Clipping Imprensa – Alerta sobre o modelo de concessão de rodovias

Clipping Imprensa – Alerta sobre o modelo de concessão de rodovias

Florianópolis, 22.5.15 – Presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, está advertindo Santa Catarina do novo programa de privatização de rodovias federais que será lançado pelo governo Dilma. Ele prevê outorga – e não concessão – das estradas, com licitação para compra das rodovias. Se o trecho sul da BR-101 entrar neste pacote, o custo futuro do pedágio vai nas alturas. Coluna Moacir Pereira/DC

O valor

Em reunião da Câmara Interamericana de Transportes, em Quito, Pedro Lopes alerta que a privatização da BR-101 não será nos termos do trecho norte, sob concessão, para conservação. Não houve outorga da rodovia. Já no percurso sul, se for privatização com outorga, o pedágio começa com os R$ 2 bilhões já investidos pelo governo federal. Coluna Moacir Pereira/DC.

União mostra pressa para adotar novas concessões em rodovias do Estado

Apesar de a União mostrar pressa para adotar novas concessões em rodovias do Estado, o setor de transporte quer discutir o tema. O presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, avisa que o setor de transporte vai participar de perto desse processo. A preocupação é com possível cobrança da outorga que resultou em pesadas tarifas de pedágios aos usuários. Pedro Lopes disse que até é a favor que se conceda ao setor privado, porque o governo não vai fazer mesmo. Mas lembra que tanto a BR-280 como a BR-470 tinham recursos previstos no PAC e deveriam estar quase prontas. Coluna e Blog Estela Benetti.

Rodovias: internauta ratifica críticas

“Muito pertinente a colocação do deputado e seu comentário Moacir. Todos os que utilizam as marginais percebem a falta de importância dada ao trânsito local. Se em todos os pontos da marginal fosse feito um planejamento simples de manter duas faixas de rolamento e em alguns pontos necessários, fossem criadas faixas de aceleração e desaceleração (3ª pista na marginal), formando três faixas em alguns pontos, o fluxo andaria Muito melhor. O que foi feito, priorizar o fluxo da BR-101 em total detrimento do transito nas marginais é um desrespeito com o cidadão. Vários são os afunilamentos de duas para uma pista em locais onde faltou apenas asfaltar uma terceira pista para desaceleração. As filas se acumulam e simplesmente não anda. Um verdadeiro A-B-S-U-R-D-O! ! ! ! !
Wilson Tabajara.”

Aeroporto: a enganação continua

No último contato com o governador Raimundo Colombo, a presidente Dilma Rousseff confirmou que o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, seria privatizado, com sua inclusão no pacote de novas concessões federais. O ministro Eliseu Padilha chegou até a mencionar datas: segundo semestre. Coluna Moacir Pereira/DC


Os fatos dizem o contrário. Em primeiro lugar, Santa Catarina, em termos de aeroportos, continua discriminada. O aeroporto de Navegantes é internacional só na retórica. Lula anunciou sua internacionalização com foguetório, mas não houve nenhuma melhoria. Joinville sofreu durante décadas com falta de equipamentos para operações de pouso e decolagem. O regional de Jaguaruna levou anos para ser liberado. Coluna Moacir Pereira/DC

O novo aeroporto Hercílio Luz é projeto com mais de 15 anos. Nos planos da Infraero, o campeão nacional da embromação. O projeto arquitetônico foi aprovado em 2004. O contrato do terminal, assinado com a Espaço Aberto, foi rescindido. Mas vai para a esfera judicial. A Espaço Aberto entra na próxima semana na Justiça Federal contra a rescisão. Coluna Moacir Pereira/DC

O que a Infraero e o governo federal vão fazer para promover a licitação com pendência judicial ninguém sabe. A única certeza que se tem é que pelo menos nos próximos três anos Florianópolis continuará tendo o pior aeroporto do Brasil. Coluna Moacir Pereira/DC


Água aumenta

Pedido de reajuste das tarifas de água e esgoto, feito pela Casan à Agência Reguladora de Serviços de Saneamento (Agesan) e à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), de 13,24%, já está sendo examinado. As duas agências têm 30 dias para uma decisão. A principal justificativa da Casan: aumento da energia elétrica. Gastava R$ 53 milhões por ano e agora tem despesa superior a R$ 94 milhões. Coluna Moacir Pereira/DC

Pioneirismo

Empresa de previdência privada, a Previsc atende funcionários do sistema Fiesc e se expandiu para cinco Estados. Tem ativos de R$ 874 milhões. Com a criação ontem do IndústriaPrev, pelo Ciesc, 800 mil empregados das indústrias de SC também poderão contar com previdência complementar. O presidente do Conselho da Previsc, Ulrich Kuhn, comemorou o pioneirismo. Coluna Moacir Pereira/DC

Avaliação

Secretário da Educação, Eduardo Deschamps, anunciou que vai analisar pedido do Sinte de nova retomada das negociações. Informou que reuniões anteriores encaminharam o fim da greve, rejeitado em assembleia. E que vai ouvir os deputados que participaram dos últimos entendimentos com os professores e o governo estadual. Coluna Moacir Pereira/DC.

Justiça

Está sendo examinado pelo desembargador Jorge de Borba pedido do Sinte para proibição da contratação emergencial de professores, visando a preencher as aulas dos grevistas. O governo diz que 2 mil professores faltam às aulas, 700 na região de Criciúma. O Sinte contesta, mas não informa qual o número de grevistas. Coluna Moacir Pereira/DC.

Mérito

Primeiro engenheiro agrônomo de Modelo, no Oeste catarinense, Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora), recebe hoje a Medalha do Mérito Industrial da CNI, a maior condecoração da Confederação Nacional da Indústria. Lanznaster comanda desde 2007 uma das maiores cooperativas do país. Modernizou e ampliou suas atividades, expandiu suas vendas no exterior e a projetou em todo o Brasil. Coluna Moacir Pereira/DC

Como a indústria investe para competir globalmente

Neste período de comemorações dos 65 anos de atuação, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), fundada em 25 de maio de 1950, investe em várias frentes para que o setor de transformação consiga disputar mercados com os principais competidores globais. Apesar de o governo federal atrapalhar muito por gerar crises em função de gastos acima do limite e outras políticas equivocadas, a Fiesc investe na disseminação da cultura da inovação nas empresas, em educação técnica de qualidade, extrapola suas fronteiras com o movimento A Indústria pela Educação, se coloca como uma das protagonistas mundiais de ações pela promoção da saúde e bem-estar no trabalho, incentiva setores com maior potencial de futuro e pressiona mais para destravar a infraestrutura, mesmo que seja com recursos privados via concessão. Esse conjunto de ações que tem à frente o presidente da federação, Glauco José Côrte, já colabora para resultados da indústria acima da média do país, mas vai gerar efeitos mais transformadores no médio prazo. É correta a estratégia de envolver diversos públicos. Um exemplo foi a nomeação de 32 jovens embaixadores (foto) de diversas regiões do Estado para difundir práticas que melhoram a qualidade da educação. E o trabalho de promoção da saúde nas empresas abraçado com intensidade pela federação por meio do Sesi/SC surpreendeu líderes mundiais do bem-estar e resultou, esta semana, na nomeação de Côrte como Embaixador Global para a Promoção da Saúde e do Bem-Estar no Ambiente de Trabalho. Tudo isso sinaliza que daqui a alguns anos, pelo menos Santa Catarina terá mais condições de competir com americanos, europeus, chineses, japoneses e coreanos. Coluna Estela Benetti/DC

Saúde animal

O Estado receberá a certificação internacional como zona livre de peste suína clássica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A entrega será na 83ª Assembléia Mundial em Paris,que começa domingo. – Pela primeira vez a OIE certificará países ou zonas livres de peste suína clássica – disse o vice-governador Eduardo Moreira, que vai a Paris. Coluna Estela Benetti/DC

Mais impostos

O governo sinalizou que aumentaria impostos e ontem confirmou. Para atingir as metas do ajuste fiscal, a presidente Dilma sancionou MP que vai elevar de 15% para 20% a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido de bancos, de 15% para 20%. O que se espera é que não transfiram isso aos consumidores porque eles têm registrado lucro alto. Coluna Estela Benetti/DC

Futurista

Palestrantes da Jornada da Indústria, ontem, o economista Luiz Carlos Mendonça de Barros e o cientista político Carlos Melo traçaram cenário de crise para os próximos dois anos. Melo apontou erros de Dilma como a política fiscal e falta de liderança. Barros avaliou que esse governo encerra ciclo de 10 anos de bonança e disse que o PT vai acabar. Coluna Estela Benetti/DC

Sustentável

Duas informações importantes, para os que buscam um planeta sustentável. No SE 4 ALL – o fórum da ONU que acontece essa semana em Nova York, os destaques são a geração solar e a substituição de combustíveis fósseis. As informações são de Mauro Passos, presidente do Instituto Ideal, que participa do evento nos Estados Unidos. Coluna Estela Benetti/DC

Inovação

A Unisul Tubarão, mais a prefeitura, Associação Comercial e Industrial, Associação de Jovens Empresários e a Ampe realizam seminário sobre inovação dias 27 e 28 de maio, aberto a interessados. O palestrante será Jorge Audy, da PUC do RGS que estuda a relação entre empresas, universidades de governo em prol do desenvolvimento. Coluna Estela Benetti/DC

Com Gerdau

O empresário Jorge Gerdau gostou do que ouviu do presidente do Excelência SC, Amandio João da Silva Júnior, sobre os objetivos do movimento em favor da competitividade. Em reunião em SP, Gerdau elogiou as sugestões levadas pelo empresário de SC para incluir pequenas empresas. O empresário Andre Gaidzinski participou do encontro. Coluna Estela Benetti/DC

Lideranças aprovam planos para concessão da BR-280

A futura concessão da BR-280 à iniciativa privada, no trecho entre São Francisco do Sul e Porto União, foi entendida de duas maneiras por lideranças políticas e empresariais do Norte. A primeira é que se trata da melhor alternativa à falta de recursos públicos. Consequentemente, cabe ao governo federal definir rapidamente um modelo para agilizar o processo de duplicação.

Clique aqui e confira a página especial sobre a BR-280 

— Já perdemos oito anos de promessas – diz João Martinelli, da Associação Empresarial de Joinville (Acij). Segundo ele, é preciso que o modelo seja eficiente e comprometido do começo ao fim.

— Não adianta publicar editais e depois ficar ditando tarifas. O governo pode e deve evitar abusos, fazer uma intervenção controlada. O que nos interessa é ver a rodovia duplicada o mais rapidamente possível – conclui.
A BR-280 faz parte de um pacote de concessões anunciado pelo pelo governo federal na presença do governador Raimundo Colombo. Cinco trechos serão concedidos à iniciativa privada até 2016, sendo que quatro deles estão incluídos no programa de concessões que a presidente Dilma Rousseff lançará em junho.
Para o governo do Estado, que sugeriu a concessão e reivindicou a medida junto ao governo federal, o objetivo tem de ser acelerar os investimentos nas obras de duplicação, aumentar a segurança e a qualidade do transporte.
— Santa Catarina está crescendo muito, e essas rodovias federais são nossos eixos principais – disse Raimundo Colombo.
Para Luiz Kunde, presidente da CDL de Joinville, a medida é acertada e deveria basear outras decisões. Porém, cabe às entidades manter a pressão.

— Aprovo 102% a política de concessões. Acho que é uma medida simples, objetiva e eficaz de resolver o problema dos transportes. O que nós podemos e temos de fazer é manter a vigilância para que isso ocorra de fato. E rápido — disse Luiz Kunde.
O prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira, diz que se a obra está sendo feita com dinheiro público, não é uma boa decisão entregar a estrada pronta, duplicada, à iniciativa privada.
— O mais correto seria o ganhador da licitação fazer a obra por completo e imediatamente. Depois de tantos embates, de tantas promessas, quando voltamos a ter uma leve expectativa do início efetivo da obra, nos deparamos com uma situação injusta da utilização de dinheiro público para fazer a rodovia e, posteriormente, entregá-la para uma concessionária.
Ele não preside mais a Amunesc, mas exerce um papel de liderança entre os prefeitos que reivindicam a obra. Fonte Lenadro Junges/A Notícia

Observatório Nacional de Segurança Viária lança curso para pedestres em Blumenau

Blumenau registrou 267 pedestres mortos no trânsito entre os anos de 1999 a 2013. Destes, 174 eram homens e 93 eram mulheres. Os idosos compõem a faixa etária (60 a 80 anos ou mais) mais vitimada e mais fragilizada, com 72 óbitos. Adultos jovens de 20 a 29 anos (no auge da idade econômica produtiva) compõem a 2ª faixa etária mais vitimada, com 40 mortes.

Como a situação em Blumenau reflete a acidentalidade de pedestres no país, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), parceiro do Movimento Internacional Maio Amarelo, lança uma nova ação de conscientização: um curso gratuito online para pedestres.

O curso Pedestre: Atitude Positiva é um treinamento para pedestres pela internet que promove e dá acesso à informação, orientações e educação para o trânsito para a população. São 1.000 senhas gratuitas para o curso e as inscrições podem ser feitas no link do Maio Amarelo. Fonte: Jornal de Santa Catarina.

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