Florianópolis, 21.12.15 – É no Oeste de Santa Catarina que está o trecho de estrada com as negociações mais adiantadas para concessão à iniciativa privada por um período de 30 anos. A rodovia do frango, como é conhecido o trecho da BR-282, passa por 19 cidades entre Paraná e Santa Catarina e já tem valores dos pedágios e definição de seis locais das praças para cobrança. Mas também levanta questionamentos. Na última semana, o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria de Chapecó, recomendou a suspensão de todo o trâmite até que sejam esclarecidas as denúncias de vícios no contrato. Autoridades locais também tentam barrar o processo.
O MPF afirma que há divergências quanto aos dados relativos ao fluxo de veículos no trecho e questiona os valores, a possibilidade de cobrança com apenas 10% da obra concluída e a definição do trecho a ser concessionado. Uma recomendação para a suspensão do processo foi encaminhada no dia 9 de dezembro à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que tem 10 dias para se manifestar – mas já afirmou que pedirá um prazo maior, por conta da complexidade do caso. O Tribunal de Contas da União, que atualmente analisa o processo, afirma que não há decisão sobre a recomendação do MPF.
– Tem vários vícios no contrato. O local do pedágio em Xanxerê, que vai provocar uma evasão pelo centro da cidade, a extinção do trecho da BR-153 até Concórdia, que encarecia o projeto sem a redução dos valores, por exemplo. Também há divergência em relação ao fluxo de veículos no trecho. Isso interfere no valor da cobrança – afirma o presidente da Associação dos Usuários das Rodovias do Estado de Santa Catarina (Auresc), Sérgio Popper.
Selecionado entre 28 documentos apresentados ao Ministério dos Transportes, o estudo da paranaense J. Malucelli Construtora de Obras S.A. passa por avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU) e vai nortear a empresa vencedora do leilão do trecho nas obras, inclusive sobre os valores repassados pelo governo federal. O leilão está previsto para janeiro de 2016. Ganha a empresa que oferecer o menor valor. (Fonte: Diário Catarinense – Mônica Foltran)
Rodovias de má qualidade encarecem o transporte em média 25%
Não é novidade que nem tudo são flores para os motoristas que cruzam o país pelas estradas. Mas as condições gerais ruins das rodovias brasileiras cada vez mais reduzem a segurança de quem circula por elas e também aumentam consumo de combustível, tempo de viagem e custos de manutenção dos veículos, de lubrificantes, de pneus e de freios.
Nas vias onde o pavimento é considerado péssimo o aumento chega a 91,5%. Em rodovias ruins, o aumento é de 65,6%; em regulares, 41,0%. Nas rodovias com pavimento bom, o incremento foi calculado em 18,8%. Quando o pavimento é considerado ótimo, não há aumento do custo operacional. Os dados são da Pesquisa CNT de Rodovias 2015.
Ao considerar a média de toda a extensão de rodovias avaliadas no Brasil, o impacto nesse custo operacional é de 25,8%, sendo que nas vias públicas o percentual é de 29,3% e nas concedidas, de 11,3%. O maior incremento no custo ocorre nas rodovias públicas da região Norte (36,7%), que tem muitos trechos com problemas graves no pavimento. E o menor se dá na malha concedida do Sudeste (7,6%).
Como o custo do transporte, com destaque para o rodoviário, impacta diretamente no preço final dos produtos comercializados no mercado nacional, consequentemente, o nível de preços do país é influenciado pelas condições não ideais da infraestrutura das rodovias.
Investimentos em 2015 – Em 2015, até o mês de setembro, o governo federal havia realizado apenas R$ 4,47 bilhões (43,3%) dos R$ 10,34 bilhões autorizados para ações de adequação, manutenção e construção de rodovias.
Conforme o último Plano CNT de Transporte e Logística, de 2014, são necessários pelo menos R$ 293,88 bilhões e 618 projetos para solucionar os problemas das rodovias brasileiras. Se considerar todos os modais, o plano indica 2 045 intervenções e quase R$ 1 trilhão. Entretanto, em 2014, o Brasil investiu apenas R$ 9,05 bilhões em rodovias. A expectativa é de que, em 2015, esse percentual apresente um valor ainda menor diante dos cortes provocados pelo ajuste fiscal do governo federal na tentativa de restabelecer as contas nacionais. (Fonte: Portal Transporte Brasil)
Portaria fixa diretrizes para ANTT prorrogar contratos de concessão de ferrovias
O Ministério dos Transportes editou Portaria, publicada no Diário Oficial da União de hoje que estabelece as diretrizes a serem seguidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a prorrogação dos contratos de concessão de ferrovias em decorrência de novos investimentos em concessões existentes no âmbito do Programa de Investimento em Logística 2015.
Segundo o texto, a ANTT deverá considerar as seguintes diretrizes parra a prorrogação dos contratos: necessidade de realização imediata de novos investimentos na malha ferroviária concedida; ratificação, adaptação e adequação dos contratos de concessão às boas práticas de regulação, nos termos da legislação vigente; e ampliação do compartilhamento de infraestrutura ferroviária e de recursos operacionais entre as concessionárias, autorizatárias e transportadores de carga própria de forma a fomentar a concorrência e a eficiência setorial.
A Portaria diz ainda que a ANTT poderá prorrogar os contratos de concessão em vigor desde que estes possuam previsão expressa de prorrogação. (Fonte: Agência Estado – Extraído do Portal Diário de Pernambuco)
Motorista brasileiro paga cada vez mais caro pela gasolina
O preço da gasolina tem subido muito no Brasil, enquanto cai no resto do mundo. O motorista brasileiro é praticamente o único que paga cada vez mais caro para encher o tanque do carro.
Em 2015, o aumento da gasolina passou de 18%, bem acima da inflação e acima também dos preços praticados no mercado internacional. Há um ano, era diferente. O barril de petróleo custava, em média, US$ 79 e a gasolina brasileira valia, em média, R$ 1,43. Agora que o preço médio do barril caiu para US$ 45, o valor da nossa gasolina subiu.
“O governo usava esses produtos para controlar a inflação. Agora que o petróleo está barato, a gente tá pagando gasolia e diesel caro. Para a Petrobras isso é bom, poeque ela está repondo aquelas perdas do passado, aqueles R$ 80 bilhões que ela perdeu em função do controle do preço da gasolina e do diesel, quando o petróleo estava caro”, explica o economista Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura.
Segundo o economista, a Petrobras é a única grande petroleira que não atrela o preço dos combustíveis ao valor do barril do petróleo no mercado internacional.
A diferença entre o preço que paga para comprar e o que cobra para vender a gasolina traz vantagem para o caixa da Petrobras e ajuda a compensar as perdas do passado. Porém, combustível caro puxa a inflação para cima e prejudica vários setores da economia.
“É uma sucessão de erros. Você comete um erro e aí pra consertar esse erro, você comete um erro maior ainda. Então, o Brasil está hoje com a crise de desemprego, inflação e crise social como consequência. A gente poderia estar aproveitando o barril do petróleo barato pra combater a inflação, pra retomada de crescimento e, evidentemente, reduzir essa crise social que o país está passando”, completa Adriano.
A reportagem do Jornal Hoje entrou em contato com assessores de imprensa da Petrobras, mas eles disseram que não vão se pronunciar, no momento, sobre essa diferença nos preços da gasolina internacional e da brasileira. (Fonte: G1/Jornal Hoje – Extraído do Portal ABTC)
Jefferson Saavedra: Tribunal de Justiça mantém reajuste no valor da passagem de ônibus pela tarifa técnica
Em decisão tomada na sexta, o Tribunal de Justiça manteve decisão da comarca Joinville e o reajuste da passagem de ônibus precisa atender ao determinado pela planilha de custos. A Prefeitura está estudando a possibilidade de novos recursos, sem decisão ainda sobre o aumento da tarifa. O índice tradicionalmente é definido em dezembro, com aplicação no início de janeiro.
Em ação inédita, as duas empresas de transporte coletivo querem a aplicação do valor definido na planilha – geralmente, o índice fica abaixo, tanto que perícia judicial apontou que as empresas teriam deixado de ganhar R$ 268 milhões entre 1998 e 2010.
Pela análise do município, a tarifa técnica seria de R$ 3,78, mas o valor será reduzido porque mudança prevista na contribuição previdenciária não será mais adotada. O recálculo apontou R$ 3,74, com R$ 3,70 em arredondamento para baixo. Hoje, a tarifa custa R$ 3,25 e se fosse aplicada a inflação, como já ocorreu em determinados anos, ficaria em R$ 3,58.
Impacto para os usuários – No recurso, a Prefeitura alegou que, além dos critérios técnicos, é preciso levar em conta os impactos do reajuste nos passageiros. O tribunal manteve o entendimento sobre a necessidade de equilíbrio no contrato.
Não anda – Apesar da volta do bom tempo, as obras de construção do elevado da Santos Dumont com a Tuiuti ainda não deslancharam. O estágio inicial da terraplanagem é o mesmo do mês passado. (Fonte: A Notícia)
Jefferson Saavedra: trânsito foi menos violento neste ano nas rodovias do Norte de Santa Catarina
Ainda que restem dez dias para o ano acabar, o trânsito foi menos violento nos trechos ao Norte das BRs 101 e 280. No ano passado, foram registradas 41 mortes na 101 entre Garuva e o cruzamento com a BR-470, em Navegantes. Agora, são 29 vítimas fatais ao longo dos 110 quilômetros, com pistas duplicadas. Só são contabilizadas as mortes ocorridas nos locais dos acidentes – eventuais óbitos em outras fases do atendimento não entram na conta
Na BR-280, o número de mortos caiu de 29 para 19. O trecho analisado são os 77 quilômetros entre o Porto de São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, trajeto parcialmente em duplicação entre Jaraguá e Guaramirim – não há obras entre o terminal portuário e Araquari, o ponto mais movimentado na rodovia federal. O levantamento dos acidentes foi feito pela 3ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, responsável pelo atendimento nos dois trechos das rodovias federais na região de Joinville.
Rio do Morro parada – No sistema de acompanhamento de obras do governo do Estado, a pavimentação da Estrada Rio do Morro, entre Joinville e Araquari, aparece como paralisada. Não é informado o motivo, as pendências envolvendo desapropriações teriam sido resolvidas no início do ano. Pelo apurado pela coluna, a obra será retomada em janeiro, mas dificilmente será entregue em março, último prazo previsto. (Fonte: A Notícia)
Acidente entre carreta e ônibus deixa sete pessoas feridas na BR-376
Um acidente envolvendo uma carreta e um ônibus deixou sete pessoas feridas por volta das 19h30 deste domingo no quilômetro 667 da BR-376, em Guaratuba (PR). A colisão ocorreu no sentido Norte da rodovia, que liga Santa Catarina ao Paraná.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente provocou uma fila de aproximadamente cinco quilômetros. Um helicóptero foi acionado para ajudar a transportar as vítimas para o hospital. De acordo com a PRF, cinco vítimas estão com ferimentos leves e outras duas com ferimentos médios. (Fonte: A Notícia)
Acidente na BR-470, em Blumenau, mata uma pessoa e deixa outras cinco gravemente feridas – Um acidente entre dois carros na madrugada deste domingo na BR-470, em Blumenau, matou um homem e deixou outras cinco pessoas, entre elas uma criança de dois anos, gravemente feridas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o Corpo de Bombeiros, a batida ocorreu no Km 49,4 da rodovia por volta das 4h.
Conforme informações divulgadas pelos bombeiros, Douglas Rafael Rech, de 28 anos, morreu no acidente. Ele era motorista de um Ford Ka, com placas de Brusque. Rech estava preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos. Segundo o Samu, que auxiliou no atendimento, a vítima já estava morta no momento em que o socorro chegou.
A passageira do Ford Ka, identificada como Vanessa Cristina dos Santos, 25, estava consciente, segundo os bombeiros, apesar de gravemente ferida. Ela sofreu escoriações na face e na região torácica, além de suspeita de fratura nas costas e pernas e fratura exposta no braço esquerdo. Vanessa foi encaminhada pelos bombeiros ao Hospital Santo Antônio.
O outro carro que se envolveu no acidente foi um Renault Clio com placas de Lontras. Segundo os bombeiros, o motorista, identificado pela PRF como Roberto Kommohl, 29, estava preso às ferragens e também foi levado ao Hospital Santo Antônio. No banco dianteiro estava Adriano José Jacomini, 29, e no banco traseiro Janaína Amado Andrade, 19, e um menino de dois anos.
O Hospital Santo Antônio informou que as vítimas permanecem internadas, mas não divulgou mais informações sobre o estado de saúde dos pacientes. Esta é a 97ª morte na BR-470 neste ano no Vale do Itajaí. (Fonte: Jornal de Santa Catarina)
Bombeiro de Indaial morre após sofrer acidente em Timbó – Um bombeiro voluntário que atuava na corporação de Indaial morreu após sofrer um acidente na madrugada deste domingo em Timbó. Sidnei Mafra, 32 anos, dirigia um Gol quando bateu contra um
caminhão que vinha no sentido contrário. De acordo com os bombeiros de Indaial, que atendeu a ocorrência às 4h, Sidnei morreu no local do acidente.
O motorista do caminhão, que não teve o nome e a idade divulgados, nada sofreu. Sidnei era bombeiro em Ascurra e há um mês pediu transferência para Indaial. De acordo com a corporação indaialense, o local do velório da vítima ainda não foi divulgado. (Fonte: Jornal de Santa Catarina)
Jovem morre após sair da pista e atingir poste de termômetro na SC-401, em Florianópolis – Uma jovem de 22 anos de idade morreu após sair da pista e colidir com o poste de um termômetro às margens da SC-401 próximo do acesso ao bairro Cacupé, em Florianópolis. O acidente ocorreu por volta das 6h50m na manhã deste domingo. Ela faleceu no local, após o carro atingir, de lado, a estrutura que ainda tem as marcas do impacto.
Ela dirigia uma Peugeot 207, da cor preta, com placas de São José e seguia no sentido Centro vindo do Norte da Ilha antes de o carro sair da pista. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que atendeu a ocorrência, ela estaria sozinha no veículo. O carro, danificado pelo impacto, foi levado para o pátio da polícia.
A PMRv ainda tenta identificar se a vítima era moradora de Florianópolis ou uma turista que veio à cidade para o verão. A jovem tinha a carteira de motorista emitida no Sergipe. O corpo dela foi levado para o IML e a família ainda não tinha sido notifica pela morte por volta das 9h30min da manhã.
A SC-401 estava há 76 dias sem registrar acidentes com óbito no percurso da estrada. A placa tinha acabado de ser atualizada com a nova marca, por volta das 6h da manhã. Dentro do posto da PMRv, o policial de plantão aguardava o retorno dos colegas que atenderam a ocorrência para zerar os números da rodovia.
Domingo teve outra morte em rodovia estadual – Por volta das 3h50min da madrugada de domingo, outro acidente matou uma pessoa em uma rodovia estadual. A batida ocorreu na SC-110, no município de Timbó, na região do Vale do Itajaí. Foi uma colisão frontal entre um Gol com placas de Indaial e um caminhão. O homem de 32 anos que dirigia o Gol faleceu no local. A fatalidade ocorreu na altura do quilômetro 120 da rodovia. (Fonte: Diário Catarinense)
Colisão entre duas motos faz vítima fatal em Rio Negrinho, no Planalto Norte – Um homem morreu e outro ficou ferido no acidente envolvendo duas motos na SC-112, em Rio Negrinho, na tarde deste sábado. Segundo a Polícia Militar, Rafael Alberto da Silva, de 32 anos, conduzia uma das motocicletas e não resistiu. O outro motociclista, de 24 anos, permanece internado na Fundação Hospital de Rio Negrinho.
A colisão frontal aconteceu por volta das 16h, no Km 14, nas proximidades do distrito de Volta Grande. As causas serão apuradas pela Polícia Civil.
A SC-112 foi pavimentada este ano, com entrega oficial em abril. O governo do Estado investiu R$ 50 milhões no trecho de 22 quilômetros. (A Notícia)
Motorista se fere gravemente em acidente com dois caminhões na BR-280, no Linguado – A colisão entre um Celta, de Barra do do Sul, e dois caminhões na BR-280, em São Francisco do Sul, deixou um homem de 25 anos gravemente ferido na manhã deste sábado. O condutor do veículo recebeu atendimento médico dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul e Araquari, e dos Bombeiros Militares de Araquari, e foi encaminhado ao Hospital São José de Joinville em estado grave pelo helicóptero Águia, por volta das 6h30. Os caminhoneiros não se feriram. O acidente aconteceu no canal do Linguado, no Km 18, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal. A pista no sentido Araquari ficou interditada por 30 minutos; e em direção às praias, o trânsito foi interrompido por duas horas. (Fonte: A Notícia)
Homem de 36 anos morre ao colidir em poste na Rua São Paulo em Blumenau – Um homem de 36 anos morreu em um acidente na madrugada deste sábado na Rua São Paulo, na Itoupava Seca, em Blumenau. De acordo com a Guarda de Trânsito, Julio Ricardo da Silva estava sozinho em um Peugeot 206 com placas de Blumenau quando bateu em um poste de iluminação pública. O acidente ocorreu por volta das 5h15min e não havia outro veículo envolvido. Testemunhas informaram que o carro começou a pegar fogo e retiraram a vítima já sem vida de dentro do veículo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu a ocorrência. O corpo de Julio foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. Na madrugada deste sábado, outra morte foi registrada no trânsito de Blumenau. Um taxista de 30 anos morreu ao colidir em outro veículo na BR-470 na altura do Km 52,9. Outras três pessoas ficaram feridas. (Fonte: Jornal de Santa Catarina)
Acidente entre dois carros deixa um morto e três feridos na BR-470 em Blumenau – Um taxista de 30 anos morreu em um acidente entre dois carros na madrugada deste sábado em Blumenau. A colisão frontal ocorreu no Km 52,9 da BR-470 no bairro Fortaleza por volta das 4h15min deste sábado. José Roberto de Souza Machado, 30 anos, conduzia um Voyage, com placas de Blumenau, e levava outros dois passageiros que também ficaram feridos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o carro bateu de frente em um Vectra, de Blumenau, que seguia no sentido contrário. Os passageiros do táxi, Cristiano Bello, 27, e Sivaldo Oscal Cardoso, 40 anos, tiveram ferimentos leves e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros. Já o condutor do Vectra, Daniel Kopichinski, 26 anos, ficou preso às ferragens e foi encaminhado em estado grave ao Hospital Santa Isabel pelo Samu. Esta é a 96ª morte na BR-470 neste ano no Vale do Itajaí. (Fonte: Jornal de Santa Catarina)
Jovem de 19 anos morre em acidente de trânsito em Itajaí – Um acidente de trânsito tirou a vida de uma jovem de 19 anos na tarde de quinta-feira em Itajaí. Conforme registro da Coordenadoria de Trânsito (Codetran), Thavini Roberta da Costa teria colidido sua motocicleta Honda/Biz, de Itajaí, contra a traseira de um Fiat/Fiorino, também do município, e em seguida contra um caminhão de Timbó. A vítima morreu no local.
A colisão ocorreu na Avenida Mario Uriarte por volta das 18h. O motorista da Fiorino, de 28 anos, disse aos agentes de trânsito que estava parado devido ao movimento da rotatória quando ouviu um barulho e percebeu que a jovem havia colidido sua moto na traseira do carro. Em seguida, um caminhão também colidiu contra o veículo, que ficou preso embaixo da cabine.
O motorista do caminhão, de 29 anos, também relatou aos agentes que a via estava bastante movimentada e havia fila no momento do acidente. De acordo com o homem, a jovem teria caído na pista com sua motocicleta e parado a poucos centímetros do veículo – ele não teria conseguido frear e acabou atingindo Thavini.
Os dois condutores foram conduzidos para esclarecimentos e liberados. Eles também fizeram teste de bafômetro, que deu negativo.
Thavini era estudante de Ciências Contábeis da Uniasselvi. Em sua página no Facebook amigos deixaram diversas mensagens de pesar. A jovem está sendo velada nas capelas velatórias do bairro São Vicente, em Itajaí. O sepultamento será no cemitério metropolitano do Gravatá, em Navegantes no sábado pela manhã – o horário ainda não foi definido. (Fonte: O Sol Diário)
Carolina Bahia: Levy à milanesa
A constrangedora situação de Joaquim Levy neste final de ano ajuda a explicar a bagunça do governo Dilma Rousseff ao longo de 2015. Desautorizado pela presidente, o ministro foi escanteado dos debates internos sobre o orçamento e enfrentou o fogo amigo de quem deveria trabalhar com harmonia com a Fazenda: o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Depois de se empenhar na fritura de Levy, Barbosa assume a Fazenda. Uma solução caseira que não salva a economia da crise. Pelo contrário.
Considerado o fiador do governo junto ao mercado, Levy foi fritado por um cozinheiro implacável, o próprio PT. Um governo atolado na crise política e com a economia paralisada deveria investir na estabilidade de sua equipe econômica. Para sobreviver, deveria mudar o rumo de medidas equivocadas da Era Mantega/Augustin. Mas Dilma, que é quem manda na política econômica, nunca esteve convencida disso.
Levy chegou à Fazenda em razão da sua fama de mãos de tesoura. Depois de tanta irresponsabilidade com as contas públicas era preciso colocar a casa em ordem. Apresentou o discurso franco do ajuste fiscal e encaminhou medidas duras para o Congresso. Mas ficou sozinho. Nas primeiras votações, deputados petistas se lamentavam no plenário por estarem votando ajustes no seguro-desemprego e na concessão de benefícios da Previdência. Movimentos sociais os acusavam de estar retirando direitos dos trabalhadores. As faixas de “Fora Levy” foram parar nas mãos das centrais sindicais, em uma reação esquizofrênica.
Técnico sem jogo de cintura, ele deveria ter deixado a Esplanada logo na primeira derrota. Em maio, perdeu para Barbosa a queda de braço sobre o corte no orçamento. Com a saída de Levy pelos fundos, Dilma acena com uma guinada à esquerda, mas sem um plano claro de recuperação. Com ajuda do PT, Barbosa chega onde sempre almejou: ao comando da Fazenda. Ele não tem o apoio do mercado, mas o objetivo de Dilma é outro. A intenção é assegurar a fidelidade das bases petistas contra o impeachment. O recado é o seguinte: que se danem as reformas e o crescimento econômico sustentável. (Fonte: Diário Catarinense)
Santa Catarina com gás para crescer
Além de ter sido um dos Estados menos afetados pela recessão, Santa Catarina fecha o ano com uma solução importante em infraestrutura para garantir crescimento futuro. O anúncio do projeto de instalação de um terminal de gás natural liquefeito no Porto de Imbituba pela gigante europeia de energia Engie, que atua aqui, agora com o nome Engie Tractebel Energia. O presidente da companhia, Manoel Zaroni, não revelou detalhes do investimento porque a empresa está na bolsa, mas projetos assim requerem cifra perto de R$ 1 bilhão. O terminal solucionará o principal desafio da SCGás, que hoje tem limitação para expandir a oferta embora mantenha os investimentos. Segundo Cósme Polêse, presidente da distribuidora, apesar da crise, será possível fechar o ano com lucro próximo de R$ 15 milhões. Um dos avanços foi na difusão do gás natural residencial, que alcança, agora, 8 mil residências. Ao todo, a SCGás atende a 60 municípios, a maioria no Litoral. O gasoduto está chegando a Rio do Sul, onde atenderá térmica em Trombudo Central. Entre as novidades no setor há empresa norueguesa de contêineres de gás líquido que estuda fábrica em SC orçada em US$ 3,5 bilhões e um ônibus 100% movido a gás que será testado em Florianópolis. (Fonte: Diário Catarinense – Estela Benetti)
Entrevista com Cesar Souza Junior, prefeito de Florianópolis
O senhor consegue fechar o ano sem dívidas?
Fizemos muitos ajustes para enfrentar a queda na arrecadação. Vamos manter o déficit que a prefeitura acumulou nos últimos 10 anos, sem aumento. A situação é desconfortável, mas conseguimos sanear os débitos e garantir as contrapartidas. A crise econômica afeta Florianópolis e todos os municípios. Há muita preocupação. Se a crise continuar pode comprometer até a manutenção de alguns serviços.
Esta crise na construção civil e a decisão da Justiça Federal não são resultantes de equívocos na aprovação do novo Plano Diretor da Capital?
O que ocorre em Florianópolis é uma excessiva judicialização. É generalizada, e a cidade paga por isso. É um processo muito difícil, com muitas interferências. A prefeitura concedeu mais de 2 mil alvarás pelo novo plano. Não dá para dizer que está tudo parado.
Notícias boas para 2016?
Vamos inaugurar o elevado do Rio Tavares para resolver os problemas de trânsito no Sul da Ilha. Teremos duas novas UPAs para crianças, a nova UPA do Jardim Atlântico e a conclusão de seis novas creches. E o edital da marina na Beira-Mar Norte. (Fonte: Diário Catarinense – Moacir Pereira)
Passagem mais cara em janeiro
A decisão sobre o valor final ainda depende do prefeito Cesar Souza Junior, mas é consenso que não há como deixar de repassar ao menos a inflação na casa dos dois dígitos à tarifa do transporte coletivo em Florianópolis. A passagem deve subir de R$ 3,10 para R$ 3,50. O reajuste está previsto em contrato assinado com o consórcio Fênix anualmente a partir de janeiro.
Aliás – Mais uma vez a Executivo deverá subsidiar parte das despesas do consórcio. Se fosse remunerar todos os aumentos de insumos bancados no peito pelo Fênix ao longo do ano, a passagem deveria aumentar para R$ 5. Algo impensável num cenário de crise econômica e véspera de eleições. A dívida da prefeitura com as empresas está em torno de R$ 12 milhões. (Fonte: Diário Catarinense – Rafael Martini)