Tubarão, 26.4.16 – Dois meses após iniciar a segunda passarela, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC), faz nesta semana os trabalhos iniciais para a construção da terceira estrutura suspensa para travessia de pedestres na BR-101 Sul, em Tubarão. A autarquia faz a cravação de estacas para construção da rampa na futura passagem no km 341,8, próximo ao bairro São Cristóvão, no bordo da pista de sentido Norte-Sul. Este segmento da rodovia federal já tem duas passagens inferiores para travessia de pessoas, dois viadutos e uma passagem de pedestres em nível.
Além os trabalhos de estaqueamento, o Dnit/SC também faz trabalhos de topografia e limpeza da frente de obras. Com o início da construção, o acesso provisório ao bairro, remanescente das obras de duplicação, foi parcialmente interrompido para a construção de um dos pilares. Toda a frente de trabalhos está identificada com sinalização vertical de obras, devendo os motoristas, principalmente os que trafegam pela rua lateral existente, respeitar o espaço e o limite de velocidade – fixado em 50 km/h.
Com as obras complementares à duplicação da BR-101 Sul, o Dnit/SC constrói, em paralelo, outras duas passarelas. A primeira estrutura está localizada no km 326, em Capivari de Baixo, onde são preparadas as bases para fixação dos guarda corpos, e a segunda está em construção no km 336, no bairro Morrotes, em Tubarão, com trabalhos rumando para a instalação dos pilares em ambas as rampas.
A quarta passarela ainda não teve início. Ela está projetada para km 334, no bairro Humaitá (250,74 metros de extensão). Construídas em aglomerados urbanos próximos das pistas duplicadas da BR-101 Sul, tanto em SC quanto no trecho gaúcho, as passarelas têm a construção de guarda corpos laterais, com 1,12 metros de altura e rampas para acesso com inclinação suave, para circulação de portadores de necessidades motoras e acrescem o conjunto dos equipamentos de travessia segura ao longo da rodovia. Do km 300 ao km 465 foram construídas 25 passagens inferiores para pedestres (PIPs) e 16 passarelas.
Como são as passarelas – As passarelas são equipamentos de segurança exclusivos para estes transporem as oito faixas de rolamento. São as últimas obras especiais a serem executadas, pois é necessário que o alargamento da rodovia esteja totalmente concluído. Além das passagens inferiores, os viadutos liberados no segmento são locais de travessia para pedestres, desde que respeitado o espaço destinado para os veículos. Em todos os aglomerados urbanos junto a BR-101 Sul, há equipamentos de segurança como passagens inferiores para pedestres, passarelas, calçadas e faixas para garantir a segurança e conforto das pessoas que circulam a pé.
O lote de obras complementares contará ainda com 5.875 metros de novas vias laterais, em seis trechos entre o km 300 ao km 329,9, uma nova ponte e adequação da ponte em que circula o fluxo de sentido Sul-Norte, no Rio Capivari (km 329,9), recomposição de 1.080 metros de pista no Morro do Formigão, construção de 3.080 metros de passeios públicos (calçadas), em vias laterais do bairro São Cristóvão e a construção de uma passagem inferior para veículos no km 338,9, para acesso aos bairros Sertão dos Corrêas e Vila Cruzeiro, em Tubarão.
Na duplicação, espaço garantido para pedestres – A instalação do conjunto de equipamentos para trânsito de pedestres, como passarelas e passagens inferiores, tem como objetivo garantir segurança dos transeuntes ao cruzar a BR-101 Sul, utilizando as vias lindeiras. Com a execução de passarelas e passagens inferiores de pedestres, são instalados dispositivos que complementam a segurança na travessia de pessoas, como as faixas de pedestres, calçadas e sinalização vertical indicatória.
Além dos equipamentos de travessia, o Dnit/SC implanta faixas para pedestres em vias laterais nos segmentos duplicados da BR-101 Sul/SC. Nestes trechos, há concentração urbana e movimentação de pedestres, fazendo-se necessário a instalação destes dispositivos. Há faixas de pedestres em ambas as vias lindeiras, paralelas a BR-101 Sul, sempre anteriormente aos vãos inferiores de viadutos e saídas de passarelas ou passagens inferiores de pedestres, onde há fluxo de veículos.
Fora das obras estruturais, entre os 22 projetos socioambientais e um estudo que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA), desenvolvidos paralelamente à duplicação, consta o programa de Melhoria das Travessias Urbanas. Esse programa é implementado pelo Dnit/SC e acompanhado pela Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA), e tem como objetivo o planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integrá-la ao espaço urbano, minimizando os impactos sobre a comunidade lindeira, como a separação de bairros pela rodovia.
Começa a concretagem de sapatas no último viaduto da BR-101 Sul
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) faz nesta segunda-feira, 25 de abril, a concretagem das primeiras seis sapatas – num total de 12, para compor a fundação e pilares do viaduto de acesso do Sertão dos Corrêas, em Tubarão. A estrutura está em execução no km 339 da BR-101 Sul, na transposição do Morro do Formigão e é o último viaduto do projeto de duplicação da rodovia federal em Santa Catarina.
Trabalhadores preenchem as sapatas e as vigas de ligação entre elas com concreto usinado. Na semana passada as ferragens estruturais foram acomodadas na caixaria e ficaram prontas para a concretagem parcial. Ao todo, 12 pilares vão sustentar o viaduto.
A construção do viaduto foi iniciada em 7 de março, quando o talude começou a ser escavado, abrindo frente para a construção da estrutura. Trabalhos preliminares foram feitos, com a construção do sistema de drenagem e a liberação dos desvios laterais. Quando finalizado, o viaduto terá 16 metros de largura sobre a pista, 14 metros de largura no vão inferior, 4,6 metros de altura no centro, duas calçadas para pedestres com dois metros de largura e duas faixas de rolagem, ambas com cinco metros cada. Este é o último viaduto em construção na duplicação da BR-101 Sul catarinense. Os trabalhos no viaduto vão continuar nos próximos dias, dentro das condições de tempo estável.
Com obras, acesso muda – Os moradores, transportadores de cargas ou pessoas e pedestres que utilizarem o acesso ao bairro Cruzeiro, pelo acesso próximo ao km 339 da BR-101 Sul, precisam atentar para a mudança no trajeto. Por conta da liberação do desvio no sentido Sul-Norte, o antigo acesso foi redimensionado, para dar espaço à frente das obras. Assim como o acesso ao Sertão dos Corrêas, que foi modificado por conta da liberação do desvio lateral, no sentido Norte-Sul. Todos os acessos aos bairros lindeiros nesse trecho devem seguir a orientação da sinalização provisória.
Com os trabalhos de construção de pista, entre o Km 337 e o Km 339 da BR-101 Sul, em Tubarão (SC), os motoristas devem atentar para a circulação de equipamentos e trabalhadores. A principal recomendação, a partir de agora, é a movimentação para a construção do viaduto projetado para o km 339.
Os motoristas devem redobrar a atenção, também, no acesso a SC-390, ligação entre os municípios catarinenses de Tubarão a Orleans, bem como o acesso da rodovia estadual à BR-101 Sul/SC. Foi alterado o acesso ao Sertão dos Corrêas, que passou a ser feito 200 metros à frente da antiga entrada. Os trabalhos acontecem durante toda esta semana, dentro das condições de tempo estável na região.
Fonte: Assessoria de Imprensa Dnit/SC – BR 101 Sul