Blumenau, 8.3.16 – Do transporte urbano à aviação, de ferrovias a rodovias, na navegação marítima e nas docas, as mulheres hoje atuam como motoristas, condutoras, pilotos, mecânicas, dirigentes e em funções administrativas. Esse é o cenário que está sendo construído a cada dia com a presença feminina no setor de transporte. Elas se destacam, sobretudo, por compor uma força de trabalho tradicionalmente dominada por homens.
“Quando estou viajando me sinto calma, realizada, e muito feliz. Não consigo me imaginar trabalhando em outra profissão”, afirma Rosa Maria Richartz, de 34 anos. Ela é motorista da Gislon Transportes, de Gaspar (SC), uma empresa especializada em cargas especiais.
Rosa faz desde viagens curtas, de sete dias, até longas distâncias. “A última viagem que fiz durou 35 dias”. A condutora dirige um caminhão usado para apoiar causas beneficentes relacionadas à mulher, como a defendida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau (SC).
A profissional, que já trabalhou com ônibus de turismo, está há 12 anos na estrada. Para isso, ela buscou qualificação no SEST SENAT. “Além do curso de Cargas Indivisíveis, tenho o de Transporte Coletivo e o MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos). O SEST SENAT é um dos centros mais capacitados que conheço. Ajudou-me a entender, ainda mais, a importância de conduzir priorizando a segurança dos demais usuários das vias”.
Incentivo – Para o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade, é importante garantir condições que não discriminem as mulheres no seu local de trabalho. “Apoiamos as nossas trabalhadoras do transporte por uma representação mais justa da participação feminina em nosso setor. Por isso, convidamos as mulheres a conhecerem mais de perto os cursos e treinamentos especializados da nossa instituição. A boa qualificação é o começo para o acesso igualitário a empregos com segurança e promoções”, orienta o presidente.
Para Diretora Executiva Nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, “graças à globalização e à mecanização, o setor está cada vez mais favorável para as mulheres. Há alguns anos, suas ocupações eram tradicionalmente na área administrativa e atendimento ao público. Por isso, devemos apoiá-las para que tenham um ambiente de trabalho seguro, justo e saudável”.
SEST SENAT – No mês da mulher, as unidades do SEST SENAT estão desenvolvendo diversas atividades voltadas para o público feminino. Com a campanha “Beleza de ser Forte”, cursos e uma programação especial serão oferecidas às mulheres do transporte. Acesse o link a seguir e confira a programação das Unidades e Sindicatos filiados à Fetrancesc: Sindicatos filiados à Fetrancesc e SEST SENAT SC têm programação especial para o Dia Internacional da Mulher.
Fonte: SEST SENAT