Com vigas instaladas, obras seguem para finalizar ponte do Rio Tubarão, na BR-101

Com vigas instaladas, obras seguem para finalizar ponte do Rio Tubarão, na BR-101

Tubarão, 10.3.16 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) dá sequência, nesta semana, à construção da ponte sobre o Rio Tubarão, preparando os cinco vãos restantes para instalar a ferragem estrutural e o concreto. Com todas as vigas instaladas, o cronograma agora está voltado para a preparação dos tapumes – bases de madeira e suportes para formar a plataforma estrutural (ferragem mais concreto), por onde fluirá o tráfego da BR-101 Sul.
A instalação das plataformas e escoras partem da cabeceira Norte e da margem direita do Rio Tubarão, em duas frentes de trabalho. Quando toda a sustentação tiver sido instalada, o consócio EnCi (Engedal-Cima), contratado pelo Dnit/SC para o empreendimento, segue com os trabalhos com ferragem e aplicação do concreto. Com a pista pronta, é a vez da construção das proteções laterais, da construção dos acessos nas cabeceiras e, por fim, a aplicação do pavimento asfáltico.
Os trabalhos focam os cinco vãos que ainda restam ser concluídos. Quatros espaços já estão prontos, aguardando o asfalto. Essa fase de obras é possível por conta da instalação total das vigas (36 peças, ao total – 16 unidades instaladas na primeira fase de obras e outras vinte na segunda etapa). Com o tempo estável nos últimos dias, o empreendimento pode avançar constantemente, já que é todo feito em área aberta.
A ponte sobre o Rio Tubarão está em construção no km 337 da BR-101 Sul. Ela terá 340,8 metros de comprimento com 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A passagem receberá somente o fluxo de veículos no sentido Sul – Norte. O projeto de duplicação da rodovia federal em Santa Catarina ainda prevê a construção de ponte sobre o Rio Capivari, no km 329,9, em rua lateral e a adequação da ponte existente neste ponto, que pertencia ao traçado antigo (fluxo de sentido Sul-Norte).

Limite de velocidade continua em 60 km/h no Morro do Formigão

Com as duas pistas para desvio lateral, entre o km 337 ao km 339 da BR-101 Sul catarinense liberados e com tráfego intenso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) lembra aos motoristas que a velocidade limite na transposição do Morro do Formigão continua em 60 km/h.
Desde fevereiro de 2013, quando começaram as obras de construção do túnel no maciço rochoso, o trafego de veículos e pedestres vem seguindo modificações, necessárias para a segurança dos usuários da rodovia e trabalhadores do empreendimento. Agora, com o túnel liberado, a construção do viaduto de acesso ao Sertão dos Corrêas e Cruzeiro agrega e mantém trabalhadores e equipamentos em movimentação constante. Assim, a manutenção do limite de velocidade em 60 km/h é necessária e requerida.
As mudanças na trafegabilidade no trecho, por conta das obras complementares, estão em funcionamento com o acréscimo de mais uma faixa de rolagem entre a ponte do Rio Tubarão, passando pelo acesso à SC-390 e terminando no túnel. Além disso, o estreitamento de faixas, que estava localizada no final da galeria do túnel – sentido Norte-Sul, passou a ser feita cerca de cem metros à frente. Desse ponto, até o encontro com as pistas duplicadas, o fluxo de veículos segue em pista simples. Já no sentido Sul-Norte, a transposição do Morro do Formigão também segue em desvio lateral, mas com duas faixas de rolagem.
O limite de velocidade de 60 km/h, nesse trecho, é pata todos os tipos de veículos.

Com obras, acesso muda – Os moradores, transportadores de cargas ou pedestres que utilizarem o acesso ao bairro Cruzeiro, pelo acesso próximo ao km 339 da BR-101 Sul, precisam atentar para a mudança no trajeto. Por conta da liberação do desvio no sentido Sul-Norte, o antigo acesso foi redimensionado, para dar espaço à frente das obras. Assim como o acesso ao Sertão dos Corrêas, que foi modificado por conta da liberação do desvio lateral, no sentido Norte-Sul. Todos os acessos aos bairros lindeiros nesse trecho devem seguir a orientação da sinalização provisória.
Com os trabalhos de construção de pista, entre o Km 337 e o Km 339 da BR-101 Sul, em Tubarão (SC), os motoristas devem atentar para a circulação de equipamentos e trabalhadores. A principal recomendação, a partir de agora, é a movimentação para a construção do viaduto projetado para o km 339.
Os motoristas devem redobrar a atenção, também, no acesso a SC-390, ligação entre os municípios catarinenses de Tubarão a Orleans, bem como o acesso da rodovia estadual à BR-101 Sul/SC. Foi alterado o acesso ao Sertão dos Corrêas, que passou a ser feito 200 metros à frente da antiga entrada. Os trabalhos acontecem durante toda esta semana, dentro das condições de tempo estável na região.

Trabalhos complementares, em vias laterais de Laguna, requerem atenção redobrada 

Motoristas e pedestres devem ficar atentos aos trabalhos complementares da BR-101 Sul catarinense, em ruas laterais de Laguna, entre o viaduto de acesso ao centro da cidade até o início do trecho antigo da rodovia federal. Nesse segmento são realizados trabalhos de instalação de pavimento por lajotas, construção de calçadas e finalização de sarjetas para drenagem. As atividades no trecho fazem parte das últimas inserções para duplicação do lote 1 da travessia urbana lagunense, que também compreende plataformas para pedestres.
Como os trabalhos são realizados próximos do fluxo de veículos, os motoristas devem atentar para a sinalização provisória instalada. Os trabalhos vão continuar nos próximos dias, em pontos específicos do segmento. A construção do passeio público neste trecho da BR-101 Sul vai depender das condições de tempo estável.

Novo acesso a Laguna – Os usuários da BR-101 Sul precisam atentar para as modificações no trânsito sob o viaduto de acesso ao centro da cidade de Laguna. Com o término das obras de construção de pistas e obras de arte especiais (OAEs) no lote 1, a sinalização definitiva instalada define a movimentação dos veículos e pedestres. Por isso, é preciso respeitar o conjunto de placas e pinturas no pavimento. As principais mudanças estão na saída da rodovia federal na alça lateral no sentido Norte-Sul. Nesse ponto há convergência com a rua Marcelina André, principal via do bairro Barranceira, o trânsito que retorna da SC-436 (acesso à Laguna) e o trânsito que vem do bairro Cabeçuda. Para evitar acidentes é preciso respeitar a sinalização instalada. (Fonte: Dnit/SC – BR 101 Sul)

Compartilhe este post