O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) de Santa Catarina deverá investir R$ 60 milhões nos próximos 12 meses na construção de quatro Unidades C: Lages, Concórdia, Joinville e Itajaí.
As obras de Lages iniciaram no dia 8 de junho e hoje começam as de Concórdia. As outras duas, a entrega da ordem de serviços deve ocorrer nos próximos meses. Cada uma terá três módulos, o Desenvolvimento Profissional, Promoção Social e Centro de Eventos, modelo de sustentabilidade e mobilidade.
Com mais esse investimento, nos últimos 11 anos somam R$ 160 milhões aplicados na expansão do número de unidades, passando de cinco estabelecimentos existentes em 2005 para 11 em 2014.
Foram entregues aos trabalhadores do transporte, familiares e comunidade, desde 2007, Unidades B em Criciúma, em Chapecó e em Blumenau, com sete mil metros quadrados de área construída e as Unidades D em Videira, Rio Negrinho, Catanduvas e Três Barras.
A expansão da cobertura do SEST SENAT em Santa Catarina faz parte da plataforma da gestão da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) desde 2005. Como presidente da entidade, também presido o Conselho Regional do SEST SENAT Santa Catarina. Nossas aspirações para o crescimento tiveram apoio e aprovação integral do Conselho Nacional do SEST SENAT, dirigido pelo presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade.
E não foi só a estrutura física e o número de colaboradores que cresceram. Houve avanços importantes no aperfeiçoamento dos cursos para os motoristas profissionais; o uso de duas carretas para as aulas práticas; construção de pistas de testes para motociclistas; instalação de simuladores, laboratórios e oficinas; e novos cursos. Lançaremos, em breve, o primeiro curso técnico de Mecânica Automotiva Reparadora.
As Unidades criaram, com supervisão do Conselho Regional, o Núcleo Pedagógico, que faz a avaliação permanente dos programas de qualificação, ajustes nos procedimentos e grade curricular e a definição de novos cursos. Nossas Unidades são destaque, entre todas as do Brasil, por seu desempenho e por seu trabalho inovador.
Por sua missão de garantir qualidade de vida do trabalhador do transporte e seus familiares, desde 2010, o SEST SENAT passou a oferecer o serviço de profissionais de Fisioterapia, Psicologia e Nutrição.
Há também mais espaços para a prática de esporte e competições das escolinhas e dos trabalhadores como a Copa SEST SENAT de Futebol Society, atividades físicas, artísticas, culturais e de lazer.
É uma das principais instituições a realizar campanhas em favor da saúde dos motoristas, incentivo à prática de atividade física e dieta adequada, da educação no trânsito, da água, do meio ambiente, do combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, direção segura, entre outras.
Esse panorama reflete no aumento de atendimentos. Houve um crescimento de mais de 100% no número de pessoas qualificadas. Nas 11 Unidades, 24.805 profissionais são qualificados por ano. Destaque, ainda, para os 10 mil alunos que se formaram pelo Programa Nacional Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e 1.500 jovens que se formaram em cursos do Programa Jovem Aprendiz do SEST SENAT.
O serviço de odontologia realiza em média 50.204 atendimentos por ano, crescimento de 33.012 atendimentos, com as novas Unidades. São realizados a cada ano, em média, 11.248 atendimentos de Fisioterapia, 4.042 de Psicologia e de 2.881 pela Nutrição.
Entre campanhas educativas, competições, esportivas, atividades de lazer e físicas realizadas pelas 11 Unidades tiveram a participação, o envolvimento e a abordagem de, em média, 127.981 pessoas em 2015.
Esse é o SEST SENAT Santa Catarina, que integra o Sistema Nacional do SEST SENAT e realiza serviços gratuitos ao trabalhador do transporte e sua família.
*Pedro Lopes é presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc)
Coluna da Fetrancesc – DC, AN e JSC