Florianópolis, 16.01.04 – Com o anúncio ontem das empresas vencedoras da licitação do trecho gaúcho da BR-101 e a confirmação da viagem do ministro dos Transportes ao Estado, no inÃcio da próxima semana, o catarinense volta a alimentar esperanças de que a duplicação possa se tornar realidade ainda em 2004.
Apesar do recurso apresentado por participantes do processo licitatório, no trecho Palhoça-divisa com o Rio Grande do Sul, a União acredita que em 45 dias os envelopes também devam ser abertos. A desconfiança de superfaturamento acabou confirmada, com o novo encaminhamento representando uma economia de quase R$ 180 milhões. A estimativa é de que outros 35% devam ser enxugados na licitação catarinense.
O ministro Anderson Adauto também assumiu outros compromissos com LHS: discussão do novo modelo de concessões para as estradas federais (trecho Norte da 101, BR-470 e BR-280) e assinatura de um protocolo de intenções para viabilizar os intermináveis 13 quilômetros da BR-282, entre Lages e São José do Cerrito.
Boas novas na área de transportes para Santa Catarina. Tomara que não sejam novas promessas!
Transformação 1
Depois de um ano devagar quase parando, o ministro Anderson Adauto parece disposto a mostrar serviço. Talvez pelo iminente risco de degola, da qual se livrou graças ao empenho do vice-presidente José de Alencar, ele entrou 2004 em ritmo acelerado, até como forma de efetivamente se sustentar no cargo.
Transformação 2
O próprio governador e os secretários Edinho Bez e Valdir Colatto, recebidos em audiência, ficaram impressionados com a determinação ministerial. Só ontem, Adauto falou pelo telefone com os petistas Décio Lima, Carlito Merss e Ideli Salvatti, além do tucano Leonel Pavan. O prefeito de Blumenau ficou de coordenar politicamente a visita de segunda-feira.