Alfredo Nascimento assume ministério dos transportes

  1. Início
  2. Notícias
  3. Alfredo Nascimento assume ministério dos transportes

Alfredo Nascimento assume ministério dos transportes

Brasília, 15.03.04 – Ao receber o cargo do ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto, o novo ministro Alfredo Nascimento, que tomou posse hoje, pediu ajuda dos parlamentares da base aliada e dos governadores de Estado, para começar a melhorar a infra-estrutura viária do País. Ele disse que, segundo o relatório a que teve acesso, apesar de Adauto ter investido mais de 80% do orçamento do ministério nas estradas federais, 55% dos rodovias brasileiras estão em péssimas condições. Alfredo Nascimento reconheceu que sua tarefa é difícil, porque terá que administrar a pasta com pouco dinheiro e muita conversa.

juiz Inácio Lula da Silva disse hoje que se o Brasil quer crescer como precisa, tanto para o mercado interno como para o mercado externo – com o aumento das exportações – o setor de transportes passa a ser vital e prioritário em qualquer governo. Segundo Lula, se a taxa de exportação continuar crescendo, o país pode ter problemas para conseguir escoar a sua produção.

Durante a solenidade de posse do novo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, Lula disse que este é um ministério ?difícil?, tanto pelo tamanho do Brasil como pela situação das estradas em todo o país. ?O que foi grave no Brasil foi que você não só não fez as coisas novas que precisavam ser feitas, como você não fez corretamente a manutenção daquilo que precisava ser feito?, afirmou o presidente

Lula disse que o Ministério dos Transportes é uma pasta que ?historicamente deixou a desejar?. O desafio de Nascimento, segundo Lula, é conseguir realizar as obras necessárias para desativar os gargalos que impedem o crescimento do país. ?É uma tarefa complicada porque a demanda é sempre muito maior do que a quantidade de dinheiro disponível para fazer as obras que precisamos fazer no Brasil?, reconheceu o presidente.

Uma possibilidade, segundo Lula, é apostar no investimento privado após a aprovação do plano de parceria público privada pelo Congresso Nacional. ?Certamente nós vamos convocar empresários brasileiros para que eles possam assumir a responsabilidade de investir dinheiro para construir obras que possivelmente o poder público não teria dinheiro suficiente para construir?, afirmou.

O presidente afirmou que Nascimento passa a fazer parte de um conjunto de ministros ?da melhor qualidade moral, ética e profissional?. Lula disse que trabalha com os seus ministros em uma relação de extrema confiança. ?Se eu não tivesse confiança, vossa excelência não teria se transformado em um ministro?, afirmou.

Lula garantiu que Nascimento terá liberdade para montar seu ?time? no Ministério dos Transportes. ?Eu tenho certeza que você terá uma visão de jogo e não deixará que o seu time vire o que virou o meu Corinthians ontem, que se não fosse o São Paulo seria massacrado da primeira divisão do futebol em São Paulo?, brincou, fazendo referência ao fato de o Corinthians só ter permanecido na primeira divisão do campeonato paulista após o São Paulo ter vencido o Juventus por dois a um. Fonte: Agência Brasil

Compartilhe este post