Tubarão, 16.5.16 – A malha da ferragem estrutural começa a ser instalada no nono e último vão a ser construído na ponte do Rio Tubarão. Pertencente ao conjunto de obras de arte especiais (OAEs) na duplicação da BR-101 Sul catarinense, a travessia está nos estágios finais de construção, com cerca de 95% de toda a estrutura já erguida. Agora, o Dnit/SC e o consórcio de empresas responsável pelo empreendimento seguem para a aplicação asfáltica sobre a pista, a construção dos acessos e a instalação da sinalização rodoviária.
As proteções laterais, conhecidas como guarda rodas, estão instaladas em seis dos nove vãos da ponte. Essas proteções são essenciais, já que delimitam o fluxo e servem como anteparo. Também foram realizados trabalhos para corrigir a plataforma da cabeceira Norte, onde o consórcio preparou as vigas lançadas. Nesse espaço, a base de concreto precisou ser retirada para nivelamento com a estrutura da passagem.
Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A travessia receberá somente o fluxo de veículos no sentido Sul – Norte. A nova ponte sobre o Rio Tubarão vai abrigar somente o tráfego de sentido Porto Alegre-Florianópolis, sendo que a ponte construída durante a duplicação da rodovia federal vai abrigar o fluxo no sentido oposto. Hoje ela recebe tráfego em duplo sentido de circulação.
Na duplicação da BR-101 Sul, em Santa Catarina, o Dnit/SC construiu 29 pontes e adequou e reforçou outras 14 estruturas, todas elas liberadas para tráfego. Outras duas pontes estão projetadas para serem construídas dentro das obras complementares, ambas no km 329,9, no Rio Capivari (uma será adequada e outra construída em via lateral).
Cuidados continuam – Mesmo com o empreendimento entrando na fase final de obras, motoristas e pedestres precisam atentar para cuidados quanto a segurança. Ao cruzar a entrada do canteiro e frentes de trabalho, na SC-390, é preciso redobrar a atenção quanto a entrada e saída de veículos, assim como a movimentação dos trabalhadores. É proibida a entrada de pessoas não autorizadas nas frentes de obra.
O tráfego de veículos e pedestres também precisa ter atenção redobrada na rua Cândido Darela, via municipal tubaronense próxima da cabeceira Norte da ponte.
Passarela da BR-101, em Capivari de Baixo, começa a receber proteções laterais – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) dará continuidade nos próximos dias aos trabalhos de instalação das proteções laterais na passarela do km 326, na BR-101 Sul catarinense. A instalação, que começou nesta semana, é necessária para liberação aos pedestres sobre a travessia. Também conhecidos como guarda corpo, a proteção delimita a circulação e garante segurança dos transeuntes.
A construção dessa passarela começou em novembro passado e faz parte do lote de obras de arte especiais remanescentes à duplicação da rodovia federal. Depois de pronta, a estrutura terá 207,27 metros de extensão, contando do início da rampa da rua lateral direita até o final da rampa, na rua lateral direita. Outras duas passarelas estão em construção e outra está projetada para o município de Tubarão, sendo uma no km 334,2, no bairro Humaitá (250,74 metros de extensão, a ser iniciada), uma no km 336, no bairro Morrotes (próximo ao viaduto, com extensão de 251,7 metros, em construção) e uma no km 341,8, próximo ao acesso do bairro São Cristóvão (entre os viadutos construídos, com 207,25 metros, também em construção).
Todas as estruturas terão guarda corpos laterais, com 1,12 metros de altura e rampas para acesso com inclinação suave, para circulação de portadores de necessidades motoras. As passarelas serão construídas próximo de viadutos e outras passagens de pedestres, acrescentando mais equipamentos de travessia segura aos já construídos ao longo da duplicação da rodovia. Do km 300 ao km 465 foram construídas 25 passagens inferiores para pedestres (PIPs) e 16 passarelas.
As passarelas são equipamentos de segurança exclusivos para estes transporem as oito faixas de rolamento. São as últimas obras especiais a serem executadas, pois é necessário que o alargamento da rodovia esteja totalmente concluído. Além das passagens inferiores, os viadutos liberados no segmento são locais de travessia para pedestres, desde que respeitado o espaço destinado para os veículos. Em todos os aglomerados urbanos junto a BR-101 Sul, há equipamentos de segurança como passagens inferiores para pedestres, passarelas, calçadas e faixas para garantir a segurança e conforto das pessoas que circulam a pé. (Fonte: Dnit/SC – BR 101 Sul)