Florianópolis, 18.11.10 – A Fetrancesc, Sest Senat e Despoluir integram o grupo de 30 entidades da Grande Florianópolis que promovem neste domingo, dia 21 de novembro, na Beira-mar Norte, junto ao Koxixos, o Dia Mundial em Memoria das Vítimas do Trânsito (veja programação mais abaixo).
Trânsito mata perto de 1,3 milhão de pessoas por ano no mundo e fere e incapacita outras 50 milhões
A violência no trânsito mata todos os anos quase 1,3 milhão de pessoas, fere e incapacita mais de 50 milhões e é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 20 aos 24 anos. Em outubro de 2005, a Assembléia Geral da ONU aprovou uma resolução conclamando todos os países para que instituíssem o terceiro domingo do mês de novembro de cada ano como o dia dedicado à memória das vítimas da violência sobre rodas.
A DATA – Essa data foi concebida para garantir que haja mobilização da sociedade contra essa violência e para confortar as centenas de milhares de parentes e amigos das vítimas que sofrem e sofrerão para sempre as consequências materiais, sociais e principalmente emocionais desses eventos trágicos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as demais instituições mundiais ligadAs à segurança na circulação viária incentivam, os governos e as organizações civis em todo o planeta, que celebrem festivamente essa data, não só como uma forma de mobilização social e de homenagem aos entes queridos vitimados pela violência viária, mas como uma legítima e necessária provocação para que ações efetivas e práticas sejam adotadas.
De acordo com a ONU, o trânsito é o principal responsável pela mortalidade de jovens entre 20 e 24 anos. No Brasil, entre janeiro e outubro de 2010, foram pagas 40,4 mil indenizações por mortes causadas por veículos automotores. Em apenas dez meses, aponta mais de 110 mortos por dia, ou quase cinco mortos por hora. Nos primeiros dez meses de 2010 praticamente 119 mil pessoas receberam indenização por invalidez consequente de acidentes de trânsito. Foram pagas mais de trinta e nove mil indenizações para cobrir despesas médicas e hospitalares. Em menos de um ano, quase 200 mil vítimas de acidentes de trânsito geraram indenizações de seguro. A previsão é que, em 2010, mais de 50 mil brasileiros perderão a vida em acidentes de trânsito ao longo de 2010.
PROGRAMAÇÃO
Beira Mar Norte – Koxixos
Programação:
09:00h – Apresentação da Banda de Música da PMSC;
09:00h – Início das atividades dos estandes das entidades participantes;
10:00h – Chegada dos Motociclistas, Ciclistas e Corredores no local;