Rio Negrinho, 12.5.16 – Falta de tempo para praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável é a principal justificativa dos motoristas que foram diagnosticados com obesidade pelos profissionais do SEST SENAT Rio Negrinho durante a Blitz Atenção Pela Vida. “Normalmente eu não consigo fazer atividade física, mas nos finais de semana em que estou em casa procuro jogar futebol”, disse o motorista, Felipe Ribeiro dos Santos, 24 anos, diagnosticado com obesidade mórbida durante o evento.
Ele passou pelo posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Campo Alegre na segunda-feira, 9 de maio, enquanto o SEST SENAT realizava o evento e fez os principais exames oferecidos. Em um deles, o de Índice de Massa Corporal (IMC), teve um resultado de 40,3, aspecto que levou ao diagnóstico de obesidade mórbida por ser superior a 40.
Resultado semelhante, no entanto, Santos já havia recebido ao fazer exames e avaliações no SEST SENAT Criciúma, Unidade que frequenta. No entanto, somente neste último que teve o sinal de alerta ligado.
Frequentador assíduo do SEST SENAT, especialmente dos cursos de especialização e atualização, o motorista reconhece a importância de ter uma vida saudável. Santos pretende introduzir aos poucos práticas saudáveis no seu dia-a-dia.
“Isso (diagnóstico) influencia diretamente na saúde, aumentando os riscos de AVC e infarto do miocárdio”, destacou a fisioterapeuta do SEST SENAT Rio Negrinho, Andressa Kimie Nakashima, sobre os principais riscos para a saúde de pessoas com obesidade, especialmente a mórbida.
A redução do IMC – Para prevenir problemas de saúde graves em virtude do resultado elevado do IMC, é fundamental começar pela reeducação alimentar, de acordo com a fisioterapeuta. “Estar dentro do peso ideal é importante para melhorar a saúde e prevenir doenças cardiovasculares, além de melhorar a qualidade de vida”, comentou.
Mas em um período de redução de peso, destacou Andressa, também é preciso tomar cuidado com as atividades físicas para não gerar lesões, nos joelhos, por exemplo. Por isso, “quem está acima do peso deve fazer um acompanhamento multidisciplinar, com médico, nutricionista e educador físico, para montar um programa de tratamento e emagrecer sem riscos à saúde”, enfatizou.
Índice de obesidade elevada – A Blitz Atenção Pela Vida do SEST SENAT Rio Negrinho em parceria com a PMRv de Campo Alegre teve diversos diagnósticos de obesidades. Além do caso de obesidade mórbida, também houve 10 resultados com obesidade grau II, 24 com obesidade grau I e 41 motoristas estavam com sobrepeso. Outro diagnóstico preocupante identificado pelos profissionais do SEST SENAT foi de 69 trabalhadores com pressão arterial superior a 12/8 e 36 com índice glicêmico acima de 100. Além disso, 50 motoristas apresentaram déficit de visão no exame de acuidade visual.
Quem passou pelo local também foi submetido à avaliação de força manual, audição e odontológica, bem como pequenos procedimentos dentários. E, antes de ir embora, receberam dicas de postura correta durante o trabalho e participaram de sessões de alongamentos com os fisioterapeutas da Unidade.
Dia do Trabalhador em Rio Negrinho – Ao longo de cinco dias, de 2 a 6 de maio, os colaboradores do setor de transporte da Região de Rio Negrinho participaram de diversas atividades em alusão ao Dia do Trabalhador. Houve distribuição de material educativo, sorteio de prêmios e disponibilização de vagas gratuitas para cursos do SEST SENAT.
A atividade que marcou a semana do trabalhador da Unidade foi, por sua vez, o “Saúde na Boleia – quem cuida viaja mais seguro”, em parceria com a Autopista Litoral Sul. O evento aconteceu entre os dias 4 e 5 de maio, no posto Rudnick, no trecho da BR 101 em Joinville.
No local foram realizados exames de acuidade visual, força manual e audição. Também houve avaliações e pequenos procedimentos de odontologia. Quem passou pelo local recebeu, inclusive, atendimento de psicologia, dicas de postura e fez alongamentos com os fisioterapeutas do SEST SENAT.
Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT