Chapecó e Criciúma, 3.6.15 – A mobilização em torno do propósito do Maio Amarelo de reduzir os acidentes de trânsito, o número de mortos e de feridos realizada pelas unidades do Sest Senat em Santa Catarina teve como foco os multiplicadores das informações. Para isso ocorreram atividades nas escolas, entrega de material sobre o tema nas ruas, caminhadas, simulação de acidentes, blitze e distribuição do fitilho amarelo entre trabalhadores do transporte usarem durante o mês. O Sest Senat Criciúma decidiu chamar a atenção para o problema da violência no trânsito usando a arte. E o Sest Senat Chapecó reuniu empresários e condutores do transporte escolar do município, no auditório da Unidade, para falar do tema.
A palestra Maio Amarelo: conscientização no trânsito foi ministrada pelos professores Dilaite Aparecida Andreatta da Silva e Pedro Antonio Conte, no dia 26 de maio, às 9 horas. Deram ênfase nos altos índices de mortes no trânsito, sobre prevenção e causas. Com uma linguagem descontraída Dilatou reforçou os meio que motoristas e passageiros tem para prevenir acidentes como nunca dirigir após ingerir bebida alcóolica; usar cinto de segurança para evitar ferimentos; cadeirinha para preservar a vida das criança e no caso dos motoqueiros, o capacete.
Participaram da conversa o Comandante dos Agentes de Trânsito Alaor do Amaral e o Capitão da Polícia Militar, Rafael Mateus. Eles reforçaram o deve dos condutores e dos pedestres de cumprir a legislação, explicara o trabalho de fiscalização e sobre as infrações, mas principalmente educação no trânsito que nada mais é que o conhecimento e a prática das regras de transito e de civilidade na sociedade.
Atenção: faixas de pedestres com arte
O Sest Senat Criciúma e o Departamento de Trânsito de Içara, município vizinho à Unidade decidiram levar a arte nas faixas de pedestres para chamar a atenção dos moradores. O final da campanha aconteceu, no dia 30 de maio, no centro da cidade com a contribuição dos artistas do grupo Grafite que levaram o projeto Arte na Faixa. Eles criaram obras de arte faixas que chamaram a chamara a atenção dos motoristas e pedestres.
Muitos pararam para admirar a criação e queriam saber o motivo, conta a diretora da Unidade, Clenira Ribeiro Alves. Nessa etapa entrou em ação as equipes dos folhetos e das informações sobre a campanha e um alerta sobre os altos índices de mortes e feridos nas estradas e nas vias urbanas. “É a primeira vez que Içara nos convida para essa ação e a forma de falar sobre segurança no trânsito chamou a atenção das pessoas para o Maio Amarelo”, afirma Clenira. Fonte: JP/Imprensa Fetrancesc/Sest Senat. Fotos: Divulgação Sest Senat.








