No encerramento do Maio Amarelo, jovens do Leo Clube se reciclam no SEST SENAT Concórdia para dirigir com mais segurança

No encerramento do Maio Amarelo, jovens do Leo Clube se reciclam no SEST SENAT Concórdia para dirigir com mais segurança

Concórdia, 31.5.16- Jovens preparados para dirigir defensivamente e multiplicadores dessa ideia foi a proposta do curso Direção Defensiva ministrado pelo SEST SENAT Concórdia a integrantes do Leo Club Concórdia Vila São Miguel Renovação, no domingo, 29 de maio. A capacitação encerrou a campanha Movimento Maio Amarelo da Unidade, que teve a finalidade de conscientizar para reduzir o número de acidentes e do elevado número de mortes no trânsito.

“O curso me fez pensar sobre meu comportamento na direção e no quanto é importante estar em autoavaliação constante para preservar a minha vida e a vida de outras pessoas no trânsito. Além disso, me fez desejar passar essa percepção adiante, especialmente aos meus familiares e amigos, quero que também eles comecem ou continuem esse exercício fundamental de manter sempre o cuidado a si e ou outro”, afirmou a presidente do Leo Clube Concórdia Vila São Miguel Renovação AL 2015/2016 e psicóloga do Saúde Pública Municipal de Concórdia (SC), Luana Unberti.

Outra aluna do curso foi a secretária do Leo Clube, Diana Nicolao. Ela disse que o conhecimento “com certeza, será repassado a pessoas que amamos, pois queremos o bem delas, e da mesma forma como nós desconhecíamos algumas informações, o mesmo acontece com elas.”

No curso os alunos tiveram a oportunidade de aprender de como os acidentes são evitáveis. Basta cada um ser realmente o motorista, o motociclista, o ciclista e o pedestre. Para mostrar isso o instrutor do SEST SENAT Concórdia, Luís Antônio Lizzi, enfatizou sobre comportamentos e responsabilidades dos condutores e usuários das vias; entendimento das regras e normas de circulação, e, respeito e conhecimento da legislação de trânsito.

Por exemplo, não passar o sinal vermelho pode ser algo básico, mas quando o motorista não o fazestá se arriscando e colocando em perigo a vida do pedestres e de outros condutores.

  Para o instrutor, o objetivo de conscientização dos alunos foi atingido, porque houve grande interesse sobre o tema por parte do grupo foi grande, e “acredito que os ensinamentos enriqueceram o conhecimento de todos e, com certeza, o propósito de fazer com que as informações sejam passadas a diante vai acontecer, pois os jovens demonstraram satisfação ao conhecer mais sobre o tema proposto.”

Avaliar cada ação diária ajuda a ser motorista e pedestres atentos – Luana Unberti afirma que o curso de Direção Defensiva foi muito proveitoso especialmente “por envolver a autorreflexão sobre condutas e comportamentos no trânsito. Todas as noções já aprendidas em outros momentos foram recicladas incidindo em aspectos comportamentais pessoais, ativando até mesmo a emoção, o que, em minha opinião, se torna mais efetivo.”

Diana Nicolao reforça o pensamento da presidente do Leo Clube. E garante que o aprendizado será útil, pois o grupo está sempre na estrada para articipar de conferências e eventos. “Através desse treinamento obtivemos muitas informações que desconhecíamos, como por exemplo, as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito e os seus fatores.Um ponto importante compartilhado por todos foi relativo ao Maio Amarelo e sua divulgação, que pode ser expandida para conscientização de um maior número de pessoas. o curso serviu como uma forma de atualização.”

Ela aproveitou no encerramento para agradecer e parabenizar o SEST SENAT e ao instrutor Luís Antonio Lizzi, pelo treinamento e pela parceria com nosso clube. E adiantou que o Leo Clube está à disposição a Unidade e que pretende fazer outros cursos oferecidos. Fonte: JP/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT. Fotos Divulgação.

Compartilhe este post