Florianópolis, 26.11.03 – A adrenalina do público sobe quando assiste a suas manobras radicais sobre duas rodas. Assim é o ousado piloto, Carlos Cunha, campeão
brasileiro da STOCK CARS LIGHT em 1.998 e seis vezes inscrito no Guiness Book of Records, com os recordes mundiais de velocidade e distância pilotando automóveis e caminhões sobre duas rodas. E são as peripécias nas pistas que deram a ele a experiência para ensinar como se dirige com segurança em vias urbanas e estradas.
Cunha esteve no fim de semana passado em Florianópolis, na Santa Fé VeÃculos, mostrando as suas manobras no Show Fantástico Chevrolet. Um espetáculo e ao mesmo tempo um trabalho de educação para quem quer aprender sobre ser motorista e automóveis.
O arrojo na direção, que arrancou aplausos e admiração do público, é o resultado do estudo que Cunha desenvolve há mais de 30 anos, para ter um espetáculo com a máxima segurança e tranqüilidade. E isso fez dele um profundo conhecedor de técnicas para dirigir em estradas e vias urbanas. Sem contar que dessas técnicas descobriu formas de economizar combustÃvel. E nos três dias que esteve na Santa Fé VeÃculos, Cunha passou ao público dicas de como conduzir o automóvel sem o risco de se envolver em acidentes.
Para ele, o motorista brasileiro conhece muito pouco das estradas, da lei, de direção e de veÃculo. Por isso, há tantas mortes e tantos acidentes. Ele acredita que o primeiro passo é conhecer o veÃculo, saber cada função das peças e do motor, a segurança que ele oferece e principalmente fazer a manutenção exigida pelo próprio tempo de uso. Cunha acha faltam aulas sobre como funciona o veÃculo, que dvereiam ocorrer quando a pessoa aprende a dirigir. Deveria ser um aprendizado obrigatório. E lembra, quando se faz uma faculdade alguém precisa estudar muito para ser um bom profissional, por que não faz o mesmo quando aprende a dirigir? “Aqui é tudo muito empÃrico” alerta.
Uma dica importante é sentar corretamente no banco, isso é fundamental para a condução do veÃculo. Então vamos lá. Olhe o volante como se fosse um relógio. Coloque a mão direita na posição de 3 horas e a mão esquerda no ponto que marca 15 minutos para à s 3 horas. Depois faça um movimento para o lado direito ou para o lado esquerdo que possa formar um X. Bem posicionado, veja se as pernas estão na distância certa dos pedais. Que não fique perto demais ou muito distante.
E mais, dirigir deve ser um prazer e não um estresse como acontece no dia-a-dia. Nada de xingar o vizinho ao lado, nem se estressar com o motorista que anda lentamente, mas que insiste em ficar na pista rápida.
E por causa desse show de imprudência e despreparo e das péssimas estradas que as leis obrigam a dirigir no pior que é de no máximo de 110 quilômetros por hora. O piloto acredita que o melhor seria 200 quilômetros por hora. Mas isso só é permitido para quem dirige de verdade. Para ele, não haveria nenhum problema de segurança se houvesse preparo e estradas adequadas. Pois carros para isso já existem no Brasil. E cita como modelos, a S10 com tração 4X4, a novÃssima Montana, Corsa,
Celta e Astra que usa em suas aventuras nas pistas de show.
Agora para quem ainda quer aprender algo para se sentir bem no trânsito, Carlos Cunha diz que precisa seguir cinco passos: amar o que faz, conhecer o que faz, acreditar no que faz, confiar no que faz, obedecer regras e leis.
AJUSTES ? dirigir mal também significa mais gastos com combustÃvel. Carlos Cunha acredita que o aumento de consumo chega a 20%. Para ele um excelente conhecedor de veÃculos, algumas mudanças podem reduzir o desperdÃcio. Por exemplo, dirigir de forma suave e constante. Não aceleram muito e constantemente. Frear e acelerar é um convite ao gasto excessivo. Por isso, quando estiver próximo a uma sinaleira e verificar o sinal amarelo, reduzir aos poucos a velocidade e quando chegar no sinal já estará aberto novamente sem necessidade de parar, acelerar, e trocar várias marchas. E são essas dicas todas que Carlos Cunha quer levar aos brasileiros, num programa de educação sério para o trânsito. Mas ainda não encontrou apoio dos governos federal e estudais parta viabilizar a idéia. Alegam falta de recursos, explica Cunha.
O piloto que encanta nos espetáculos está desde 1975 na Chevrolet, mas começou em 1972 a competir com um Doge 1.800. Já conheceu vários modelos de veÃculos e fez inúmeros shows. Além do conhecimento dos automóveis que dirige, os shows exigem dele muita concentração que conquista com uma boa dieta alimentar, não atende no telefone um dia antes das provas. Não bebe e nem fuma. E procura trabalhar muito sua mente e seu espÃrito. a base para a tranqüilidade na hora dos shows. ?Crer em Deus que está comigo que nada vai mudar na minha trajetória. Jesus Cristo está na pole position de nossas vidas e de nossos negócios, finaliza.
SHOW – O piloto Carlos Cunha, no SHOW FANTÃSTICO CHEVROLET em Florianópolis, com o apoio da General Motors do Brasil, ele mostrou ao público seu espetáculo de mais
de uma hora de duração, no qual apresentou o balé dos veÃculos Chevrolet, andando em duas rodas com o Novo Corsa Sedan, fazendo derrapagens controladas e literalmente voando com um Vectra a uma distância de 12 metros, atravessando uma barreira de fogo. Com sua habilidade em manobras precisas e radicais. E deu as dicas ao público de como fazer e fazer bem feito.
DETALHES DOS RECORDES:
CHEVETTE ? PERCURSO EM DUAS RODAS………………………………218KM E 200 METROS
KADETT ? VELOCIDADE EM DUAS RODAS……..155KM E 844MILÉSIMOS POR HORA
CAMINHÃO ? PERCURSO EM DUAS RODAS………………………………..3 KM E 500 METROS
VOÔ LIVRE COM CARRO………………………………………….31 METROS E 42 CENTÃMETROS. Fonte: Imprensa Fetrancesc