Clipping Imprensa – Greve dos caminhoneiros segue interditando uma rodovia em SC

Clipping Imprensa – Greve dos caminhoneiros segue interditando uma rodovia em SC

Florianópolis, 11.11.15 – No terceiro dia da greve dos caminhoneiros, apenas uma rodovia segue com bloqueio em Santa Catarina. Em Papanduva, no Planalto Norte, cerca de 150 caminhões estão parados no acostamento próximo ao km 54 da BR-116 desde o início da tarde de terça-feira.
Os caminhoneiros que passam pela rodovia são convidados a se juntar ao movimento, que já soma uma fila de 3km de caminhões, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Carros de passeio, ambulâncias, ônibus e caminhões carregando animais e perecíveis têm o caminho livre pelo local.
Já nas rodovias estaduais não há registro de bloqueios até as 7h desta quarta-feira, de acordo com as informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). (Fonte: Diário Catarinense)

“Vamos dialogar, nada é radical”, diz líder de caminhoneiros

No comando de diversos pontos de bloqueio de caminhoneiros nas rodovias do país e líder do Comando Nacional dos Transportes, que não é vinculado a nenhum sindicato ou confederação de trabalhadores, Ivar Schmidt acredita que a greve vai ganhar mais força nos próximos dias e que aguarda contato do governo para negociação.

Como avalia o movimento?
Em todo o Brasil deu uma arrefecida, mas tem vários pontos que ainda estão fazendo bloqueio e acredito que amanhã (nesta quarta-feira) ainda vai ganhar mais força.
O governo ordenou que a Polícia Rodoviária Federal escoltasse caminhoneiros descontentes com a paralisação.

Foi um golpe no movimento?
É natural que ajam dessa maneira. O que não é normal é o governo não tentar contato. Isso, sim, é anormal.

O governo não tentou nenhum contato?
Não, de nenhuma maneira.

Entre as exigências do movimento está a renúncia da presidente Dilma. Se o governo entrar em contato, existe margem de negociação?
A gente vai conversar, ouvir o que eles têm para nos dizer. Vamos dialogar, nada é radical.

O movimento Vem pra Rua, um dos organizadores das passeatas pelo impeachment meses atrás, divulgou nota afirmando que não tem qualquer relação com a greve dos caminhoneiros.
O Vem pra Rua é um movimento bem elitizado, não faz mesmo parte da nossa forma de pensar, de trabalhar e de agir.

Até quando dura a greve?

É impossível prever. Vai depender de quanto durar a resistência de cada ser humano que está fazendo parte.

Onde a mobilização é maior?
Assim como das outras vezes, nos Estados do Sul. (Fonte: Zero Hora)

Caminhoneiros que bloquearem rodovias receberão multas de até R$ 19 mil
Força Nacional de Segurança também fica autorizada a atuar em ações nas rodovias federais

A presidente Dilma Rousseff editou a MP 699 (Medida Provisória) para endurecer as sanções aplicadas a motoristas que usarem seus veículos para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação nas rodovias, prejudicando os serviços essenciais no País e a população.
A medida foi anunciada nessa terça-feira (10) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que classificou as manifestações realizadas por caminhoneiros desde a segunda-feira como claramente políticas. Cardozo disse que os protestos vêm sendo feitos sem uma pauta. A categoria protesta contra o governo e pede o impeachment de Dilma.
Com a MP, a multa para quem bloquear as estradas passará de R$ 1.915 para R$ 5.746. A infração continua classificada como gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, quem bloquear as vias ficará proibido de receber incentivo creditício por dez anos para aquisição de veículos. Já os organizadores de obstruções estão sujeitos a punição de R$ 19.154. O valor das multas para aqueles que, em doze meses, reincidirem nas infrações será o dobro.
O texto ainda estabelece que os infratores terão a carteira de motorista suspensa por 12 meses e o veículo, apreendido. A MP também permite que o governo contrate serviços para recolhimento e encaminhamento do veículo para um depósito. Os custos serão arcados pelo infrator.
A MP está publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta-feira (11), cuja edição ainda traz autorização do ministro Cardozo para o emprego da Força Nacional de Segurança em ações de segurança pública nas rodovias federais do País. Pelo período de 20 dias, a Força Nacional vai auxiliar a Polícia Rodoviária Federal na desobstrução de vias. (Fonte: R7)

Agência Nacional de Transporte Terrestre terá uma sede exclusiva em SC

Deputado federal Jorginho Mello (PR-SC) saiu ontem à tarde do gabinete do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, com a confirmação de que a Agência Nacional de Transporte Terrestre terá uma sede exclusiva em Santa Catarina. Será em São José e deve abrir já na próxima segunda-feira. Atualmente, a ANTT tem uma unidade regional no Rio Grande do Sul. Quem sabe agora a agência poderá dedicar mais atenção às rodovias federais que cruzam SC, porque estão uma vergonha!! (Fonte: Diário Catarinense – Visor/Rafael Martini)

Débora Remor: Greve não afeta postos de combustível, produção menor sim

A greve dos caminhoneiros não afetou o transporte de combustíveis, mas provocou um reflexo psicológico dos consumidores. A corrida aos postos gerou aumento estimado em 30% na demanda, especialmente de gasolina comum, na rede Mime, por exemplo. Aditivada, álcool e diesel não tiveram incremento na procura.
Os clientes têm ouvido com frequência de que falta produto – por um dia ou menos – em Jaraguá do Sul, mas isso se deve a redução na produção por parte das refinarias, esclareceu o coordenador do Núcleo setorial da Acijs, Danilo Pillon. Com menor combustível, as transportadoras estão entregando uma quantidade menor do que o habitual. Pillon orienta que os clientes não se assustem e não há necessidade dessa corrida, ainda que não haja garantias de fornecedores.

Leilão – Guaramirim vai leiloar dez veículos no dia 25 de novembro. A expectativa é arrecadar pelo menos R$ 77,8 mil. O leilão será na Câmara de Vereadores.

Ultimato – Cobrado por moradores, vereadores e pela imprensa a respeito dos buracos deixados depois das obras, o Samae informou que fez a décima notificação à empresa AJM, responsável por repavimentar as vias, sobre o trabalho na rua Ângelo Rubini. Se o prazo dado de cinco dias úteis e com tempo bom for descumprido, o Samae promete romper o contrato. A empresa alega que as chuvas impediram a realização das obras. (Fonte: Diário Catarinense)

Darci Debona: Duplicação da BR 282 é vital para o desenvolvimento do Oeste

O investimento em infraestrutura é fundamental para garantir o desenvolvimento do Oeste. E, tendo desenvolvimento será mais fácil enfrentar outros problemas como eventos climáticos e segurança. Nesse aspecto o Oeste tem demandas como a ampliação do aeroporto, a vinda de ferrovias e a melhoria das rodovias.
Na minha avaliação a duplicação da BR 282 é a que mais poderá trazer benefícios para a região. Aliás, essa deveria ser uma bandeira de todos os catarinenses. Afinal é ela a rodovia que integra Santa Catarina, desde a capital Florianópolis até Paraíso, na fronteira com a Argentina.
No Oeste, tirando algumas exceções, como Concórdia, a maioria das cidades com maior crescimento estão nas margens da BR 282.
Até o momento temos apenas um pequeno trecho duplicado, na travessia urbana de Xanxerê. Quem vai a Chapecó, também pode sentir os benefícios de uma duplicação ao transitar pelo acesso Plínio Arlindo De Nês, na BR 480. O tempo de deslocamento diminui pela metade, além da redução no número de mortes.
Um levantamento da Associação Comercial de Chapecó indicou que mensalmente circulam pela BR 282 cerca de 600 mil suínos e 60 milhões de aves. Em produtos industrializados são cerca de 100 mil toneladas. Somando grãos e insumos esse número chega a 500 mil toneladas. Boa parte disso são de frangos e suínos, que estão entre os principais produtos de exportação de Santa Catarina.
A duplicação também reduziria o número de mortes. Somente em 2015 tivemos 18 mortes, 112 feridos graves e 323 feridos leves na BR 282, somente contando o trecho entre Vargeão e Paraíso. A duplicação daria mais seguranças para quem tem que disputar espaço entre caminhões e curvas, em pista simples.

Radar não basta – A instalação de um radar meteorológico no Oeste está entre as ações que estão sendo providenciadas pela Defesa Civil do Estado para alertar os moradores da região com maior antecedência sobre eventos climáticos como tornados e enxurradas. A medida seria eficiente para retirar possíveis vítimas de alagamentos. Mas necessita também de outras ações como preparar a população para saber reagir a esses alertas. Em alguns locais públicos como escolas e hospitais, talvez seja necessário pensar em estruturas mais resistentes para proteção em caso de tornados.
Segurança todo mundo quer – O crescimento de Chapecó também aumentou os índices de violência na cidade. Há 15 anos, quando cheguei na cidade, acontecia em média um homicídio por mês. Agora é um por semana. Nesse período a cidade passou de 146 mil para 200 mil habitantes e a força policial não aumentou na mesma proporção. A cidade reivindicava mais um batalhão para Chapecó, mas não foi atendida. Na região há municípios onde há dificuldade em manter efetivo suficiente, em virtude das escalas. (Fonte: Diário Catarinense)

ACIT faz reunião para discutir melhoria de fluxo na BR-101 em Tubarão

A melhoria no fluxo de veículos na BR-101, no trecho entre a Ponte Cavalcanti e o túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, será pauta nesta quarta-feira à noite na Associação Empresarial de Tubarão (ACIT). Por solicitação do deputado federal, Edinho Bez (PMDB), estarão reunidos representantes do DNIT, Polícia Rodoviária Federal e empresários. A proposta também é discutir melhorias no trevo principal de acesso à cidade. (Fonte: Diário Catarinense)

Carolina Bahia: Levy ou Meirelles?

Petistas ligados ao ex-presidente Lula tentam convencer a presidente Dilma Rousseffa substituir Joaquim Levy por Henrique Meirelles no comando do Ministério da Fazenda. Em uma reunião na Granja do Torto, o ministro Jaques Wagner (Casa Civil) e o ex-titular da Fazenda Antonio Palocci conversaram com a presidente sobre a troca. De acordo com assessores do Planalto que acompanham as negociações, Meirelles, ex-presidente do Banco Central, estaria disposto a voltar à Esplanada, desde que tivesse ainda mais autonomia que Levy. Ele colocaria em prática a receita de Lula, que defende a oferta de crédito como mecanismo de recuperação da economia. Quando presidente do BC, no entanto, Meirelles seguia a própria cartilha, alinhada ao controle da inflação. Quanto a Levy, o ministro está desgastado e enfrenta o fogo amigo diariamente. No Planalto há quem aposte que ele não emplaca 2016 à frente da pasta.

Tentativa – Deputados estão tentando agendar uma reunião entre o movimento de caminhoneiros grevistas e o ministro Jaques Wagner. As lideranças aceitam retirar o pedido de renúncia de Dilma da pauta de reivindicações. (Fonte: Diário Catarinense)

Em meio à recessão, indústria discute saídas

Enquanto esperam soluções do governo, Congresso Nacional e da Justiça para colocar o Brasil num novo rumo e encerrar o quadro de profunda recessão, lideranças industriais do país se reúnem nesta quarta e quinta-feira, em Brasília, para discutir saídas junto com parlamentares, representantes do governo e estrategistas. O fórum é o Enai, Encontro Nacional da Indústria, o mais importante do setor. A expectativa é se empresários vão aumentar o tom nas cobranças a representantes do governo a políticos porque o setor está derretendo há anos e ninguém sabe até quando será possível levar o atual quadro sem uma convulsão social. O palestrante da abertura será o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. A abertura terá o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade; o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto; e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.
No primeiro painel da tarde, com o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Glauco José Côrte, é um dos convidados para fazer perguntas. O tema de Meirelles será Os cenários da economia brasileira. Temas como equilíbrio fiscal, carga tributária, infraestrutura e competitividade serão abordados.
Normalmente otimista, Côrte vê números mais preocupantes do setor no Estado. Ontem saíram os dados regionais do IBGE sobre produção industrial que mostram crise profunda também em Santa Catarina. O Estado registrou -0,7% em setembro frente a agosto com ajustes sazonais e -11,6% frente ao mesmo mês do ano passado. No ano o recuo é de -7,4% e em 12 meses, -6,4%. Entre os setores que mais caíram em setembro frente ao mesmo mês de 2014 está o de máquinas e materiais elétricos (-26%), produtos têxteis (-23,3%), metalurgia (-20,1%) e material plástico (-16,6%).
Bill Clinton em
rasília – Surpresa aos participantes do Encontro Nacional da Indústria (Enai), que abre nesta quarta-feira em Brasília. O encerramento do evento, amanhã, às 10h, será com palestra do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Organizado pela Confederação Nacional da Indústria, o evento tem como tema central Brasil: ajuste e correção de rota. Como está difícil melhorar o ambiente econômico nacional, o jeito é buscar inspiração no exterior, com o competitivo modelo americano. (Fonte: Diário Catarinense – Estela Benetti)

Vereador quer CPI do transporte em Blumenau

Bateu na trave a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores de Blumenau para investigar irregularidades no contrato de concessão do transporte público da cidade firmado entre a prefeitura e o Consórcio Siga.
O vereador proponente, Ivan Naatz (PDT), chegou a reunir as cinco assinaturas necessárias, mas um dos vereadores recuou e pediu para retirar o nome dele quase no fim da sessão.
Como o pedido de retirada da assinatura veio depois de oficializado o requerimento, ficou a dúvida se a assinatura pode ou não ser retirada, o que inviabilizaria a CPI. Decisão está com a assessoria jurídica do Legislativo. A Câmara de Blumenau está há 15 anos sem aprovar uma CPI. (Fonte: Diário Catarinense)

Corredor de ônibus voltará a valer em toda a extensão da avenida JK, em Joinville

A Justiça aceitou pedido de reconsideração da prefeitura de Joinville e derrubou a decisão que havia determinado o retorno das vagas de embarque e desembarque de veículos na avenida JK, uma das mais movimentadas da cidade, em frente ao Colégio dos Santos Anjos. Assim, o corredor de ônibus voltará a valer em toda a extensão, assim que for refeita a sinalização.
A liminar concedida na semana passada foi derrubada com a alegação de que o interesse público se “sobrepõe” ao interesse privado. Por enquanto, as vagas de embarque e desembarque estão valendo até que as placas do corredor sejam instaladas novamente. No mês passado, a polêmica do corredor provocou manifestações contra e a favor das vagas de embarque e desembarque. (Fonte: Diário Catarinense)

Sem equipamento para operar em dias de chuva, aeroporto de Jaguaruna tem prejuízos

Ainda sem a autorização para operar por instrumentos, o Aeroporto de Jaguaruna segue sem fazer voos em dias de chuva. Com déficit de aparelhos, os voos são controlados por rádio, por isso as condições de pouso e decolagem dependem da visibilidade.
De um mês pra cá, foram nove dias parados. Considerando que só tem voo de segunda a sexta-feira, foi quase metade do mês sem o serviço. Por causa da chuva, na última semana, o terminal só operou na sexta-feira. A previsão é que no dia 10 de dezembro ocorra a homologação dos equipamentos, o que vai evitar os cancelamentos.

Voos extras – Com a possibilidade de aumentar o número de passageiros no verão, a TAM deve fazer voos extras aos domingos no período de 20 de dezembro até 17 de janeiro, com chegada de São Paulo às 11h30min e retorno ao meio-dia. A informação ainda não consta no site da empresa, mas isso pode se tornar frequente, caso a demanda seja a esperada em Jaguaruna. Mesmo com os últimos cancelamentos, os voos têm se mantido com lotação máxima. (Fonte: Diário Catarinense)

Pedágio de Bombinhas volta a ser cobrado no domingo com novas regras

O pedágio ambiental de Bombinhas volta a ser cobrado neste domingo, 15 de novembro, com novidades. Uma alteração na lei vai permitir que os proprietários de imóveis que não têm carros emplacados na cidade possam cadastrar quantos veículos quiserem para obter gratuidade _ desde que estejam em seu nome.
A legislação permitia, até então, apenas um carro por proprietário. A limitação provocou ações judiciais movidas por donos de imóveis de veraneio, que acabaram conquistando na Justiça o direito à gratuidade (vale lembrar que, para quem tem carro emplacado em Bombinhas, a gratuidade é automática).
Haverá também mais pontos de registro das placas dos veículos que entram na cidade para cobrança. Quando a taxa voltar a valer o acesso alternativo a Bombinhas, pelo Morro de Zimbros, terá equipamentos instalados. Com isto, todos os pontos de entrada e saída do município estarão cobertos.
A boa notícia é que, agora, os valores do pedágio serão arredondados para baixo. A taxa para os carros, por exemplo, passará de R$ 21,83 para R$ 21,50. Para motos, a redução é de R$ 2,73 para R$ 2,50.

Cobrança – O município ainda tem a arrecadar com o pedágio R$ 3,5 milhões, que não foram pagos na última temporada. A prefeita Ana Paula da Silva (PDT) afirmou ontem que, enfim, conseguiu firmar o convênio necessário para o envio da cobrança pelos Correios. A expectativa é que isso ocorra até o fim deste mês. (Fonte: Diário Catarinense)

Obras do mirante da Serra Dona Francisca devem ser retomadas nos próximos dias

Removido desde abril, após interdição pelo próprio Deinfra, o mirante de madeira da Serra Dona Francisca ainda não foi reconstruído. A expectativa é de conseguir a liberação do repasse nos próximos dias. Nesta semana, começa a recuperação da iluminação da estrada entre Joinville e Campo Alegre. Mais da metade das lâmpadas estão queimadas naquele trecho da SC-418.

Na Justiça – Em ação inédita em Joinville, as empresas do transporte coletivo querem garantir na Justiça o aumento da tarifa pelos índices determinados pela planilha, a chamada tarifa técnica. A 1ª Vara da Fazenda Pública determinou prazo de 72 horas, a partir da notificação, para a prefeitura se manifestar sobre o pedido das concessionárias. A tarifa custa hoje R$ 3,25 em Joinville para a compra antecipada. (Fonte: A Notícia)

O debochado

Chega a ser superlativamente inacreditável que um deputado com o “prontuário” do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, continue lépido e fagueiro desfrutando o mandato e — o que é pior — o poder de mando da chefia do Legislativo e de terceiro nome na ordem da sucessão republicana.
Em qualquer democracia medianamente séria, teria o mandato cassado e os direitos políticos suspensos. No Japão, de pura vergonha, cometeria suicídio, seguindo a lei do bushido, o código de honra dos samurais, sobre o qual se assenta a ética e a moral do país. Código que recomenda ao vivente lealdade, coragem, justiça, educação, humildade, compaixão e, acima de tudo, viver e morrer com dignidade.
Aqui, o deputado se sente no direito de espancar a inteligência do povo brasileiro e proclamar que não é dono da dinheirama flagrada em suas contas suíças, produto da fonte imunda das propinas.
Pior: debocha dos neurônios dos seus concidadãos, considerando que toda a nação brasileira é constituída de néscios e mentecaptos, incapazes de entender o que está mais cristalino do que água: o dinheiro da Suíça só tem um titular — ele.
Achando-se o único ser inteligente da paróquia, o parlamentar — que não conhece os limites para a falta de vergonha — veio a público dizer a seguinte incoerência:
— Não é o “dono” do dinheiro, é apenas o seu beneficiário e usufrutuário…
Diz que o dinheiro não é dele — mas da entidade financeira constituída para administrá-lo, o “trust”. Ora, constituir um ente jurídico para administrar seu dinheiro é a maior confissão de que o dinheiro é seu. Só o dono do dinheiro poderia fazê-lo. O que em nenhuma hipótese significa que o mesmo deixe de ser “seu”.
Estranha conta: o titular diz que o dinheiro “não é seu”, mas só ele pode movimentá-lo…
A ignomínia em que vive o parlamento brasileiro, presidido por um finório, compromete toda a sua reputação, com a maioria dos deputados conformada com essa liderança do mal. Fica difícil imaginar um parlamentarismo tupiniquim. Já imaginaram um Eduardo Cunha como “primeiro-ministro”? Ou um Renan Calheiros? Um Collor? Ou, quem sabe, aquele ex-deputado da motosserra Hildebrando Paschoal, usando a peruca branca do presidente dos Comuns (o Speaker), adaptada como cocar do premier brasileiro? Benjamin Disraeli teria uma síncope e Winston Churchill se engasgaria com o charuto. (Fonte: Diário Catarinense)

Compartilhe este post