Operação Caminho Livre completa um mês com redução de 50% dos acidentes

Operação Caminho Livre completa um mês com redução de 50% dos acidentes

Florianópolis, 7.1.13 – A Operação Caminho Livre completou um mês na 6ª feira, dia 04/01/2013, com números extremamente positivos, com redução de 50% dos acidentes naquele trecho, em relação ao mesmo período do ano anterior. O primeiro teste foi realizado no dia 14/11/2012.
As filas, antes intermináveis, com até 10km, tiveram uma redução significativa, atingido, em codições normais, no máximo 500 metros.
O tempo médio para transpor este trecho passou de 45 minutos para 7 minutos nos horários de pico.
A via lateral, que apresentava congestionamentos diários entre o viaduto do bairro Roçado e o viaduto do bairro Kobrasol, chegando, às vezes, até a entrada do bairro Kobrasol II, hoje apresenta um ponto crítico na rotatória do bairro Forquilhinhas, porém com congestionamentos de no máximo 300 metros.
Esta redução atribui-se ao novo hábito dos condutores, que agora utilizam a via principal da BR 101, antes congestionada.
Esta Operação foi idelaizada pela PRF, e consiste em liberar o acostamento, no sentido norte-sul, para o trânsito de veículos leves entre os quilômetros 205,5 (entroncamento da via expressa com a BR 101) e 209,5 (Continente Park Shopping) no horário das 06:00h as 23:00h.
Para que fosse possível e seguro colocar em prática a operação, fez-se necessário o fechamento da saída para a via marginal no km 206,5.
(Kobrasol) e do acesso para a principal no km 207,5 (morro do Avaí).
A PRF contou com o apoio da Auto Pista Litoral Sul na implantação das barreiras físicas, sinalização com placas e pintura de faixas, além da alocação dos recursos de guinchos para uma rápida retirada de eventuais veículo quebrados ou acidentados que possam comprometer a fluidez do tráfego.
Fonte: Núcleo de Comunicação Social da PRF/SC

Compartilhe este post