O Programa Ambiental no Transporte – Despoluir é um projeto da Confederação Nacional de Transporte (CNT), aderido pela Fetrancesc, cujo objetivo é tornar o transportador brasileiro e catarinense responsável pela preservação ambiental.
O Despoluir busca motivar a adesão à uma gestão ambiental voltada para o desenvolvimento sustentável; promover a qualidade do ar e o uso de energias limpas; desenvolver cursos voltados à educação ambiental, abrangendo empresas, autônomos, taxistas e sociedade em geral; e disseminar o conhecimento ambiental no setor de transportes.
Em Santa Catarina, o projeto é orientado pela coordenadora, Camila Vaz, e colocado em prática por quatro técnicos divididos pelo Estado: Daniel Santos Dal Bó (de Itajaí até o Extremo Sul e a região do Planalto); Fábio Costa (entre Blumenau e o Extremo Norte); Roberto Marcanzoni Junior (nas regiões próximas à Concórdia, Videira, Xanxerê, Caçador e Três Barras); e Rafael Walter (na região Oeste).
A atividade dos técnicos consiste em aferir as fumaças emitidas pelos veículos do transporte de cargas e aprova-los ou não, conforme critérios de preservação ambiental. Eles conduzem unidades móveis equipadas com opacímetro e computador.
A aferição verifica o índice de poluentes que o veículo emite ao meio ambiente, que, ao ser aprovado, recebe o certificado do Despoluir com validade de 1 ano, indicando que está de acordo com as normas ambientais. Já se for reprovado, o proprietário é orientado a providenciar a manutenção, além de submetê-lo a nova avaliação.