Parceria entre SEST SENAT Blumenau e Unimed modifica paisagem da Unidade com plantio de mudas de árvores

Parceria entre SEST SENAT Blumenau e Unimed modifica paisagem da Unidade com plantio de mudas de árvores

Blumenau, 6.7.16 – Os mananciais que compõem a paisagem do SEST SENAT Blumenau estão mais alegres e bonitos. A imagem do local começou a mudar depois do dia 15 de junho, quando mudas de árvores nativas foram plantadas pelos alunos da Oficina de Jardinagem, Paisagismo e Educação Ambiental. Atividade que, para a aluna, Isolde Bening, melhora o ambiente hoje e tem reflexos lá na frente, para as gerações futuras.
A aluna ajudou a plantar e cuida das mudas sempre que vai ao SEST SENAT, já que o plantio “também pode atrair espécies de animais que, por sua vez, irão propagar as sementes”. Ela ressaltou, ainda, que “o plantio destas árvores protege os mananciais, melhorando a qualidade da água”.
Só que os benefícios desta iniciativa, aparentemente pequena, são grandes e não fazem bem apenas para a natureza. Os reflexos de atividades de reflorestamento, além de contribuírem para a preservação do meio ambiente, também “melhoram a qualidade de vida”, disse Isolde, uma vez que alegram o dia-a-dia de quem passa pelo local, por exemplo.
Em algum tempo, os espaços da Unidade deixarão de ter mudas e terão árvores de Ipê, Araçá, Aroeira e Palmeira. Todas elas, que estão recebendo cuidados dos alunos de paisagismo, jardinagem e educação ambiental, foram doadas pela empresa Unimed por meio do projeto Inventario Unimed CO2 Blumenau, com o slogan “Crédito de Carbono por uma vida melhor. Esse é nosso plano”.
A ação é monitorada pelo instrutor da Oficina, Paulo Sá, que orienta os alunos sobre o plantio, os cuidados e os benefícios de conservar áreas verdes. Este trabalho “contribui para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida através do consumo consciente”, destacou o instrutor.
As árvores, pontuou Paulo Sá, embelezam o espaço e, também, impedem a erosão do solo, fazem a manutenção da vida silvestre e mantêm o equilíbrio ecológico nas florestas.
A coordenadora do SEST, Araci Cristina Carvalho, faz a mesma defesa do instrutor. Considera, ainda, que a interação entre o SEST SENAT, os alunos e a Unimed, “mesmo que em pequena escala, realiza um papel importante de conscientização e responsabilidade social ambiental”. “Ações como estas demonstram a importância e o engajamento do SEST SENAT em prol do Meio Ambiente”, acrescentou.

O projeto – A proposta do projeto Carbono Unimed surgiu pela necessidade de recuperação dos mananciais que compõem a paisagem do SEST SENAT Blumenau. Por meio da Fundação do Meio Ambiente de Blumenau (Faema), a Unidade soube de iniciativas relacionadas à natureza da empresa Unimed e propôs a parceria. A empresa fez, então, a doação de mil mudas de árvores nativas para o projeto, que serão plantadas na Unidade. Algumas delas foram as distribuídas pela Unidade nesta ação.

Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT

Compartilhe este post