ANTT publica planilha para cálculo do frete

ANTT publica planilha para cálculo do frete

Brasília, 25.9.15 – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou a planilha de simulação de custo de frete do transporte rodoviário de carga. Durante a greve do início do ano, os caminhoneiros reivindicaram uma tabela de frete. Mas, o governo alegou que não pode intervir nas relações do mercado e apresentou esta planilha referencial.

Trata-se de um arquivo de Excel bem fácil de utilizar. Basta inserir as informações que são calculados na hora os custos do frete por tonelada e total. São 40 campos que precisam ser preenchidos com dados sobre os preços do caminhão (zero e de revenda), mão de obra, encargos sociais, impostos, seguros, diesel, Arla 32, óleo de motor, lubrificantes, lavagem do veículo, pneus, tempo de carga e descarga, entre outros.

Para calcular a remuneração do capital, a planilha pede o último rendimento da poupança, informação que pode ser obtida no site do Banco Central. O último, referente ao dia 23 de setembro, é de 0,6818%

Presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de São Paulo (Sindicam-SP) e integrante do Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Carga, Norival de Almeida Silva considera que a planilha é um avanço. “A categoria queria uma tabela impositiva, mas a lei não permite. Pelo menos temos agora um parâmetro”, avalia. Ele ressalta que boa parte dos caminhoneiros não está acostumada a fazer contas, “mas está na hora de começar”.

A planilha tem como base a resolução_4810 ANTT, que estabeleceu a metodologia e os parâmetros para cálculo dos custos de frete. A tabela vale só para cargas do tipo lotação e não inclui lucros. Quem quiser fazer sugestões de aprimoramento da planilha deve encaminhar para a ouvidoria@antt.gov.br .

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A PLANILHA
Fonte: Nelson Bortolin/Revista Carga Pesada

Compartilhe este post