada.
O objetivo dessa nova auditoria, conforme apurou o jornal O Estado de S. Paulo, é passar um pente-fino em cada um dos contratos para verificar a qualidade dos serviços prestados, a realização de obras obrigatórias, as autorizações de aumento tarifas e os custos de projetos para os cofres públicos, entre outros assuntos.
Na segunda-feira, 19, a Justiça Federal bloqueou os bens da Concer, concessionária que administra um trecho da rodovia BR-040, no Rio, por suspeita de superfaturamento nas obras. A medida travou os patrimônios do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, e demais gestores da agência.
O ex-ministro dos Transportes César Borges, que hoje preside a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), também teve seus bens bloqueados pela decisão judicial.
As concessões de rodovias federais fiscalizadas pela ANTT envolvem atualmente uma malha que soma 9.969 km de estradas.
A agência administra 21 concessões, sendo seis contratadas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1994 e 1997; oito na gestão de Lula, entre 2008 e 2009, e sete no governo Dilma Rousseff, entre 2013 e 2014.
As primeiras concessões de rodovias, feitas em 1996, tinham prazo de 25 anos e começam a vencer em 2021. Estão nessa situação os contratos da Concer, da CCR Nova Dutra, empresa que atua na BR-116 entre São Paulo e Rio, e da Concessionária Rio-Teresópolis (CRT), que também opera entre a BR-116 e a BR-040. O governo já manifestou intenção de manter essas empresas à frente das concessões.
Por meio de nota, Borges disse que “as questões serão esclarecidas, já que todos os procedimentos foram devidamente seguidos”. Borges disse que “em nenhum momento autorizou a realização de obras sem dotação orçamentária”.
A ANTT voltou a declarar que ainda não foi comunicada sobre a decisão judicial e que realiza seus trabalhos respeitando os princípios éticos da administração pública. A Concer não respondeu. (Fonte: Estadão Conteúdo / Extraído do Portal ABTC)
Dia sem carro movimenta cidades de SC
A jornada mundial “Na cidade sem meu carro” começou em 1997 na França e chegou ao Brasil em 2001 pelo Instituto Ruaviva. Neste ano, a Jornada Brasileira completa 16 anos e levanta discussões para propor novos modelos de mobilidade sustentável, reduzir o uso de veículo motorizado individual e dar mais espaço ao transporte público. Em Florianópolis, as ações de conscientização e educação do Dia Mundial Sem Carro se concentram no Centro, a partir das 10h com programação da prefeitura e ONGs em defesa de um trânsito humanizado.
Mudanças no trânsito do entorno da Praça XV serão feitas a partir das 6h. A Rua Arcipreste Paiva, no trecho entre a Tenente Silveira e Avenida Paulo Fontes, estará com o fluxo interrompido para carros e privilegiará faixas exclusivas para transporte público coletivo, escolar, táxi, bicicletas e pedestres. Com o semáforo desligado, a Guarda Municipal de Florianópolis também vai incentivar a educação dos motoristas permitindo a travessia dos pedestres apenas por meio de um aceno de mão.
No local também haverá ações educativas com a distribuição de cartilhas do ciclista e verificação da pressão arterial, orientações sobre caminhar de forma saudável e programas de atividades físicas. A Rede Vida no Trânsito também participa para conversar com motoristas e pedestres sobre bebidas e excesso de velocidade.
Além das atividades na Praça XV, a ONG Ritmos das Cidades, a Rede Vida no Trânsito, junto com o Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC, estarão próximo ao terminal de ônibus da Trindade (Titri). O grupo falará com motoristas sobre a mobilidade das bicicletas e entregará três documentos de referências a respeito da mobilidade e urbana e acessibilidade aos candidatos à prefeito de 2016.
Programação pelo estado
Florianópolis
l Abordagem educativa dos motoristas: a partir das 10h, no entorno do Titri
l Passeio ciclístico em prol da criação do Anel Cicloviário, às 16h, na Avenida Beira-Mar Norte. Informações: 3233-6415
l Pedalada do Dia Mundial sem Carro: saída às 19h da pista de skate da Trindade (Av. Professor Henrique da Silva Fontes)
l Durante todo o dia a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana promoverá viagens extras no transporte coletivo de Florianópolis
Chapecó
l Toda a semana tem programação especial do trânsito, com atividades em escolas, com palestras, simulações com bombeiros e Polícia Militar. Hoje à tarde terá instrução para motociclistas no Aeroporto de Chapecó.
l No centro da cidade, na Praça Coronel Bertaso, também vai ter o ônibus do Sest/Senat, uma encenação pra conscientizar sobre álcool e direção
Blumenau
l Em Blumenau, o destaque é a Caminhada Noturna Parque São Francisco. A ação gratuita começa às 19h30min e o passeio será guiado por educadores ambientais. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (47) 3381-6199, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, e serão limitadas a 60 pessoas. (Fonte: Diário Catarinense)
Detalhes
Em visita à região Sul, o assessor da presidência para assuntos institucionais da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, esteve reunido com representantes do governo do Estado, prefeitura de Jaguaruna, Câmara de Vereadores, Associação Empresarial de Tubarão e da empresa RDL, administradora do Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna. No local, técnicos da Azul conheceram de perto a estrutura, que consideraram satisfatória. Com isso, crescem as expectativas para o início das operações de voos, agendado para começar em menos de dois meses. Assim, somado aos voos da TAM, a região passa a contar com três voos diários para São Paulo. As passagens deverão ser colocadas à venda nos próximos dias pela empresa. A partir de novembro, o aeroporto contará com voos diários comerciais da Azul, às 6h20min e às 14h30min. (Fonte: Diário Catarinense – Ricardo Dias)
Setor de serviços cresce cerca de 18% no Estado em 2014
O total de riqueza gerado pelo setor de serviços em Santa Catarina cresceu 18,5% em 2014, segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), feita pelo órgão com base nos anos anteriores. Os números divulgados ontem mostram que em 2014 as empresas do setor movimentaram R$ 55,9 bilhões no Estado.
O estudo que auxilia o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina também busca compreender o comportamento do mercado formal sob a ótica da oferta de serviços não financeiros. Em 2014, foram 60,9 mil pessoas empregadas no setor – o que representou R$ 10,7 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações. Já em relação ao número de pessoas ocupadas, houve um aumento de 7%. O estudo mostrou ainda que o segmento concentrou 76.095 empresas naquele ano.
Os dados de Santa Catarina mostram que o setor continua crescendo em relação aos anos anteriores. Em 2013, o valor gerado pelas empresas do segmento foi de R$ 47,2 bilhões – crescimento de 14% referente a 2012, quando os valores alcançaram R$ 41,8 bilhões.
A análise do IBGE mostrou ainda que o segmento que mais participou da receita no Estado foi o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio – com 34,3%. Já os serviços ligados aos setores de informação e comunicação movimentaram 22,4% dos recursos.
Ao relacionar os dados do ano anterior, o segmento que registrou maior crescimento em 2014 foi o de atividades imobiliárias – 36,1%.
Entre as atividades, as de ensino continuado apresentaram crescimento de receita de 55,4%. Já os dados referentes aos segmentos culturais, recreativos e esportivos apresentaram um crescimento de pessoal de 23% em relação a 2013. (Fonte: Diário Catarinense – Caroline Borges)
Petrobras nega reajustes nos preços de combustíveis no país
O presidente da Petrobras, Pedro Parente, frisou ontem que a companhia não tomou qualquer decisão com relação a mudanças nos preços dos combustíveis no país. Ele respondeu a informações divulgadas na terça-feira sobre redução no preço da gasolina até o final do ano, quando a companhia divulgaria sua nova política sobre o tema.
– Não há decisão tomada, estamos definindo exatamente qual será a nossa política – afirmou Parente, em rápida entrevista após apresentação do plano de negócios da estatal para o período de 2017 a 2021 na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.
O executivo não quis dar um prazo para a divulgação da nova política de preços, que irá considerar as cotações internacionais dos combustíveis e a fatia de mercado da empresa no país. Parente afirmou que o modelo permitirá a flutuação dos preços. Ele destacou que toda companhia tem sua “margem”.
– A ação da empresa, quando essa política estiver aprovada, tanto pode definir reduções quanto aumentos. Essa é a informação relevante: que não é só numa direção que isso tem de funcionar – disse o executivo.
Atualmente, o preço da gasolina está 20% acima das cotações internacionais, segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE). No caso do diesel, a diferença é de 40%. É uma forma de a companhia recuperar o caixa. Durante a maior parte do governo Dilma Rousseff, ocorreu o inverso.
Diversos fatores no cálculo da empresa – É no mercado de diesel que a estatal vem sofrendo maior concorrência, com importações do combustível por parte de empresas privadas. Por outro lado, esse produto é também responsável por grande fatia da atual receita.
Questionado se o plano estratégico considera a manutenção dos preços em patamares mais altos do que no mercado internacional, Parente respondeu que a empresa “tem de levar em conta vários fatores”.
– Sem dúvida nenhuma, a receita é um fator, mas não é o único. Tem também o market share. A combinação desses fatores é que instrumentaliza um processo de decisão que, como disse, será informado quando estiver maduro – detalhou o executivo.
Também entram no cálculo a margem de lucro da estatal.
O diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, Jorge Celestino, disse que as análises de preços ocorrem semanalmente e que, nesta semana, o consenso foi pela manutenção. A independência em definir seus preços, sem ingerência política, foi tratada na terça-feira pela diretoria ao apresentar o plano de negócios para os próximos cinco anos. (Fonte: Diário Catarinense)