Fetrancesc completa 25 anos de fundação neste domingo, 21 de outubro

Fetrancesc completa 25 anos de fundação neste domingo, 21 de outubro

Florianópolis, 19.10.12 – A Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) completa 25 anos, neste domingo, 21 de outubro de 2012. Na terça-feira, 23 de outubro, haverá uma celebração, com umjantar para convidados, quando serão homenageadas personalidades que participam desta história, no Lira Tênis Clube.
Às 17 horas do mesmo dia, a Fetrancesc será homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que vai prestigiar a entidade, presidente, ex-presidentes e sindicatos associados. O presidente, Pedro Lopes, destaca como fundamental o espaço político conquistado durante esses anos pela Fetrancesc. “Só podemos comemorar esses 25 anos, pois tivemos presidentes, diretores e companheiros e principalmente, fundadores, que lutaram pelo nosso setor. Tudo o que conquistamos foi através de muito trabalho, esforço e dedicação”, assegurou. “Hoje ainda temos o Sest Senat que foi uma grande conquista tanto para o motorista, como para seus familiares”, completou.
O presidente ressalta ainda a implementação da a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários do Transporte de Santa Catarina (Transpocred), que possibilitou o acesso aos serviços financeiros com menor custo. Tem ainda o programa de Revigoramento do Transporte Rodoviário de Carga (Pró-carga), que deu o direito do transportador utilizar os créditos de ICMS.
Essas são apenas algumas das muitas atividades. Mas ainda é necessário um trabalho diário para garantir uma infraestrutura e logística adequada, cobrança justa de impostos e valorização.
Antes de ser criada, a ideia inicial era fundar a Federação do Sul, que tivesse a participação de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Mas, cada estado decidiu fundar sua própria unidade, e por meio dos empresários do transporte e presidentes dos Sindicatos de Itajaí; Paulo Roberto Ávila, de Concórdia; Pedro Rogério Garcia, de Blumenau; Edgar Thomsem, de Joinville; Paulo Duarte e Silva e de Criciúma; José Afonso da Silva Daréla, que no dia 21 de outubro de 1987 foi fundada a Fetrancesc.
Atualmente a Federação é composta por 13 sindicatos pelo Estado. O Settcar, de Catanduvas, Setcesc, de Blumenau, Setcom, de Concórdia, Setplan, de Lages, Setracajo, de Joinville, Setram, de Tubarão, Setransc, de Criciúma, Sindicargas, de Florianópolis, Seveículos, de Itajaí, Sindiplan, de Rio Negrinho, Sindivale, de Canoinhas, Sitran, de Chapecó e Sintravir de Videira.
Hoje a Federação que enfrentou as dificuldades de fundação e das exigência de cada época, pode se orgulhar do crescimento e avanços que conquistou durante os anos. A Federação uniu o setor que estava disperso. E os empresários passaram a ter uma representação junto aos diversos segmentos da sociedade, ressalta um dos fundadores e o primeiro presidente eleito, José Afonso Daréla. Ele lembra que a diretoria da Federação foi uma das mais empenhadas no Congresso Nacional em criar o Sest Senat, que teve a sua criação assinada pelo então presidente Itamar Franco, em 1993. “A Fetrancesc deu identidade ao transporte catarinense”, enfatiza Daréla. “Foi difícil conseguir fundar a Federação. Mas o setor foi bastante unido e tinham os mesmos ideais e ideias, por isso não desistimos”, declarou um dos fundadores, Paulo Roberto Ávila.
O desenvolvimento do setor de transporte cresceu e foi se modificando muito durante os anos. Para o ex-presidente da Fetrancesc, Augusto Dalçoquio Neto, a Federação tem importância muito grande para os empresários do transporte, porque sabe que as questões que interferem na sua empresa tem o acompanhamento direto da entidade.
Dalçoquio Neto observa as mudanças e acredita que a Federação tem sido fundamental nos debates nacionais e dentro da própria Confederação Nacional do Transporte (CNT). “Se com a Federação é difícil, sem ela, seria impossível para transporte nos dias de hoje. Antes para viajar o motorista precisava apenas da carteira de motorista e do documento do caminhão. Hoje, dependendo do produto que estiver carregando, ele tem que andar com uma pasta com 40 licenças e documentos obrigatórios”, explica.
O atual presidente, Pedro Lopes, destaca o espaço político conquistado durante anos pela Fetrancesc. “Só podemos comemorar esses 25 anos, pois tivemos presidentes, diretores e companheiros e principalmente, fundadores, que lutaram pelo nosso setor. Tudo o que conquistamos foi através de muito trabalho, esforço e dedicação”, assegurou. “Hoje ainda temos o Sest Senat que foi uma grande conquista tanto para o motorista, como para seus familiares”, completou.
Além dos sindicatos, a Fetrancesc é filiada à Confederação Nacional do Transporte, Associação Brasileira de Transportadores de Cargas (ABTC) e Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística). Participa do Tribunal Administrativo Tributário, da Junta Comercial, da Camara de ética Tributária, das Jaris, Prodec, do Conselho Estadual de Emprego e Renda, do Cetran, do Fórum de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, do Forúm de Preservação da Vida no Trânsito, entre outros. Fonte: Katherine Dalçoquio da Silva/imprensa Fetrancesc

Compartilhe este post