SEST SENAT SC recebe novo caminhão para treinamento da parceria com a Mercedes-Benz

SEST SENAT SC recebe novo caminhão para treinamento da parceria com a Mercedes-Benz

Campinas, 23.6.16 – Os diretores do SEST SENAT Florianópolis, Patrícia Ferreira e de Blumenau, Maurício Dalpiaz, receberam um novo caminhão com tecnologia embarcada da Mercedes-benz, para as aulas práticas na qualificação de motoristas profissionais, parceria do SEST SENAT com a montadora.A cerimônia ocorreu no Centro de Treinamento Homologado da Mercedes-Benz, em Campinas (SP). Além de Santa Catarina, foram feitas as trocas de mais seis veículos para Brasília (DF), Cariacica (ES), Santo André (SP), São Vicente (SP), Juiz de Fora (MG), e Londrina (PR). A unidade de Campinas não recebeu outro equipamento, pois já conta com três caminhões novos – modelos 2011 e 2012. 

Patrícia Ferreira destaca que o veículo “é uma ferramenta importante para o treinamento dos motoristas”. A parceria existe desde 2009, quando um caminhão foi destinado ao Estado para o treinamento. Atualmente são dois equipamentos, um fica na Unidade em Florianópolis e o novo será utilizado usado pelas 11 Unidades do SEST SENAT de Santa Catarina, nos treinamentos práticos.

São dois cursos que têm aula teórica e a aula prática individual. Um é o de Condução Segura e Econômica, com 20 horas de duração, quando o motorista aprende na direção do caminhão, a frenagem com segurança, a relação velocidade com a estrada, curvas, retas, subidas e descidas; a relação veículo, estrada e carga, trocas de marchas e a economia de combustível e de manutenção; e pista seca e pista molhada.

O outro curso e o de Formação de Motorista com parte das 60 horas na direção do veículo na estrada. Além disso, os caminhões serão usados na formação na Escola do Motorista, que será lançada em agosto pelo SEST SENAT nacional, nos cursos da parceria com a Mercedes-Benz e auxilia na capacitação com o uso dos simuladores que serão instalados em Florianópolis e Chapecó, nos próximos meses.

“Com esses veículos, os trabalhadores do transporte terão contato direto com o que há de mais moderno no mercado. Desta forma, reforçamos o compromisso do SEST SENAT em qualificar com qualidade os profissionais que saem dos nossos cursos preparados para atuar em mercados altamente competitivos”, destaca a Diretora Executiva Nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart. A diretora ressalta ainda que, até maio deste ano, 1.021 capacitações foram realizadas inclusive com os modelos antigos, o que já representa 52% da meta atual da parceria que é de 1.950 capacitações com os caminhões da Mercedes-Benz.

Em função do envelhecimento da frota – os atuais modelos são de 2005/2006 – a Mercedes promoveu a atualização da frota com veículos dos anos 2011/2014 (Axor 1933, Axor 2544, Axor 2546, Axor 2644). De acordo com o gerente de pós-venda da Mercedes-Benz, Sérgio Foratto, os modelos foram escolhidos juntamente com as unidades operacionais do SEST SENAT, levando em consideração as especificidades e as necessidade de cada região.

“A capilaridade do SEST SENAT atende às necessidades dos nossos clientes em todo o país, sem contar que acreditamos na competência da instituição em formar e qualificar os profissionais do transporte. Por isso, nós acreditamos cada vez mais nessa parceria que tem como foco, principalmente, a segurança nas rodovias”, ressalta Foratto. 

A parceria SEST SENAT e Mercedes-Benz busca contribuir para a melhoria do desempenho dos motoristas na condução do veículo visando à excelência, economia de combustível, condução ecológica, redução de acidentes e maior durabilidade do veículo e suas peças/componentes.

Na prática -Trabalhadores do transporte das unidades operacionais contempladas com a atualização da frota já podem usufruir da tecnologia em alguns cursos como o de Condução Segura e Econômica, Excelência Profissional para Motoristas de Transporte de Cargas, e Procedimento de Engate e Desengate de Semirreboque.

Motorista profissional há sete anos, Octaviano Nascimento aprovou a tecnologia dos caminhões da Mercedes-Benz. Ele é aluno do curso de Direção Econômica e Defensiva na unidade operacional do SEST SENAT em Campinas. “Esse modelo só agregou valor à nossa formação. O torque do caminhão é muito bom, as trocas de marcha são suaves. Com essa tecnologia, conseguimos colocar em prática tudo que aprendemos na sala de aula e, a cada módulo, saímos altamente capacitados para o mercado”, diz. 

Informações: 0800 728 2891
Fonte: JP/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT/SC e Priscila Mendes/Imprensa SEST SENAT

Compartilhe este post