Os seus processos logísticos dependem das tarefas realizadas na rotina da transportadora, portanto, quem melhor para sugerir melhorias se não quem as vive diariamente?
Saber como usar sua equipe a favor da empresa, esse é o verdadeiro “segredo” do sucesso. “Segredo” entre aspas mesmo, porque não é bem um segredo, mas algo já estabelecido e desenvolvido em muitos empreendimentos.
Entenda como fazer uma boa gestão de pessoas na transportadora para tornar seus processos mais eficientes.
Qual a importância de ter o feedback dos funcionários?
Há muitas etapas para que, de fato, ocorra uma melhoria nos processos logísticos. A maioria dos gestores se preocupa com o espaço de trabalho, gerenciamento de processo via sistemas digitais, e assim por diante. Por isso, pode passar despercebido o valor que seus colaboradores têm na hora de trazer otimizações.
Para que todas essas outras mudanças funcionem, é preciso pensar também nas pessoas envolvidas nos processos. É verdade, a tecnologia traz muita eficiência, mas apenas se você informar aos funcionários e ensiná-los a usar a ferramenta do jeito certo.
Caso contrário, pode até ser que atrapalhe.
Portanto, é essencial que o gestor tire um tempo para conversar com o responsável de cada setor e entender quais são as dificuldades. Da mesma maneira, deve sempre questionar os resultados de cada alteração realizada em cima dos processos logísticos.
Essa é a troca que vai trazer mais resultados positivos à transportadora.
De que maneira essa troca pode ajudar nos processos logísticos?
A resposta aqui: são MUITAS maneiras!
Resumidamente, manter uma boa comunicação e gestão de pessoas na transportadora vai:
• Dar mais qualidade e padronização aos processos logísticos;
• Encontrar soluções com mais facilidade para problemas nos processos;
• Identificar lacunas nos processos;
• Desenvolver pessoas mais informadas e experientes em seu segmento;
• Gerar tomada de decisões mais rápidas;
• Dar visibilidade sobre a efetividade de cada software implementado;
• Motivar e incentivar a participação de mais colaboradores;
• Fortalecer a organização da empresa;
• Estabelecer a cultura de trocas e crescimento profissional de todos os colaboradores;
• Reduzir erros e/ou retrabalhos;
• Aumentar a retenção de talentos da empresa.
Quais são outras formas de melhorar esses processos?
Dentre as principais dicas para melhorar a gestão da sua empresa, você certamente vai encontrar o que já viemos falando até então: monitore e capacite a sua equipe.
No mais, você também pode começar pelo mais básico:
Mapear todos os processos
Para melhorar, é preciso primeiro saber o que está acontecendo, certo? Ou seja, mapeie as tarefas da empresa, entendendo como cada uma é realizada e a média de tempo que os colaboradores levam para completar cada etapa.
Planejar e estabelecer objetivos
Sabendo o que acontece atualmente, você consegue visualizar os planos de implementação para novos processos. Para acompanhar essa atualização de tarefas, você precisa de objetivos e metas.
Por exemplo: você contratou um novo software de gestão de pneus.
Então, o objetivo é: “implementar o novo sistema na frota”.
As metas: “realizar um treinamento para todos os motoristas até dia X”; “cadastrar todos os pneus até dia X”; “acompanhar o uso do sistema durante X dias”; “reduzir a perda de pneus em X% dentro de 1 mês”; e assim por diante.
Você precisa, é claro, de objetivos e metas que façam sentido para a sua operação.
Organização e controle
Buscando a melhoria dos processos logísticos, você deve ter em vista como algo fundamental a organização de tudo que acontece na frota.
Escolha o meio de controle que encaixa melhor na sua transportadora, mas tenha em mente a necessidade de ter registradas essas informações sobre os processos.
Continue aprendendo e aplicando seus conhecimentos na frota
Hoje em dia, com as constantes mudanças e aplicações de tecnologia na logística, é preciso estar sempre em cima das novidades. Não significa que você precisa implementar todos os sistemas existentes na sua gestão, mas deve, sim, conhecer e adquirir aquilo que resolve alguma “dor” da operação.
E, claro, a tecnologia é só uma parte do que você precisa estudar. Novos métodos de gestão estão sempre surgindo, seja para gestão de frotas, colaboradores, finanças ou veículos.
Parte de suas responsabilidades é estar atualizado e aplicar otimizações sempre que considerar necessário. Por isso, você deveria clicar aqui e baixar esse material 100% gratuito focado em tornar a sua gestão de frotas mais eficiente.
Fonte: Prolog