Frete aumenta 3,6% em setembro

Frete aumenta 3,6% em setembro

Porto Alegre, 8.9.11 – A Comissão de Equilíbrio Concorrencial do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs) esteve reunida na terça-feira, 6 de setembro, com os associados da Entidade,  com a finalidade de discutir as variações de custos dos principais insumos das tarifas de frete e avaliar questões adicionais não contempladas nas planilhas de custo, mas que oneram substancialmente as operações de transporte.
O levantamento feito pelo Departamento Operacionais e Estudos Técnicos e Econômicos da NTC & Logística (Decope), órgão técnico que apura os custos do transporte rodoviário de cargas,  apontou variação no Índice Nacional de Custo do Transporte (INCT), no período de março/11 a agosto/11 em  3,6 %. “O realinhamento dos fretes em setembro, obedece a semestralidade dos repasses, que já é padrão em nossa atividade”, informa coordenador da Comissão de Equilíbrio Concorrencial, Jaime Krás Borges.
Ressalta que precisam ser considerados, que neste mesmo período, fatores que não podem ser medidos tecnicamente tiveram reflexos na diminuição da produtividade dos veículos e, consequentemente, nos custos operacionais. “Dentre estes fatores, podemos citar a restrição à circulação de veículos com carga nos centros urbanos, esperas nas operações de coleta e entrega, entre outros problemas “, enfatiza Jaime Krás Borges.
 Diante desses fatores e acompanhando indicativos da NTC, a Comissão de Equilíbrio Concorrencial divulga o índice oficial de variação do INCT no semestre mar/ago-2011, que foi de  3,6%
 “O SETCERGS recomenda o repasse deste índice nas tarifas de fretes para preservar a rentabilidade das empresas”, complementa Jaime Krás Borges.

Fonte: Wagner Dilélio/Imprensa Setcergs

Compartilhe este post