Encontro em Rio Negrinho promove o debate entre o transportador e as autoridades estaduais e federais

  1. Início
  2. Notícias
  3. Encontro em Rio Negrinho promove o debate entre o transportador e as autoridades estaduais e federais

Encontro em Rio Negrinho promove o debate entre o transportador e as autoridades estaduais e federais

Rio Negrinho, 11.03.04 ? Os empresários do setor de transporte e autoridades do Planalto Norte conheceram, na sexta-feira, 5.03.04, os projetos desenvolvidos pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina. O encontro aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Rio Negrinho e foi uma promoção da Federação com o Sindiplan ( Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Planalto Norte Catarinense).
O presidente do Sindiplan, Marcos Rogério Pereira fez a abertura da reunião, que contou com a presença de empresários, de técnicos das secretarias da Infra-estrutura, da Fazenda, Polícias Rodoviária Estadual e Federal e o engenheiro chefe do Dnit-SC, João José dos Santos e de prefeitos da região. Os empresários tiveram a oportunidade de solicitar melhorias nas estradas, especialmente nos trevos da região que dificultam o tráfego de veículos, além do uso da balança em estrada estadual reformada há pouco.
A assessora jurídica da Fetrancesc, Mônica Schipmann falou aos presentes sobre o trabalho desenvolvido na área do Direito para auxiliar os transportadores e os sindicatos. Já o diretor do Sest Senat, João Brodt apresentou os projetos, para este ano, da entidade em Santa Catarina como o início de curso superior em Florianópolis, a construção do Capit 65 em Criciúma, o segundo do Estado junto com a Capital e o trabalho feito pela direção e conselho do Sest Senat para ampliar as unidades no Estado. O Sest Senat funciona também em Lages, Itajaí e Concórdia. Também foram apresentados em diversos convênios feitos via Fetransportes que trazem benefícios ao transportador.
O diretor-executivo da Fetrancesc, Pedro Lopes, apresentou o projeto da cooperativa de crédito que esta surgindo para favorecer o setor de transporte. E agora já está em andamento o processo para a formação do grupo de fundadores. O modelo de cooperativa foi elaborado com assessoria da Unicred, uma das maiores cooperativas de crédito do país que serviu de molde para a cooperativa do transportador. também diz que a cooperativa pretende abranger também o laboral.
Outro assunto avaliado foi o projeto da Petrobrás para melhorar a qualidade do transporte de combustíveis e que vai destinar um percentual das suas vendas para investir na área social. E o acero já feito com a empresa e que o Sest Senat vai atuar nesse programa.
Uma dos debates mais importantes foi sobre o tráfego de veículos nas estradas e na área urbana de Rio Negrinho. O Sindiplan exibiu slides de acidentes em pontos críticos. O representante da PRF, Renê Otto acrescenta que muitas reclamações já foram enviadas para o DNIT, mas alertou que as maiores causas de acidentes naquela região são o excesso de velocidade e ultrapassagem. Há deficiência de sinalização e a pista é ruim. O tenente da PRE, Pontes falou sobre o trabalho educativo para reduzir os acidentes nas estradas e a redução de mortes durante o carnaval em 100% em relação a 2003.
O gerente de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Fazenda, Jair Schmitt, falou da nova suspensão do decreto ate o dia 31 de março. Explicou sobre o sistema criado pelo RS que será implantado em SC para não causar atrasos nas entregas das cargas. E disse ainda que as empresas atacadistas devem fazer para pagar a diferença de ICMS. Mônica Schipmann explica que o decreto sugerido ao governador na reunião do Cofem, na sexta-feira pela manhã, pretende isentar a micro e a pequena empresa do diferencial. Schmitt acha que não vai ser aceito e ele sugeriu uma alíquota menor para essas empresas. Sobre a questão tributária Lopes diz que há uma comissão para discutir assuntos fiscais e sugere para que se discuta isto no fórum ser criado na região. Schmitt elogiou a participação da Fetrancesc, através do diretor-executivo, de todos os debates e fórum sobre assuntos tributários. Fonte: Imprensa Fetrancesc

Compartilhe este post