Florianópolis, 18.11.03 ? Faltam poucos dias. As empresas de transporte de cargas e de passageiros têm até dia 28 de novembro para inscrever seus projetos de redução e uso racional de combustÃveis, no Premio Nacional de Conservação e Uso Racional de CombustÃvel. Serão consideradas aquelas ações que ajudaram a gastar menos diesel e tornaram mais eficiente o desempenho dos veÃculos. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de novembro de 2003.
O Concurso foi instituÃdo pelo governo federal com o objetivo de valorizar projetos colocados em prática nas empresas para a redução do consumo de energia no Brasil. A distinção será entregue a empresas de transportes de cargas e de passageiros. Para participar, a transportadores deverá preencher a ficha de inscrições com as medições de gasto de combustÃvel entre fevereiro de 2002 e janeiro de 2003. Além da quilometragem realizada e a quantidade de carga ou de passageiros transportados por mês.
Para avaliar o melhor trabalho, a organização do concurso levará em consideração os ganhos obtidos com a redução do consumo ou custos operacionais, originalidade e aplicabilidade das ações ou medidas.Também será levada em conta a gestão permanente do uso racional de óleo diesel; envolvimento dos funcionários para aplicar as medidas de redução de gastos e gerencias e programas existentes nesta área. O julgamento das propostas será feito por um grupo formado pelos ministérios de Minas e Energias, dos Transportes, Petrobrás/Conpet e a CNT através do Idaq. A coordenação é da CNT.
No ano passado foram premiadas as empresas de transportes de Cargas, Transporte Excelsior Ltda com a economia de 2.129.170 litros por ano de diesel, que significa 19,9% de aumento da sua eficiência energética. Em segundo lugar ficou a Sada Transportes e Armazenagem Ltda com 222.742 litros de combustÃvel, 15,7%, a mais de eficiência energética e na terceira colocação, a Transportes bertolini com a economia de 527.418 litros de diesel ou um aumento de 8,2% de sua eficiência energética.
Na área de passageiros foi o Expresso Rodoviário 1001 Ltda com eficiência maior de 16,8% que representa 784.943 de litros de combustÃveis economizados. A Turismo Três Amigos Ltda ficou na segunda colocação com redução de consumo de 235.838 de litros de combustÃvel e 26.2% aumento de eficiência energética. E o Terceiro lugar coube à Viação Acari S?A que deixou de usar 433.524 litros de combustÃvel com 7,4 % de elevação da eficiência energética. Ganharam menção honrosa a Rotasol S/A, Empresa de Transportes Flores e Expresso Guanabara. Os vencedores ganharam tr troféus e diploma de participação. Informações para o prêmio no site www.cnt.org.br. Fonte: Imprensa Fetrancesc
Compartilhe este post