Florianópolis, 22.3.16 – Começa nesta quinta-feira, 24 de março, a Operação Semana Santa 2016 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina. Com o propósito de implementar ações de policiamento e fiscalização nas rodovias federais de todo o Estado, a ação se estenderá até a noite de domingo, 27, data em que se comemora a Páscoa.
As fiscalizações ocorrerão em locais considerados pontos críticos de risco de acidente e, também, em que haja maior fluxo de veículos, de acordo com nota divulgada pela PRF/SC. Embriaguez ao volante, excesso de velocidade, ultrapassagem e trânsito pelo acostamento também serão fiscalizados durante a Operação.
A Operação Semana Santa, segundo a PRF, também busca educar, prevenir e manter a normalidade do fluxo de veículos nas estradas, reduzindo, assim, o número de acidentes e vítimas no trânsito. Isto porque os dados das operações anteriores, desde 2009, apontam altos índices de acidentes, uma média de 280 por operação.
Ano |
Acidentes |
Feridos |
Mortes |
2009 |
264 |
142 |
7 |
2010 |
253 |
191 |
5 |
2011 |
312 |
219 |
8 |
2012 |
302 |
186 |
11 |
2013 |
269 |
143 |
1 |
2014 |
312 |
170 |
13 |
2015 |
252 |
190 |
9 |
Observação: em 2014 a Operação Semana Santa teve 5 dias, porque foi acrescentado o feriado de Tiradentes (21 de abril), na segunda-feira após a Páscoa)
Restrição de trânsito – Os motoristas de Combinações de Veículos de Carga (CVC), de Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e de outros veículos portadores de autorização especial de trânsito devem ficar atentos às restrições de tráfego nos trechos de pista simples. As restrições vão ocorrer nos seguintes dias e horários:
Dia |
Horário da restrição |
24/março, quinta-feira |
Das 16h às 24h |
25/março, sexta-feira |
Das 6h às 12h |
27/março, domingo |
Das 16h às 24h |
O descumprimento desta proibição constitui infração de trânsito prevista no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), punível com multa de R$ 85,13.
Recomendações da PRF aos motoristas:
– Respeitar a sinalização, inclusive o limite de velocidade;
– Todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança;
– Não misturar álcool e direção;
– Não realizar ultrapassagem em local proibido.
Com informações: PRF/SC