Florianópolis, 12.12.12 -As mamães precisam apelar aos dentistas para que as crianças tornem a escavação dos dentes uma rotina. Essa foi uma das ações dos odontologos que participaram da Ação de Cidadania na Comunidade da Vila Aparecida, promoção da Eletrosul, no ultimo sabado, 8 de dezembro. O Sest Senat Florianópolis contribuiu no ato, além das orientaçõesde saúde bucal, com serviços de fisioterapia e de psicologia.
De acordo com a odontologia do Sest, Alessandra Bernard, as mães levam a criança ao dentista para que ele fale sobre a obrigação de escovar os dentes. Normalmente, nessa idade, há uma dificuldade de quedavam a higiene bucal adequada. “Usamos um macromodelo, uma boca grande para ensinara escovar e passar o fio dental”, disseAlessandra.
Ela disse também que houve muita procura de informações sobre a necessidade de usar o aparelho ortodontico. Alessandra Bernard falou ainda, sobre a importância de os pais ou responsáveis preservaremos dentes de leite ate a idade certa, no mínimo ate os seis anos de idade, porque se extraídos antes podem interferir na formação da arcada. Segundo Alessandra Bernard, pode ainda impedir o nascimento do dente, sair da posiçãoe quando há um espaço os dentes existentes ocupam esse vazio. E acabam interferindo na oclusão. Na ação participou também o dentista do Sest, Clóvis Pratti.
Os fisioterapeutasWagner Machado e Daiane Padilhs e a psicologa, Sandra Padilha,orientaram sobre cuidados do dia a dia para o bem-estar.
Fonte: Juraci Perboni/ Imprensa Fetrancesc
Fotos: Divulgação




