A Autopista alega que não pode bancar a obra por ela não estar prevista no contrato de concessão da rodovia e que cabe à agência e ao município decidirem sobre a execução. Uma consulta sobre a possibilidade de o município assumir os trabalhos já foi feita pela ANTT à prefeitura de Itajaí. O prefeito Jandir Bellini afirma que pediu para a equipe de engenharia fazer um levantamento de custos do projeto, mas não garante que vai assumir as melhorias.
— Primeiro temos que saber o custo da obra, onde vamos conseguir esse dinheiro e ter a autorização legislativa — destaca.
Bellini critica que o investimento e execução da obra tenha que ficar com a cidade. Ele argumenta que rodovia Jorge Lacerda é de responsabilidade do Estado, enquanto a BR-101 é federal e está sob concessão da Autopista.
— Na próxima semana vamos nos reunir com a ANTT e Autopista para discutir a questão da execução. Claro que o município tem interesse na obra, porque os veículos que passam por ali movimentam nossa economia, mas antes temos que analisar os custos — completa.
Autor de requerimentos cobrando melhorias no trevo, o vereador Antônio Aldo da Silva (PP) acompanha a situação da rodovia desde o ano passado e, inclusive, participou de um protesto com moradores. O parlamentar acredita que, dependendo do valor, o município tem condições de assumir os trabalhos.
— Vamos conversar com a ANTT sobre isso, mas acho que seria uma forma de agilizar as melhorias — opina.
A reportagem tentou contato com a ANTT, mas até o fim da tarde de ontem o órgão não havia se manifestado sobre o assunto.
Entenda o caso
Com fluxo intenso de veículos, o trevo da rodovia Jorge Lacerda com a BR-101 registra congestionamentos diários na entrada para Itajaí. Além do movimento de carros e caminhões, pedestres precisam se arriscar atravessando a rodovia estadual, que não possui faixa de segurança, semáforo ou passarela próxima.
Um grupo de trabalho formado pela Autopista Litoral Sul, polícias, prefeitura de Itajaí e ANTT foi montado em setembro do ano passado para discutir como melhorar o tráfego na região.
Na época os técnicos apontaram que uma das soluções para o local era a implantação de retornos funcionais. As melhorias ficariam embaixo do viaduto, apenas com restrição de altura, e eliminariam parte do movimento da rótula, direcionando-o para as marginais da BR-101.
Após ter o projeto básico aprovado, a Autopista passou a desenvolver o projeto executivo completo da obra, que foi entregue ontem à prefeitura de Itajaí. Fonte: Sol Diário. Foto Marcos Porto/Sol Diário