Lages, 13.9.16 – O SEST SENAT Lages, em parceria com o SBT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), desenvolveu diversas ações ao longo do mês de agosto para conscientizar motoristas sobre os riscos de associar o uso de álcool e drogas à condução de veículos. Com o tema “A vida nas estradas não é fácil, mas precisa ser vida”, a iniciativa foi alusiva à Campanha de Mobilização ao Combate do Uso de Álcool e Drogas nas Estradas. Houve palestras, distribuição de material informativo em blitz, ações durante as aulas dos cursos que são oferecidos pelo SEST SENAT, veiculação de mensagens na internet, em rádios e jornais locais, entre outras atividades.
Todas as atividades da programação, segundo o gerente do SEST SENAT Lages, Renato Macedo, tiveram o propósito de desestimular o uso de substâncias que comprometam a condução segura de veículos. “A ingestão (de álcool e drogas) reduz a capacidade de percepção, os reflexos, a coordenação motora e a habilidade de controlar o automóvel”, destacou.
A programação foi aberta com uma palestra no dia 2 de agosto, ministrada pela instrutora e psicóloga da Unidade, Rosangela Matos, e o psicólogo, Alex Amaral, para 169 motoristas e demais funcionários da Transportadora de Cargas Zappellini. O mesmo assunto foi abordado em outras palestras nas sedes da empresa Reunidas em Curitibanos, no dia 3, e em Lages, no dia 10, além da Transportadora Binotto, também no dia 10.
Também houve, no dia 2, uma palestra sobre saúde bucal, com o dentista Marcio Arruda Ramos, e atividades voltadas à saúde, com exames rápidos, para os funcionários da Transportadora de Bebidas Incobel. A programação teve, ainda, palestra, no dia 11, no Colégio Industrial de Lages e, no dia 19, na empresa Florestal Gateados, em Campo Belo do Sul.
A campanha do SEST SENAT Lages também compreendeu operações conjuntas com a PRF, por meio da fiscalização e de orientações na BR 116 em Vacas Gordas e na BR 282 em Índios. Nas ações, os motoristas receberam flyers da campanha do SEST SENAT e do SBT “Todos contra o alcoolismo”. Durante a abordagem, os motoristas foram submetidos ao teste do etilômetro e orientados sobre os riscos de consumir álcool e drogas ao dirigir. E assistiram a sessões de cinema no caminhão da PRF, com vídeos de acidentes trágicos relacionados à utilização de drogas licitas e ilícitas na condução de veículos.
O motorista de caminhão Artur Soares, que transporta produtos perigosos de Florianópolis a Porto Alegre, foi um dos que participaram da atividade. Disse que sempre se deparou com a fiscalização, o que considera muito importante para garantir a segurança nas rodovias, porém nunca havia participado de uma blitz com o foco na conscientização. Além dele, mais de 700 pessoas e 217 veículos, entre os de grande a pequeno porte, participaram das atividades.
Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT