Porto Alegre, 13.7.16 – Um compromisso do transportador com a melhoria da situação econômica do País foi selado durante a abertura da 18ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística, em Porto Alegre/RS, nesta terça-feira, 12 de julho. E com este propósito, o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, pretende dar os primeiros passos de sua gestão frente à entidade.
Um evento muito bem organizado, que oferece alternativas para o aquecimento das vendas dentro do setor de transporte. Assim Rabaiolli definiu a TranspoSul deste ano. Ele acredita que não apenas “deve aquecer as vendas”, como deverá ser “de uma forma benéfica para toda a cadeia do setor de transportes”.
Com as negociações viabilizadas durante a Feira, há a chance de superar as transações comerciais realizadas com a edição do evento em 2015, que registrou o valor de R$ 122 milhões, segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs), Afrânio Kieling.
“Ao vender um caminhão, precisamos pensar, também, no pneu, na parte mecânica e toda a estrutura, que mobiliza diversas áreas produtivas. Além disso, também pensamos nos demais segmentos que são beneficiados por terem mais um veículo para o transporte rodoviário”, ressaltou o presidente da Fetrancesc.
Fortalecimento do sistema jurídico no País – O grande destaque do primeiro dia da TranspoSul foi a palestra para mais de 500 pessoas realizada pelo jurista e ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Ele destacou a importância de manter fortalecido o sistema de Justiça do Brasil. “A estabilidade jurídica é essencial para o desenvolvimento de qualquer nação”, disse. “O cidadão precisa ter consciência de que o Direito, as leis regem toda a nossa vida, desde que nascemos até quando morremos. O desequilíbrio afeta todo o sistema brasileiro: desde as empresas até o cidadão individualmente”, enfatizou ao lembrar do atual cenário político e econômico.
Joaquim Barbosa também comentou mudanças históricas que estão ocorrendo em países vizinhos e no mundo. E lembrou que a educação deveria ser a prioridade, que o país precisa vencer os entraves da desigualdade social e da burocracia.
Mais palestras e debates – Outro destaque da abertura da Feira e Congresso do Transporte Logístico foi o Fórum Instituto Acidente Zero. Foi neste momento em que especialistas de segurança no trânsito, um deles João Pedro Corrêa, falou sobre a preocupação com o tema. “O trânsito se tornou um tema nacional, como não era antigamente. Há 30 anos, os acidentes ficavam limitados às editorias de polícia, porém, com o aumento do debate, a imprensa começou a comprar o tema como uma agenda importante, transformando-a em um assunto presente no cotidiano da sociedade”, explanou Corrêa. O Fórum Instituto Zero Acidente contou, ainda, com os painéis “Evolução do Processo de Habilitação no RS” e “Exame Toxicológico – Tecnologia a Serviço da Segurança no Trânsito”.
O evento – A 18ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística é uma realização do Setcergs. O evento começou na tarde desta terça-feira, 12 de julho, e segue até quinta-feira, 14, no Centro de Convenções da Fiergs, e contará com a realização de outras palestras e discussões acerca do transporte. A solenidade de desenlace da fita foi feita pelo presidente do Setcergs, Afrânio Kieling, e pelo coordenador da Transposul, Marcus Vinicius Couto da Silva, junto com os demais integrantes do Setcergs e representantes de patrocinadores e expositores.
Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc