Mais atenção e cuidados de motoristas evitem acidentes de trânsito, diz vítima de atropelamento

Mais atenção e cuidados de motoristas evitem acidentes de trânsito, diz vítima de atropelamento

Chapecó, 5.5.16 – “Quando você entra em um carro não pode se tornar outra pessoa. Os motoristas precisam estar atentos e conscientes para que o veículo não se torne uma arma”. Esse foi o depoimento de Paulo Cézar Martins, 25 anos, durante a cerimônia de abertura do Maio Amarelo, no SEST SENAT Chapecó, na manhã de segunda-feira, 2 de maio. Ele ficou tetraplégico em dezembro de 2008 em decorrência de um acidente de trânsito.
Martins contou sua história e falou dos abalos emocionais que sofreu após a tragédia no encerramento da encenação de abertura do evento. Ele foi atropelado por um ônibus há oito anos enquanto esperava a condução para ir trabalhar. Desde lá, demonstra para a família, sua principal fonte de apoio, que a força do indivíduo e a fé em Deus são fundamentais na vida.
Um exemplo para os que assistiram ao relato, Martins aproveitou a ocasião para aconselhar todos os motoristas que estavam no local, especialmente os recém-habilitados e as crianças. “A nossa juventude está crescendo, mas é preciso que cresça com consciência sobre a segurança no trânsito. Há vidas dentro e fora dos veículos que não podem mais ser ceifadas por acidentes”, disse.
A encenação apresentada antes do depoimento de Paulo Martins falou sobre a embriaguez ao volante, uma das principais causas de acidentes de trânsito. Os instrutores do SEST SENAT, que foram os personagens da apresentação, também abordaram temas como a utilização de celular na direção.
Em seguida houve um painel sobre a campanha do Maio Amarelo. Foi falado, ainda, sobre a importância da utilização da bicicleta como meio de locomoção, seus desafios e pontos positivos. Também foram apontadas estatísticas das polícias Rodoviária Federal e Militar sobre o excesso de velocidade e utilização de bebidas alcoólicas e celular ao dirigir, além de itens de educação no trânsito.

Atividades vão conscientizar alunos e trabalhadores – A programação do Maio Amarelo do SEST SENAT Chapecó vai conscientizar desde alunos até trabalhadores do setor de transporte. O propósito será levar informações sobre educação no trânsito por meio de palestras em empresas e escolas de ensino fundamental da cidade e região. Outra ação da Unidade será uma blitz educativa na Praça Coronel Enoss Bertaso no dia 20 de maio. Na ocasião, haverá uma apresentação teatral sobre o tema, bem como outras ações relacionadas ao Maio Amarelo.
Com a realização destas atividades, destacou a diretora do SEST SENAT Chapecó, Geila Beck, “conseguiremos conscientizar as pessoas que participarem as ações e, por isso, penso que podemos nos considerarmos vitoriosos”.
A diretora lembrou, ainda, que a programação condiz com o propósito do SEST SENAT, que “busca, diariamente, a mudança de comportamento no trânsito”. Por isso, a mensagem levada pelos colaboradores da Unidade em cada uma das atividades é que “cada um de nós precisa ser mais um para fazer do trânsito mais seguro”, acrescentou Geila.

Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT

Compartilhe este post