Apesar dos inúmeros problemas, já conhecidos de todos que labutam nesta atividade, o transporte rodoviário de cargas tem novas e importantes perspectivas pela frente: o Governo volta a fazer planejamento de longo prazo, ouvindo os transportadores e priorizando as ações reivindicadas.
De outro lado, há uma integração maior do transporte com as demais atividades econômicas, que reconhecem sua importância no processo de crescimento do PaÃs, e que passam a engrossar as frentes de batalha por melhor infra-estrutura no Brasil.
Essas mudanças podem parecer pequenas e insuficientes, mas mostram que o nosso setor, tantas vezes desprestigiado pelos governantes, galgou um novo patamar e passou a ser considerado como um protagonista importante na retomada do desenvolvimento e não apenas um mero figurante, como era apontado no passado.
Hoje, em que comemoramos o Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas, não poderÃamos deixar de destacar essa conquista do setor e que, temos certeza, trará benefÃcios para aqueles que dedicam suas vidas no propósito de facilitar a distribuição das riquezas para todos rincões deste PaÃs continental, propiciando a toda a população o acesso ao desenvolvimento e ao progresso.
Queremos também registrar o importante papel que a Confederação Nacional do Transporte (CNT) vem desempenhando e que resultaram nessas mudanças, participando dos mais diversos fóruns de debates nacionais e oferecendo sugestões e subsÃdios à elaboração de polÃticas públicas para o setor. Bem como tem sido fundamental a atuação do SEST/SENAT na modernização da nossa atividade e na melhoria da qualidade de vida daqueles que nela trabalha.
Portanto, nossa mensagem hoje é de otimismo e de elevação da nossa auto-estima. Hoje como antes, podemos dizer, com orgulho, que somos transportadores e nada temos a dever a nenhum empresário ou trabalhador de outra atividade. A diferença é de que o Governo e os outros setores da economia acreditam nisso.
Parabéns a todos os companheiros, mas não esqueçam: a luta continua!
NEWTON GIBSON
Presidente