Apesar de desafios internacionais enfrentados atualmente, tais como a crise de peste suína, a guerra entre Ucrânia e Rússia e turbulências na economia brasileira o agronegócio conseguiu se manter fortalecido mesmo diante dessas problemáticas.
De acordo com o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro o agronegócio foi responsável por 27,5% das riquezas geradas pelo Brasil em 2021. O percentual representa cerca de R$2,4 trilhões no ano passado.
Exportando agro produtos para 200 países, o agronegócio brasileiro apresenta números expressivos em termos de comércio exterior, sendo um dos principais exportadores de commodities (produtos que servem de matéria-prima e são produzidos em larga escala) do mundo.
Diante desse cenário, é de imensa importância que os agricultores e demais profissionais desse ramo tenham conhecimento de como o Seguro Agrícola pode trazer segurança no plantio até a colheita.
Seguro Rural X Seguro Agrícola
Uma dúvida bem frequente dos profissionais que trabalham com agropecuária é a diferença entre Seguro Rural e Seguro Agrícola.
Resumidamente, o Seguro Rural é mais amplo e se divide em várias modalidades, tais como: seguro agrícola, seguro pecuário, seguro aquícola, seguro de benefícios e produtos pecuários, seguro de penhor rural, seguro de florestas, seguro de vida do produtor rural e seguro de cédula do produto rural.
Já o Seguro Agrícola, é uma subdivisão do seguro rural, porém ele é direcionado apenas às culturas permanentes e temporárias. Ele protege e traz segurança desde o plantio.
O que é o Seguro Agrícola?
Como já citado anteriormente, o seguro agrícola é direcionado para o produtor rural e estabelece a proteção contra perdas resultantes de fenômenos climáticos e adversidades que afetam as lavouras.
Além disso, é fornecido por segurados ou através de programas do Governo Federal, tendo como objetivo proteger o produto de qualquer tipo de dano ocorrido nas lavouras.
Quais são as modalidades do Seguro Agrícola?
O Seguro Agrícola também se subdivide em modalidades nas quais variam as coberturas oferecidas. Dentre elas podemos destacar: seguro para hortas, seguro para grãos, seguro para pomares e seguro para máquinas agrícolas.
Quais são os meios de cultura mais seguráveis do Seguro Agrícola?
Há diversas culturas que são seguráveis, dentre elas vale destacar a soja, milho, arroz, trigo, tomate e banana. O seguro também conta com coberturas para culturas de café, cana de açúcar e eucalipto.
O que o Seguro Agrícola cobre?
Conforme a seguradora contratada, o Seguro Agrícola tem coberturas variadas, porém as coberturas básicas dessa modalidade abrangem:
- Seca;
- Geada;
- Granizo;
- Raio;
- Ventos fortes;
- Chuvas excessivas;
- Ventos frios;
- Incêndio;
- Variação excessiva de temperatura.
Quais são as vantagens do Seguro Agrícola?
Os fenômenos climáticos são os grandes responsáveis pelas perdas de safras, afetando bilhões de agricultores no Brasil e no mundo.
Essas perdas muitas vezes podem significar falência, pois os investimentos são altos e, em ocorrência de prejuízo, o buraco financeiro também é alto.
O seguro agrícola evita que o pior cenário ocorra porque, ao apoiar a produção é possível assegurar-se o investimento realizado até a próxima safra. Por fim, isso é significativo para fabricantes de todas as magnitudes.
Fonte: Zattar