Abdon Batista/Anita Garibaldi, 29.04.04 – A ponte da SC-456 que liga os municÃpios de Anita Garibaldi e Abdon Batista será fechada a partir deste sábado e permanecerá assim por cerca de quatro meses. Neste perÃodo serão realizadas as obras de engenharia que irão elevar a plataforma da ponte sobre o rio Canoas em seis metros. A obra é necessária porque a passagem de 230 metros de comprimento está na área do reservatório da Usina Hidrelétrica Campos Novos, empreendimento que está sendo construÃdo no rio Canoas e atinge os municÃpios de Campos Novos, Celso Ramos, Abdon Batista e Anita Garibaldi. Nos meses em que a ponte estará interditada, uma balsa fará a travessia sobre o Canoas.
A elevação da ponte e a contratação dos serviços da balsa estão seguindo o cronograma estabelecido pela Campos Novos Energia S/A (Enercan), responsável pela construção e exploração da usina. Segundo o diretor-adjunto de meio ambiente da empresa, Ramon Ruediger, o lago da usina não vai inundar a ponte, mas o alteamento é necessário para dar margem de segurança no caso de possÃveis cheias. Com o enchimento do reservatório as águas do lago não irão inundar a plataforma, mas chegarão até o nÃvel atual sob as vigas da ponte. Numa possÃvel cheia e com a previsão de construção de uma outra usina um pouco acima no rio, pode existir a cota de remanso. Isso significa que como um rio nunca fica no seu nÃvel normal em épocas de cheias, ele pode aumentar em cerca de três metros numa cheia máxima.
Enquanto as obras da elevação estiverem em andamento, a Enercan vai disponibilizar uma balsa gratuita para a travessia do rio. Ela terá capacidade para 45 toneladas, o equivalente ao peso de cerca de 37 carros populares e poderá transportar de uma só vez, cerca de seis carros de passeio. A construção dos acessos à balsa começou em março e termina no final deste mês.
A ligação entre os dois municÃpios ainda pode ser feita por pequenas balsas entre as localidades de Santa Ana e Divino (Anita Garibaldi), Barra do Arroio e Bom Jesus (Abdon Batista). Fonte: AN
Compartilhe este post