Durante o 19º Encontro Anual do Programa Na Mão Certa, promovido pela Childhood Brasil em São Paulo (SP), na terça-feira, 25, a unidade de Lages do SEST SENAT foi uma das reconhecidas por suas ações no âmbito do Projeto Proteção, iniciativa de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Além de Lages, outras cinco unidades do Brasil também se destacaram.
A cerimônia reconheceu unidades do SEST SENAT que se destacaram por ações inovadoras e pela capacidade de mobilizar públicos estratégicos para o fortalecimento do Projeto Proteção. Entre as unidades que atuam desde 2024, foram homenageadas como Guardiãs: Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE) e Barra Mansa (RJ). Já as unidades que ingressaram no Projeto em 2025 receberam o título de Sentinelas: Lages (SC), Nova Friburgo (RJ) e São José do Rio Preto (SP). Esse reconhecimento público evidencia o compromisso institucional com a proteção da infância e adolescência, reforçando que a prevenção exige extensão e consistência no tempo.

“Receber este prêmio significou muito mais do que um reconhecimento aos profissionais envolvidos. Ele reafirma o nosso propósito de contribuir para a proteção de crianças e adolescentes e fortalecer a luta contra a violência sexual. Este projeto nos orgulha, porque cada ação, cada parceria e cada resultado representam vidas preservadas e futuros protegidos. Este reconhecimento é de todos que acreditam que combater essa violência é urgente, necessário e inegociável”, contou a diretora do SEST SENAT Lages, Aline Dallazem.
Foto: Divulgação
A analista da Gerência Executiva de Promoção Social do SEST SENAT, Raíssa Osório, que representou a Instituição no evento, destacou a importância do trabalho em conjunto para o sucesso do Projeto.
“Nada do que fazemos se sustenta sozinho. O impacto que buscamos só se realiza quando trabalhamos de forma integrada com empresas, gestores públicos, órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, trabalhadores do transporte e comunidades inteiras”, ressaltou.
O destaque às seis unidades reforça que o enfrentamento à exploração sexual infantil exige articulação permanente entre instituições, transportadores e sociedade. Ao reconhecer tanto unidades experientes quanto recém-ingressantes, o encontro evidencia a importância de expandir a rede e manter a continuidade das ações em todo o país.
O SEST SENAT foi representado também pela gerente de Relacionamento Corporativo, Jamile Antunes, e pela supervisora do Conselho Regional do SEST SENAT do Rio de Janeiro, Marli Piay.
Como o Proteção atua?
O Proteção é um projeto desenvolvido pelo SEST SENAT em parceria com a Childhood Brasil que promove o direito das crianças e dos adolescentes em todo o país. O Projeto visa conscientizar e sensibilizar os trabalhadores do setor de transporte e toda a sociedade sobre a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual, passando a atuar como agentes de proteção em todo o Brasil, por meio de:
- capacitação temática de profissionais nas unidades operacionais;
- ações de sensibilização sobre a violência sexual;
- incentivo e orientação para denúncias;
- realização de campanhas, palestras, cinedebates e rodas de conversa.
Denuncie
Em caso de suspeita ou confirmação de violência contra crianças ou adolescentes, procure imediatamente um dos seguintes canais de denúncia:
Polícia Militar: 190
Polícia Rodoviária Federal: 191
Disque Direitos Humanos: 100
Fonte: com informações do SEST SENAT | Fotos: Romero Cruz
