O Pronatec é o reflexo da gestão*

O Pronatec é o reflexo da gestão*

Florianópolis, 26.6.14 – Faço uma comparação do ambiente do jogo do Brasil no estádio do Corinthians, em São Paulo e a formatura das turmas do Programa Nacional do Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em especial a nossa no CentroSul, em Florianópolis, no dia 6 de junho.
Em ambos esteve presente a presidente da República, Dilma Rousseff. No Itaquerão, vaias e palavras ofensivas a mais alta autoridade do país. Vaiar faz parte da democracia, muito embora seja desrespeito à autoridade. Agora, ofender como foi o caso, com imagens transmitidas para todo o mundo e na presença de autoridades convidadas, foge ao controle e ao respeito. A presidente é a autoridade maior, é a República, representa todos os poderes. Sinto que pelos reflexos, embora não queira demonstrar, a mágoa interna não lhes permite assimilar. E com toda a razão.
Tenho a certeza que na solenidade como foi a formatura do Pronatec, a alegria que ela sentiu naquele momento, do qual compartilhamos, a presidente não esquecerá. Um auditório repleto, aplausos, interação e convívio pessoal. Uma plateia jovem, vislumbrando o seu futuro promissor e de sucesso. Tenho certeza, que assim como todos nós que lá estávamos, também saíram de lá realizados.
Onde está a grande diferença, visto que nos dois casos houve investimento do governo. A gestão dos que consagraram o propósito do governo. No segundo caso, destinou-se recursos que foram aplicados integralmente. Os gestores foram os empresários que conduzem o Senat, Senai, Senac e Senar e gestores dos Institutos Federais. E ainda, os administradores do Sistema S com seus professores, seus instrutores, que também estavam no CentroSul mostrando ao governo que os recursos vindos das contribuições sindicais e da arrecadação de impostos foram rigorosamente respeitados.
E os formandos sabiam disso. A ênfase que a presidente Dilma Rousseff dá ao Pronatec, garantindo a sua continuidade é mais importante do que o dado à sobrevivência social que é o inverso do recurso aplicado na educação desses jovens especialmente, por abrir caminho para o seu sucesso profissional.
Investir no saber e de como fazer é investir no futuro e na realização pessoal de cada um.
* Pedro Lopes – Presidente Fetrancesc
Fonte: Diário Catarinense

Compartilhe este post