Viação Metropolitana de Fortaleza (CE) é a campeão da Copa Sest Senat de Futebol Society 2013

Viação Metropolitana de Fortaleza (CE) é a campeão da Copa Sest Senat de Futebol Society 2013

Florianópolis, 28.10.13 – Com uma vitória de virada o Viação Metropolitana de Fortaleza (CE) é a campeã da Copa Sest Senat de Futebol Society 2013, neste domingo no campo do Trevo de Jurerê, em Florianópolis (SC). O time cearense depois de terminar o primeiro tempo perdendo por 5×1 para a equipe de Viação Campos Gerais de Ponta Grossa (PR), retornou para a segunda etapa jogando melhor, dominando o jogo e fazendo gols. Venceu por 8×5 e levou a taça. Para o artilheiro da competição, José Marconi da Silva Maciel, o placar só mudou quando os jogadores pararam de reclamar um do outro e se concentraram em fazer o que eles sabiam que era jogar futebol. Também contaram com o apoio da torcida e do time da Praia Grande de Simões Filho (BA), que jogou junto das arquibancadas.

Fogos e papel picado para comemorar o título

Receberam a taça de campeão do presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina e do Conselho Regional do Sest Senat Santa Catarina, Pedro Lopes. Antes da premiação Lopes disso aos atletas que um evento desse porte é um incentivo da aproximação do trabalhador do transporte com o esporte e com a descontração e o lazer.
Para Lopes, é fundamental as empresas motivarem seus colaboradores a participar desses encontros promovidos pelas unidade do Sest Senat e principalmente, fazer uso dos espaços de esporte e lazer nas unidades como forma de integração, mas principalmente para que o trabalhador aproveite suas horas de lazer com os colegas e a família.
Falou ainda que quando se fala em transporte muita gente só vê o caminhão na estrada, mas não sabe que existe a outra parte da estrutura, o trabalhador e o Sest Senat com seus serviços e atividades para promover a qualidade de vida. Parabenizou as equipes pelo empenho em participar do evento e pela distância, Acre, Ceara e Bahia e as torcidas pelo bela disputa e pelo congraçamento. Disse ainda que vai relatar na próxima reunião do Conselho Nacional do Sest Senat, sobre o trabalho que é feito pelos dirigentes em todo o Brasil.

Dirigentes do Sest Senat entregam a medalha aos vencedores

Os atletas receberam medalhas dos dirigentes do Sest Senat das unidades de Santa Catarina e de outros estados. Bem como os atletas vice-campeões e o terceiro lugar Praia Grande de Simões Filho (BA). O quarto colocado foi a equipe Amigos da Baixada – Mototaxi de Rio Branco (AC).
O time vencedor depois do apito final a comemoração foi rápida, O grupo de ajoelhou próxima a goleira na parte esquerda do campo com a bandeira do estado no centro e fez uma análise da partida, especialmente sobre o fraco desempenho no primeiro tempo e o despertar do segundo tempo. Houve despedida de um atleta e orações e agradecimento a Deus pela vitória.

“A melhor experiência que já tive”, disse o goleiro

Um dos mais festejados era o goleiro do Ceará, o motorista Antônio Maciel Figueiredo, pelas defesas e pela vibração em campo. Ele, depois de jogar sete partidas em sete cidades em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Macapá, Maceió, Vitória e Florianópolis, conclui que “foi a melhor experiência que eu já tive. Conheci pessoas diferentes, sotaques diferentes, pessoas humildes e acho que deixamos boa impressão e é isso que conta. O título se deve à nossa união e essa corrente que fizemos e prometemos que não iria se quebrar”.
O atacante do Viação Campos Gerais, Vítor Hugo dos Santos, que é motorista em Ponta Grossa (PR), apesar de perder a partida e a taça, disse que a equipe ficou satisfeita com o resultado, porque no ano passado, “a gente tropeçou um pouquinho antes, mas desta vez deu tudo certo e ficamos entre os quatro melhores e conquistamos o vice-campeonato. É o que basta”. Sobre perder depois de estar vencendo por 5×1 o atleta acredita que a causa da derrota foi o cansaço do grupo no segundo tempo.
A prática do esporte é uma motivação para o trabalho e garantia de manter o emprego disse o goleiro do Amigos da Baixada, o cobrador Lucas Santiago Santos. “Essas competições facilitam para muita gente, porque a maioria está empregada graças ao futebol, hoje. Poderia estar empregado, mas não bem como estamos. Porque relaxa, motiva, permite estar com a família, enfatizou ele. O atleta disse que em relação ao ano passado que saiu da competição logo no começo houve um avanço muito grande por ter vencido a equipe do Acre e ter conquistado o terceiro lugar. E agora, continuam no torneio estadual que está na fase do mata-mata.

Titulo de melhor goleiro e de artilheiro é do Ceará

O campeão conquistou ainda dois troféus, o de melhor goleiro da Copa e o de goleador para José Marconi da Silva Maciel. Os atletas contaram que treinam duas vezes por semana e não deixaram de agradecer às empresas por poder jogar e estar na disputa nacional.
A diretora do Sest Senat Florianópolis, Patrícia Ferreira, que ajudou a coordenar a organização, ressaltou a alegria de ter sido anfitriã da final e do prazer de ver os atletas empenhados em fazer um bom espetáculo no projeto que incentiva a prática esportivas entre os trabalhadores em transporte como forma de melhorar sua qualidade de vida”, afirmou.

Atletas e torcida conhecem um pouco da cultura de Florianópolis

Para o goleiro do Ceará tudo foi perfeito, bem organizada e a disputa bem movimentada. Os atletas e as torcidas que vieram de outros estados puderam conhecer um pouco da cultura de Florianópolis. Na abertura oficial, sexta-feira, às 20 horas, teve apresentação do coral do Sest, apresentação da Maricotinha e um jantar especial para os atletas. No sábado, às 8 horas, um amistoso entre os times campeões pela unidade de Florianópolis, onde se enfrentam a Viação Catarinense (2012) x Prosegur (2013). E teve como árbitro, o personagem Margarida, que se veste de rosa e apresenta performance enquanto apita. Depois, a Viação Metropolitana de Fortaleza (CE) jogou e venceu os Amigos da Baixada – Mototaxi de Rio Branco (AC) e a Praia Grande de Simões Filho (BA) perdeu para a Viação Campos Gerais de Ponta Grossa (PR). 
No domingo, a equipe da Bahia venceu a do Acre ficando com o terceiro lugar. No intervalo, em um grande círculo no centro do campo, houve apresentação do Boi de Mamão, que representa a morte e a ressurreição do boi, e muitas brincadeiras com o público. Paralelo às disputas da Copa, os atletas infantis da escolinha de futebol também entraram em campo, no Campo do Treco de Jurerê para a disputa da Taça da Integração. Os pequenos jogadores do Sest Senat Florianópolis levaram o título, O segundo e terceiro lugar ficaram com as equipes do Cruzeiro. No adulto, o Sest Senat Florianópolis também se sagrou campeão.

Primeira fase da Copa acontece na unidades

A Copa é realizada dentro das unidades do Sest Senat em todo o Brasil. Em Florianópolis, a equipe campeã foi a Prosegur Rota, que disputou a etapa regional contra a vencedora de Chapecó, Ludovico Tozzo. Esta venceu e disputou a etapa nacional, mas foi derrotada pela Viação Campos Gerais de Ponta Grossa (PR).
O projeto que envolveu mais de seis mil atletas em 2013, encerrará em Florianópolis já deixando saudades e marcando um momento especial na vida de cada participante”, enfatizou Patrícia.
Texto e fotos: Juraci Perboni/ Imprensa Fetrancesc

Compartilhe este post