Catarinenses e gaúchos devem percorrer 348 quilômetros para acelerar a duplicação da BR-101

Catarinenses e gaúchos devem percorrer 348 quilômetros para acelerar a duplicação da BR-101

Osório, 11.03.04 – Vereadores gaúchos e catarinenses se despiram das diferenças políticas e vestiram as mesmas camisas e bonés para entrar em compasso na arrancada da 1ª Marcha pela Duplicação da BR-101, no final da manhã de ontem.

A exemplo das perdas sofridas por centenas de famílias, o grupo de parlamentares também foi desfalcado pela violência do rodovia. Wilson Faraco, um dos idealizadores do evento, morreu em agosto passado no trecho pelo qual tanto lutou por obras. Faraco era presidente da Comissão Especial Pró-duplicação da BR-101 da Câmara de Vereadores de Criciúma.

Ele morreu no quilômetro 459 da estrada, em São João do Sul, quando o seu Gol colidiu contra uma bobina de aço de 12 toneladas que se desprendeu de uma carreta Scania numa curva. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 137 pessoas morreram na estrada no ano passado, sem contar as mortes registradas em hospitais. “Quando o Ministro dos Transportes foi a Criciúma, Faraco perguntou quantas pessoas ainda teriam de morrer para que a duplicação saísse”, lembrou o presidente da Câmara Municipal de Içara, Wagner Pizzetti, que tomou as rédeas da organização da marcha.

Segundo ele, as obras também alavancariam o desenvolvimento social e econômico da região. Com a duplicação, as exportações e o turismo dos dois Estados cresceriam, gerando mais empregos e melhorando a qualidade de vida.

Buzinas dos motoristas para saudar a comitiva

Munidos de água, os primeiros integrantes da marcha, que percorrerá 348 quilômetros até Palhoça com o objetivo de acelerar o início e o término das obras, deixaram Osório às 10h15min. Eles venceram a primeira hora do trajeto numa via lateral da estrada, mas, em seguida, tiveram de se enfileirar no acostamento.

Dos caminhões e veículos que passavam rente a eles, recebiam buzinadas e saudações. Hoje, continuam o percurso os vereadores de Maquiné. A marcha passará por outros cinco municípios gaúchos e 17 catarinenses. Em cada um deles, será adicionada à caravana a bandeira da cidade. Em 2 de abril, término do percurso, elas serão entregues, em Palhoça, ao governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, e ao do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto.

O percurso
Até o dia 2 de abril, a marcha passará por sete municípios gaúchos e 17 catarinenses
NO RS
Ontem Osório
Hoje Maquiné
Amanhã Terra de Areia
Sábado Três Forquilhas
Domingo Três Cachoeiras
Segunda Dom Pedro de
Alcântara
Terça-feira Torres
EM SC
17/03 Passo de Torres
18/03 São João do Sul
19/03 Santa Rosa do Sul
20/03 Sombrio
21/03 Araranguá
22/03 Maracajá
23/03 Criciúma
24/03 Içara
25/03 Sangão
26/03 Jaguaruna
27/03 Tubarão
28/03 Capivari de Baixo
29/03 Laguna
30/03 Imbituba
31/03 Garopaba
01/04 Paulo Lopes
02/04 Palhoça

Fonte: DC

Compartilhe este post