Itajaí, 13.4.16 – Instrutiva e com alta transmissão de conhecimento aos participantes, a palestra “Uma vida saudável com o equilíbrio dos 4 elementos”, realizada pelo SEST SENAT Itajaí, “mostrou o quanto a gente precisa mudar” para estar com a saúde em dia, segundo Murilo das Neves. Ele foi um dos que prestigiou o evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde, na noite de quinta-feira, 7 de abril, na Unidade.
Os conceitos dos quatro elementos – terra, água, ar e fogo – apresentados pelo fisioterapeuta do SEST SENAT, Thiago De Toni, durante a palestra demonstraram que a saúde do indivíduo está relacionada a diversos fatores. Por isso a alimentação equilibrada e prática de atividades físicas também precisam estar conectadas ao equilíbrio emocional e mental.
Este equilíbrio, por sua vez, “deve ser aplicado primeiramente no dia-a-dia, dentro de casa, para depois levarmos para fora”, disse Neves ao destacar o principal conhecimento agregado durante o evento.
O palestrante explicou, dentro deste contexto, formas para garantir a qualidade de vida, mantendo a sintonia entre os quatro elementos. Com a terra designando o corpo físico e energia vital, a água as emoções, o ar a mente e o fogo o espírito, o fisioterapeuta demonstrou que “quanto mais nos conectamos com a natureza mais equilibrados ficamos”.
“A conexão com os quatro elementos da natureza dá-se pelo respeito e honra. Quando isso acontece, você percebe sua importância e os ensinamentos que transmitem e grandes mudanças ocorrem em sua saúde tanto física, emocional, mental e espiritual”, explicou De Toni.
O resultado da palestra foi colocado em prática durante a Roda da Vida constituída ao final da explanação. Foi nesta parte do evento em que os participantes passaram a refletir sobre suas práticas diárias e se realmente conseguem manter a sintonia dos quatro elementos, a partir do preenchimento de formulários em que temas eram relacionados com as atividades do cotidiano. “Ao perceberem a diferença entre um item e outro, os participantes iniciaram o processo de reflexão”, disse o fisioterapeuta e palestrante.
“Quando chegou nesta parte, o palestrante questionou o que precisaríamos fazer para chegar à nota dez em cada um dos itens da atividade e provocou uma reflexão muito grande”, garantiu Neves. Esta condição foi tão marcante para ele que “muito do que foi passado na palestra eu já estou colocando em prática, porque vi que é importante”.
Alimentação equilibrada garante saúde física – Como incentivo ao consumo de alimentos saudáveis, hábito importante para a garantia da qualidade de vida, as atividades do Dia Mundial da Saúde no SEST SENAT Itajaí foram finalizadas com a entrega de saladas de frutas aos participantes da palestra. Para o instrutor do SEST SENAT Itajaí, Everaldo Rosa, o evento foi a verdadeira demonstração de que as pessoas se preocupam com a necessidade de cuidar da saúde. Por isso, atividades com este propósito são realizadas constantemente pela Unidade, como o Comandos de Saúde nas Rodovias, que aconteceu em março em Itajaí, e demais eventos que contam com o apoio da entidade.
Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/SEST SENAT