Estado busca parcerias para infra-estrutura

  1. Início
  2. Notícias
  3. Estado busca parcerias para infra-estrutura

Estado busca parcerias para infra-estrutura

Florianópolis, 19.01.04 – A possibilidade de adoção do sistema de parcerias público-privadas (PPP) para promover duplicações e melhorias em rodovias federais do Estado, como as BRs 470, 282 e 280, e o novo modelo de concessão da BR-101, tanto no trecho Norte quanto no Sul, a partir de sua duplicação, devem ser os temas centrais da reunião promovida pelo governo estadual com a classe empresarial, que terá como convidado especial o ministro dos Transportes Anderson Adauto. O encontro será no centro administrativo do governo, às 20 horas, e também deve abordar a possibilidade de o PPP servir como meio para recuperar e ampliar a malha ferroviária no Oeste, especialmente no ramal projetado de Caçador a São Miguel do Oeste, a chamada “ferrovia do frango”.
Além da nova modelagem das concessões e as prováveis PPPs, serão discutidos os gargalos ferroviários naquela região e os corredores bioceânicos. O objetivo do encontro é ouvir as propostas do empresariado e do governo do Estado para a elaboração de um modelo de concessões participativo e democrático. “A concessão compete ao governo federal, mas como as rodovias estão nos Estados, eles devem participar diretamente do processo. Nós devemos ouvir sugestões e opiniões até para que não se cometa os mesmos erros já cometidos anteriormente”, afirmou o ministro Adauto.
O projeto do PPP é um dos carros-chefes das convocações extraordinárias do Congresso, no âmbito federal, e da Assembléia Legislativa, no estadual. O projeto de lei enviado pelo governo catarinense para a análise dos deputados foi moldado nos padrões do enviado pelo governo Lula à Câmara.

Compartilhe este post